Confira 5 passos para se sair bem em uma entrevista interna
As entrevistas internas são feitas com funcionários que desejam mudar de posição dentro da empresa. Essa mudança pode ser para um cargo superior, como uma promoção, ou um cargo no mesmo patamar, porém com outra função.
Essas entrevistas são de grande importância para quem deseja alavancar a carreira com novas oportunidades. Se você está nessa situação, é preciso ter cautela para que você tenha sucesso nessa etapa.
Quer saber como se sair bem em uma entrevista interna? Confira nossas dicas abaixo!
1. Fale sobre seu desenvolvimento profissional
Durante a entrevista, você deve falar sobre seu desenvolvimento profissional, principalmente, do seu período na empresa. Quais foram os desafios que você enfrentou? Quais problemas você resolveu no seu setor? Como seu conhecimento pode ser aproveitado no novo cargo?
Uma forma de falar sobre isso é utilizar a metodologia STAR: situação, tarefa, ação e resultado. Ou seja, contextualize o seu recrutador sobre a situação que você estava vivendo, a tarefa que precisava ser feita, quais ações você tomou e o resultado obtido.
Essa é uma boa maneira de comprovar seu desenvolvimento e expor algumas das suas qualidades pessoais e profissionais.
2. Demonstre interesse em crescer e aprender
Além de falar sobre o que você já fez, exponha quais os pontos você quer melhorar e como aquela nova função pode ajudá-lo a conseguir isso.
Mesmo que você não tenha todas as qualificações exigidas, demonstre que você tem interesse em se desenvolver, está aberto a novas possibilidades e não tem medo de desafios.
3. Utilize linguagem formal
É comum que o entrevistador seja alguém que você já conhece ou trabalhou junto. Nesses momentos, há uma propensão em utilizar uma linguagem mais informal, como se estivesse conversando com um amigo.
Porém, não esqueça que esse é um momento que exige um tratamento formal, afinal você está pleiteando uma vaga de emprego. Portanto, não utilize gírias ou um vocabulário pobre. Isso pode passar a impressão de que você não está levando o processo a sério.
4. Fale sobre suas qualificações
Se você fez cursos ou desenvolveu alguma habilidade durante o período que está empregado, deixe isso claro. O setor de recursos humanos deve receber um currículo atualizado com essas informações.
Você também pode explorar isso durante a entrevista e falar sobre os projetos que você atuou e como isso foi importante para o desenvolvimento da empresa. Ou seja, mostre que você está qualificado para aquela vaga e que você pode lidar com os desafios do novo cargo.
5. Peça feedbacks
Ao final do processo seletivo, independente do resultado, peça um feedback ao recrutador. Dessa forma, você vai saber quais os pontos que você se destacou e quais você ainda precisa melhorar.
Essa atitude é valorizada pelos gestores, pois ela mostra que você tem interesse em se aprimorar pessoalmente e profissionalmente e, além disso, dentro da própria empresa.
Gostou das nossas 5 dicas de como se sair bem em uma entrevista interna? Lembre-se de que essa pode ser uma ótima oportunidade de você progredir na carreira. Temos certeza que nossas dicas vão ajudá-lo a conquistar a vaga dos seus sonhos!
Para saber mais sobre o assunto, que tal conhecer quais são os 5 principais erros cometidos em entrevista de emprego? Não perca tempo e se prepare um pouco mais!
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