NÃO OFENDA O LIXO: ELE DEVERIA SER CHAMADO DE RESÍDUO

O que descartamos em domicílios, empresas e indústrias, em geral é referido como LIXO, porém esse termo não é o correto, além de ser depreciativo. O lixo, na verdade, deve ser designado como RESÍDUO, uma vez que este pode ser VALORIZADO e reintroduzido na cadeia produtiva. Nesse processo, o resíduo ou partes dele são tratados como matéria-prima na produção industrial, o que também é conhecido como RECICLAGEM.

3’Rs: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

A reciclagem é o tipo mais conhecido meio de valorização de resíduos, porém, assim como aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12305/2010), existem os 3 R’s: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM. A ordem de menção de cada R deve ser prioritária na escolha do tratamento do resíduo. Por exemplo, para redução, sugerem-se mudanças de matéria-prima ou de produção para evitar a geração de resíduos, enquanto na reutilização, pode-se reutilizar as sobras dos processos em outras etapas produtivas. Por fim, para a reciclagem, é possível reduzir ou segregar componentes do resíduo para conversão destes em matéria-prima.

Uma vez esgotadas as possibilidades de valorização e até tratamento do resíduo, ele passa a ser considerado um REJEITO, ou seja, o lixo. Os rejeitos não podem ser reintroduzidos em um processo produtivo, sendo seu destino a disposição em local AMBIENTALMENTE ADEQUADO. No entanto, devemos trabalhar para a geração de mais tecnologias viáveis para realizar a valorização dos resíduos, minimizando a quantidade de rejeitos, além de contribuir para uma PRODUÇÃO e CONSUMO MAIS SUSTENTÁVEIS.

POSSÍVEIS ALTERNATIVAS

Algumas novas alternativas na VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS incluem a reutilização dos lodos de tratamento de água como adubação de solos, reutilização de resíduos na construção civil e pavimentações, como pisos ecológicos feitos de pneus, reutilização de fibras vegetais em tecidos e pratos descartáveis e reutilização de resíduos orgânicos na geração de energia.

Uma outra grande alternativa é a TROCA CONSCIENTE de produtos por suas versões mais sustentáveis, como troca de shampoos líquidos por sólidos, troca de escovas de dentes de material plástico por bambu, utilização de sacolas retornáveis, não utilização de produtos descartáveis em geral (garrafas, pratos e copos plásticos) e compras em brechós. Indiferente de todas essas dicas, PROCURE SEMPRE REALIZAR O DESCARTE CORRETO DO SEU RESÍDUO.

Este texto é de autoria da aluna do Curso de Gestão Ambiental (ESP Caxias do Sul), Carla Baggio, para um trabalho realizado na disciplina de Gerenciamento de Resíduos com a professora Valesca Constantin.

ESCOLA TÉCNICA SÃO PELEGRINO

Com mais de 30 anos de atuação em educação profissional e mais de 20 anos como Escola Técnica, a Escola São Pelegrino já formou mais de 6000 profissionais na região da Serra Gaúcha, e segue atuando com competência, entregando qualidade de ensino e credibilidade. Estamos aqui como sua parceira, com o intuito de qualificar pessoas e alavancar negócios!