Não sabe como escolher o curso certo? Confira 8 dicas para ajudá-lo

6 minutos para ler

A escolha do curso técnico nem sempre é fácil. Alguns jovens já têm interesse por determinada profissão, enquanto outros ficam indecisos sobre qual carreira seguir e como tomar uma decisão da qual não se arrependam no futuro.

Em todo caso, o autoconhecimento é essencial. Hoje há muitas opções de cursos, o que dificulta a escolha mais adequada para o perfil de cada pessoa (considerando satisfação pessoal e crescimento profissional).

Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a tomar a melhor decisão sobre sua carreira. Quer saber como escolher o curso corretamente? Então leia este post e aproveite nossas 8 dicas!

1. Conheça suas habilidades

É comum ter uma área de preferência ou aquela matéria que você consegue aprender mais rápido. A paixão por determinado assunto é importante e pode ajudar você a identificar qual carreira seguir.

Mas dentro das grandes áreas do conhecimento existem inúmeras possibilidades de profissão. Por isso, essa não é a única informação que deve ser levada em conta na hora de escolher um curso.

Há outras habilidades além daquelas ensinadas na escola que podem ser exploradas no mercado de trabalho, como criatividade, resiliência e boa comunicação. Dessa forma, pense além das competências técnicas e analise sua personalidade também.

2. Pesquise sobre as profissões

O mundo está se modernizando e novas profissões estão surgindo. Dessa forma, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre os campos de atuação de cada profissional.

Procure saber como é o dia a dia das pessoas que atuam no setor em que você tem interesse. Elas permanecem em escritórios ou em locais abertos? Qual é o horário de trabalho? O cargo exige que o profissional viaje com frequência?

Isso é importante para que você saiba o estilo de vida que vai ter após se formar. Além disso, procure se informar sobre a remuneração média e descobrir se há demanda no mercado de trabalho.

As respostas dessas perguntas podem ajudar muito, afinal, não adianta fazer o que gosta se aquilo não vai dar condições para você se manter financeiramente.

3. Converse com profissionais da área

Conhece uma pessoa que fez o curso que você deseja e trabalha na área de formação? Chame-a para conversar e tire suas dúvidas. Nada melhor que alguém que já passou pela situação que você está vivendo para dar conselhos.

Se você não conhece ninguém, uma boa dica é procurar profissionais no LinkedIn ou em outras redes sociais. Aproveite para entrar em contato com elas por meio dessas plataformas. O importante é não ter vergonha de expor suas questões e procurar conhecer mais sobre cada profissão, ampliar sua rede de contatos e fazer novos amigos.

4. Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais são indicados tanto para jovens que ainda não escolheram o curso quanto para aqueles que já estão no mercado de trabalho mas desejam mudar de carreira. Eles avaliam a personalidade e características individuais de cada pessoa.

Os testes são feitos, geralmente, por um psicólogo e começam com uma conversa seguida de exercícios e dinâmicas. É um processo de autoconhecimento que gera reflexões sobre as suas vontades e expectativas.

Por meio das respostas obtidas é possível fazer uma análise dos pontos fortes e fracos, aptidões e interesses. As informações são associadas com as características de cada profissão e, dessa forma, carreiras são sugeridas.

No entanto, nem sempre o resultado desses testes vão dar respostas precisas, já que algumas pessoas têm afinidades por várias áreas. Por isso, eles devem ser utilizados apenas como uma indicação de quais cursos você teria mais sucesso.

5. Procure trabalhos voluntários

Uma boa forma de conhecer o mercado de trabalho e saber se você se identifica com uma profissão é fazendo trabalhos voluntários naquele setor. É possível conhecer novas pessoas e ganhar experiência na área, o que pode ser importante para seu futuro. Algumas companhias, inclusive, consideram esses trabalhos como experiência profissional.

Outra possibilidade é o programa jovem aprendiz oferecido por algumas empresas. Ele é válido para quem tem entre 14 e 24 anos e está matriculado em uma escola, cursando o ensino fundamental ou médio. Além da experiência, você vai ter remuneração e iniciar seu processo de independência financeira.

6. Pesquise sobre a grade curricular do curso

A grade curricular do curso contém todas as disciplinas que você vai fazer. Por isso, é importante analisá-la para verificar se o que você vai estudar é realmente aquilo que deseja para seu futuro.

Algumas pessoas pensam que ao sair da escola vão estudar apenas sobre aquilo que têm afinidade. Porém, cada vez mais os cursos são multidisciplinares e abordam temas que fogem da sua área principal.

Por exemplo: é comum encontrar cursos de exatas (como engenharia) com disciplinas de humanas (como direito). Isso é importante para formar profissionais aptos a trabalhar no mercado de trabalho atual, o qual é bastante diversificado.

7. Faça a escolha com antecedência

Não deixe para decidir qual curso vai fazer quando estiver preenchendo o formulário do processo seletivo. Procure fazer essa escolha com calma e de forma consciente. Para isso, faça uma análise prévia dos pontos positivos e negativos que você levantou.

Ao deixar para a última hora você pode se sentir pressionado e acabar sendo influenciado por outras pessoas. Além disso, a probabilidade de você tomar uma decisão que vai gerar arrependimentos é alta.

8. Fique tranquilo

Quando somos jovens, nossas decisões parecem ter um peso muito grande porque pensamos que o caminho que escolhemos é para sempre. Com a maturidade vemos que a vida é maleável e que não há razão para desespero.

Portanto, fique tranquilo com a escolha do seu curso e saiba que: se por algum motivo você não gostar dele, é possível mudar e começar de novo. Além disso, não tome a decisão com base na opinião de outras pessoas  isso evita frustrações no futuro.

Esperamos que nossas dicas tenham esclarecido como escolher o curso que mais combina com você. Lembre-se de que essa é uma decisão importante que deve ser bem pensada e focada em uma instituição de ensino reconhecida para que você possa ter sucesso profissional no futuro.

Gostou do nosso post e quer mais informações sobre esse assunto? Entre em contato conosco. Teremos prazer em atender você!

Solicite Informações WhasApp 9 9198.5528Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-