Como pedir uma promoção ao chefe: 4 dicas para ter sucesso!

3 minutos para ler

Você é dedicado à empresa, reconhecido pelos seus colegas como um profissional competente e acredita que merece ganhar mais por meio de uma promoção de trabalho. Muitas pessoas se veem nesse dilema e buscam conversar com seus chefes para alcançar esse objetivo.

Esse é um momento delicado que envolve medos e insegurança e, por isso, é necessário que você se prepare bem. No texto abaixo, vamos lhe dar 4 dicas de como pedir uma promoção ao chefe de forma bem-sucedida.

Quer saber quais são? Confira!

1. Mostre seus resultados

Você precisa provar que merece a promoção baseado em fatos. Não adianta pedir um aumento para o seu chefe e esperar que ele lhe dê sem pensar ou questionar. É preciso que você mostre o quanto seu desempenho profissional é necessário e contribui para o crescimento do negócio.

Por isso, é importante que você exponha para o seu gestor quais foram os resultados que você atingiu no período que ficou naquele cargo. Quais foram as metas alcançadas? E mais, o que você fez além do requisitado?

Entretanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na autovalorização. Seja sóbrio nas suas colocações e trate esse momento como uma conversa formal, afinal, você está conversando com seu chefe.

2. Tenha um planejamento a longo prazo

Além de mostrar seus resultados, é necessário que seu gestor entenda que essa promoção é importante para seu crescimento profissional e faz parte do seu plano de carreira. Por isso, é preciso que você saiba onde quer estar daqui 5 ou 10 anos.

As respostas dessa pergunta vão lhe fornecer os argumentos necessários para mostrar ao seu chefe seus planos. Elas também servem para reflexão pessoal do porquê você quer uma promoção e como isso vai impactar na sua vida pessoal e profissional.

3. Entenda a situação atual da empresa

Estamos passando por uma crise econômica e a maioria dos negócios está sofrendo com isso. Portanto, antes de conversar com seu chefe, pesquise como está a situação financeira da empresa em que você trabalha.

Se a situação estiver ruim, é pouco provável que você ganhe uma promoção. No entanto, você pode negociar outras formas de benefícios, como acréscimo no vale-refeição, ou pedir o pagamento de cursos para se aperfeiçoar.

4. Apresente uma proposta

Antes de pedir um aumento de salário, é importante saber qual é a remuneração das pessoas que estão naquele cargo no momento. Dessa forma, você poderá apresentar uma proposta embasada ao seu gestor.

Esteja preparado para negociar sua proposta e, antes de tomar uma decisão, avalie se a mudança valerá a pena. Lembre-se de contabilizar os benefícios e apresentar valores confiáveis.

Agora que você já sabe como pedir uma promoção ao chefe, esperamos que você coloque as dicas em prática e tenha sucesso!

Lembre-se de que esse processo pode ser demorado e é importante persistir para alcançar o objetivo. Ainda que a promoção não seja possível nesse momento, mostre interesse e busque se destacar no trabalho.

Quer saber como fazer isso? Confira nosso post com algumas dicas!

Você também pode gostar
-