Mantendo as Finanças em Dia em Época de Crise

3 minutos para ler

Manter as contas em dia é um desafio diário e em tempos de crise este desafio se torna maior. A atual situação econômica gerada pelo Corona Vírus (COVID-19) mostra-se histórica pois, conforme o Jornal Folha de São Paulo, até o dia 11 de março de 2020, o valor total das empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira reduziu em R$ 1 trilhão. Sendo assim a maior queda desde a crise financeira de 2008. Podemos nos questionar, se até mesmo as grandes empresas têm dificuldades em época de grandes desafios, como os donos de pequenas empresas ou assalariados podem conseguir manter uma boa saúde financeira nesta época de incertezas?

Estamos aqui para dar algumas dicas práticas e que podem auxiliar no seu dia-a-dia. Cabe lembrar primeiramente que ter um equilíbrio das finanças e tê-las controladas é importante em qualquer momento, não apenas em época de crise. Hábitos como pesquisar valores antes de realizar uma compra, mesmo sendo de um bem de pequeno valor, fazem toda a diferença para termos o controle das nossas receitas e despesas (entradas e saídas). Ter esta prática comum no nosso dia a dia facilita muito para tomarmos ações em momentos de dificuldade financeira.

O site Guia Bolso, especialista de finanças pessoais, dá algumas dicas adicionais para equilibrar o orçamento e organizar as finanças em tempos de crise:

1 -Descobrir a sua real situação financeira: faça uma análise sincera da sua vida financeira. Coloque no papel tudo que você ganha e gasta, até mesmo aquele cafezinho com pastel entre um compromisso e outro. Isto auxiliará você a se certificar que as suas despesas realmente estão dentro das suas possibilidades. E, para manter esse controle sempre atualizado, não deixe de manter um registro de todos os seus gastos. Anote tudo o que sai da carteira ou da conta bancária em uma planilha ou aplicativo para celular.

2 – Implemente mudanças no seu dia-a-dia: analise seus gastos mensais e veja onde é possível cortar ou reduzir. Você pode, por exemplo, deixar de almoçar em restaurante e começar a levar uma marmita para o trabalho ou cancelar assinaturas de serviço que não usa mais. São nas pequenas ações que fazemos a diferença.

3 – Evite assumir novas dívidas: em época de incertezas é importante não somente evitar gastos desnecessários como também não assumir novas dívidas. Nesta época, é importante comprar somente aquilo que pode pagar à vista.

4 – Reduza as idas ao supermercado: o costume que nossos pais e avós tinham de fazer “rancho” tinha como objetivo ter comida estocada, tendo em vista a dificuldade que era ir ao mercado. Todavia, tal costume também é uma atitude que auxilia na economia. Ir ao supermercado várias vezes durante a semana é sinônimo de mais gastos no orçamento. Faça uma lista do que precisa comprar para os próximos 15 dias e atenha-se a ela, evitando todo e qualquer gasto supérfluo. Outra boa prática para reduzir gastos é trocar produtos de marcas famosas por similares mais baratos.

E, lembre-se, conte sempre com a ESP! Temos outros artigos no nosso blog que podem auxiliar você nas mais diversas áreas, bem como o curso ideal para alavancar seu sucesso profissional.

Você também pode gostar
-