Como manter seu emprego: 4 práticas que vão te ajudar

4 minutos para ler

Em tempos de crise, o medo de ficar desempregado é capaz de tirar o sono de muita gente. Para não transformar essa possibilidade em realidade, cuidar bem do atual cargo e estar em constante crescimento profissional é fundamental. Mas será que existe uma maneira de fazer isso? Afinal de contas, como manter seu emprego?

Desenvolver um bom desempenho e reputação no ambiente de trabalho é o que pode garantir que seu emprego esteja a salvo. E, para ir bem nesses quesitos, é possível adotar algumas práticas que vão ajudá-lo a ter seu trabalho reconhecido. Quer saber que práticas são essas? Confira!

1. Cumpra os prazos

A dificuldade de entregar trabalhos e resultados no tempo certo pode manchar sua imagem com a chefia e colegas de trabalho. Na maior parte das vezes, esses atrasos na produção são o resultado da procrastinação e falta de organização. Por isso, esteja atento a esses fatores.

Procure sempre separar suas tarefas entre urgentes e menos urgentes e, a partir daí, executá-las. Manter-se longe das distrações que não fazem parte da sua rotina de trabalho — redes sociais, por exemplo — também é um ponto quase obrigatório para otimizar seu rendimento e evitar a fuga dos prazos.

2. Mantenha a ética

Poucas coisas são mais prejudiciais para a sua carreira e permanência no emprego do que estar envolvido em polêmicas dentro do ambiente de trabalho. Isso inclui, principalmente, fofocas, brigas e uma relação pouco saudável com os colegas. Para fugir desses comportamentos nocivos, o importante é manter uma postura ética e sempre respeitosa.

Fuja das rodinhas de fofocas e intrigas sobre o chefe ou algum colega. Se existe divergência de opiniões com alguém sobre a execução de determinada tarefa, tenha uma conversa com a pessoa — se isso não for o bastante, cogite a possibilidade de levar a questão até um superior, para que ele auxilie na resolução do problema.

3. Evite faltas e atrasos

Faltar ou chegar atrasado por causa de alguma emergência é absolutamente normal, mas fazer disso um hábito é dar um grande passo em direção a demissão. Pode acreditar, seu chefe percebe quando as desculpas por chegar mais tarde ou por não aparecer se tornam corriqueiras.

Exercite o hábito da pontualidade. Repare no tempo de deslocamento até a empresa e veja se consegue sair de casa mais cedo para evitar atrasos por conta do trânsito. O mesmo vale para os compromissos virtuais como uma vídeo conferência. Com relação às faltas, quando não forem por motivo de doença ou emergência, pense se elas são realmente necessárias.

4. Aprendizagem e reciclagem constante

Essa é uma prática que não só ajuda a responder a dúvida de como manter seu emprego, como também faz com que se destaque profissionalmente e esteja em constante evolução. Hoje em dia, um profissional confiável e com chances de crescimento é aquele proativo, que procura sempre se manter alinhado às expectativas da empresa.

Não se acomode na sua função. Busque se especializar cada vez mais naquilo que você faz, assim como aprender coisas novas. Conhecimento nunca é demais e ainda traz inúmeras possibilidades.

Agora que já sabe como manter seu emprego, busque aplicar esses hábitos no seu dia a dia no trabalho. Dessa forma, seu desempenho só vai melhorar e a sua importância dentro da empresa será percebida — diminuindo, assim, as chances da temida demissão.

 

Temos outras dicas e conteúdos que vão te ajudar. Aproveite para ler um dos e-books que preparamos especialmente para você:

Você também pode gostar

Os comentários estão fechados.

-