Descubra quais as vantagens de fazer um curso técnico

6 minutos para ler

Quem busca pelo primeiro emprego ou por uma qualificação profissional precisa conhecer as vantagens de fazer um curso técnico. Além disso, é importante entender que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo.

Portanto, os profissionais precisam se preparar para enfrentar as dificuldades do dia a dia, sendo fundamental desenvolver novas competências e habilidades. De acordo com o IBGE, 70% dos alunos que se formaram em algum curso técnico no Estado de São Paulo conseguiram um emprego no primeiro ano após a escola.

A alta chance de conseguir um trabalho vem motivando muitas pessoas a buscarem por uma capacitação. E o curso técnico pode ser uma alternativa de curto prazo para aquelas que almejam uma formação sólida para impulsionar suas carreiras e entrar no mercado de forma rápida.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os benefícios que o curso técnico oferece para você. Boa leitura!

É de curta duração

Os cursos de graduação tradicionais costumam ter uma duração média de 4 a 5 anos. A carga horária diária também é mais extensa — alguns chegam a ocorrer durante o dia inteiro. E, infelizmente, nem todas as pessoas têm uma disponibilidade de tempo tão grande.

Já os cursos técnicos são opções de curta duração. Sem perder a qualidade e com uma grande variedade de disciplinas, eles têm uma carga horária que varia entre 820 e 1.010 horas.

O período necessário para concluí-los é de até dois anos. Isso garante uma maior otimização do tempo e é um incentivo para adquirir conhecimentos de forma mais eficaz.

Apresenta ótimo custo-benefício

Sabemos que investir em educação pode representar um gasto elevado. Além das mensalidades, é preciso comprar o material didático e gastar com transporte, alimentação e xerox. Entretanto, o retorno pode surgir em um curto prazo.

A boa notícia é que, justamente por apresentar menor carga horária e duração, os cursos técnicos têm um valor menor e ótimo custo-benefício. Os preços das mensalidades podem variar de acordo com a formação escolhida, mas, ainda assim, tendem a ser inferiores em relação às opções de graduação convencionais.

Tem boa aceitação no mercado

Os cursos técnicos da Escola São Pelegrino são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante sua validade no mercado de trabalho e assegura um diferencial no currículo.

Graças à boa aceitação, o diploma técnico é uma maneira adequada de tornar a procura pelo primeiro emprego (ou pela recolocação no mercado) mais prática e eficiente. Além disso, as empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais qualificados, capacitados e com conhecimento técnico para exercer funções nas mais diversas áreas de trabalho.

Existem muitos cursos em alta — como administração, logística e segurança do trabalho — e a tendência é que eles sejam ainda mais valorizados com o passar do tempo. Entretanto, para escolher o curso técnico ideal para você, é importante haver uma identificação com determinada área. Lembre-se de que é fundamental estar satisfeito com seu trabalho.

Proporciona um aprendizado mais focado

Um dos grandes benefícios dos cursos técnicos é a capacidade que tais alternativas têm de formar profissionais especializados na área em que desejam atuar. O foco no aprendizado de novas habilidades práticas os ajuda a alcançar um melhor desempenho em suas funções.

A intenção é desenvolver a capacidade de analisar e diagnosticar situações diversas, obtendo as soluções mais eficientes para os problemas que podem surgir no dia a dia das organizações. Isso representa, para o estudante, a ampliação de seus conhecimentos.

Os conteúdos são elaborados para atender às necessidades mercadológicas. Dessa forma, o aluno ganha uma perspectiva mais extensa do setor à medida que foca no trabalho prático e operacional.

Agrega diferencial para conseguir um emprego

Você sabia que 41% das empresas brasileiras não conseguem encontrar profissionais com competências técnicas? A dificuldade das organizações em detectar mão de obra qualificada para ocupar as vagas no Brasil chegou a 43% em 2016. A maior escassez está nas áreas de produção, manutenção e operações.

Esse cenário evidencia que uma das vantagens de fazer um curso técnico é a oportunidade de agregar um diferencial ao seu currículo para conseguir boas oportunidades de emprego. A mesma pesquisa pontuou que os empregadores encontram dificuldades em contratar profissionais com habilidades técnicas e pessoais, além de experiência.

Além disso, o fato de um candidato ter um maior grau de escolaridade mostra que há interesse em manter seus conhecimentos sempre atualizados. Como consequência, sua chance de ser um trabalhador dedicado, proativo e engajado é maior.

Aumenta o conhecimento sobre a área de atuação

O indivíduo que escolhe fazer um curso técnico tem a possibilidade de aumentar seu conhecimento sobre determinado campo de atuação — na teoria e na prática. O estudante passa por estágios no setor e ganha uma grande experiência ao trabalhar na área de escolha da formação.

O contato entre escola, profissional e mercado de trabalho faz com que a pessoa compreenda melhor sua área e suas diversas oportunidades. Assim, ela já começa a desenvolver um currículo sólido e pertinente, de acordo com o que o mercado exige.

Esta é uma das grandes vantagens de fazer um curso técnico: a preparação antecipada para cumprir com as exigências do mercado. Imagine chegar a uma entrevista de emprego já com conhecimentos práticos e uma boa experiência profissional?

Possibilita salários melhores

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o profissional que conta com um diploma de nível técnico pode aumentar sua renda em até 24%.

Isso acontece porque as empresas passam a valorizar mais o trabalhador que apresenta certos conhecimentos que o diferenciam do restante. Ao finalizar um curso técnico, o estudante está apto a exercer suas funções com agilidade e qualidade.

Agora que você conhece os benefícios de um curso técnico, precisa procurar por uma instituição reconhecida no mercado. Uma boa formação técnica deve proporcionar conhecimento teórico e prático, além de respeitar os valores individuais e coletivos.

Na Escola São Pelegrino, além do diploma, o aluno ganha uma visão estratégica e qualificação para atuar na organização, no planejamento e no acompanhamento de diversas atividades empresariais.

Gostou de saber mais sobre as vantagens de fazer um curso técnico e nosso diferencial? Então, entre em contato conosco! Será um prazer prepará-lo para o mercado de trabalho.

Você também pode gostar

Os comentários estão fechados.

-