Formação Profissional: Impulsionando Jovens para um Futuro Brilhante

No decorrer dos últimos anos, cada vez mais, a aprendizagem profissional tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Através da oferta de programas de Formação para Jovens Aprendizes, é possível proporcionar-lhes uma educação formal, ao mesmo tempo em que os prepara para o mercado de trabalho e os afasta das práticas nocivas do trabalho infantil.

A Escola Técnica São Pelegrino – ESP, reconhecida como uma instituição de ensino comprometida com a educação e o desenvolvimento de seus alunos, tem como um de seus principais objetivos oferecer oportunidades de aprendizagem profissional para toda a sociedade e – aqui especialmente – destacamos o jovem. Com uma visão alinhada aos princípios éticos e aos direitos da criança e do adolescente, a escola desempenha um papel importante na luta contra o trabalho infantil, oferecendo uma alternativa viável e digna.

Um passo importante: a oferta da Formação de Jovem Aprendiz

No ano de 2023, a ESP deu um passo importante ao iniciar a oferta da Formação de Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação. Essa formação visa preparar os Jovens Aprendizes para as demandas crescentes do mercado de tecnologia da informação, um setor em constante expansão e com ótimas perspectivas de empregabilidade.

O curso proporciona aos aprendizes o conhecimento necessário para atuarem como desenvolvedores de sistemas, com habilidades em programação, análise e solução de problemas, além de conhecimentos específicos em linguagens de programação e desenvolvimento de software. Essa iniciativa reflete a capacidade da instituição de se adaptar às mudanças do mercado e oferecer formações atualizadas, que estejam alinhadas com as necessidades e tendências da indústria, comércio e serviços.

A área de tecnologia da informação oferece uma vasta gama de oportunidades de emprego e carreira, e a formação de Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação proporciona aos jovens uma base sólida para ingressar nesse mercado promissor.

Perspectivas da Formação:

As perspectivas para os jovens que concluírem a Formação de Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação são bastante promissoras. A demanda por profissionais qualificados nessa área continua crescendo, impulsionada pela transformação digital em diversos setores da economia. As empresas estão cada vez mais dependentes de sistemas de tecnologia da informação e necessitam de profissionais capacitados para desenvolver e manter esses sistemas.

Técnico em Planejamento e Controle da Produção:

Já o curso Jovem Aprendiz em Técnico em Planejamento e Controle da Produção, que será ofertado em 2024, é indicado para jovens interessados em adquirir conhecimentos sobre o planejamento e controle da produção industrial. Os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre técnicas de planejamento, gestão de estoques, análise de demanda, otimização de processos produtivos e outros aspectos relacionados à área.

As possibilidades de trabalho para os jovens que concluírem esta formação são amplas. Com o crescimento contínuo da indústria e a necessidade de empresas manterem processos produtivos eficientes, há uma demanda crescente por profissionais capacitados nessa área. Os formados nessa área encontram oportunidades de trabalho em diversos setores industriais, como manufatura, automotivo, alimentos, química, entre outros.

Para finalizar:

Destacamos que a aprendizagem profissional tem se mostrado uma ferramenta poderosa no combate ao trabalho infantil. Através da oferta da Formação de Jovem Aprendiz e das parcerias com empresas formadoras, é possível proporcionar aos jovens oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, afastando-os do ciclo de exploração do trabalho infantil. Com parcerias sólidas e comprometimento, acreditamos contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos!

Gostou? Acesse o site da ESP e conheça todos os cursos!