Carreira em Y: o que é e como você pode se beneficiar dela

4 minutos para ler

Se você acredita que para ter uma carreira bem-sucedida é necessário ocupar algum cargo de liderança, é melhor rever seus conceitos. Há um novo caminho a ser traçado dentro das empresas, que se difere consideravelmente da antiga maneira linear de ascender profissionalmente.  

Estamos falando da carreira em Y, um conceito criado para contornar insatisfações, privilegiar talentos individuais e desenvolver colaboradores que sonham com o sucesso profissional, mas não pensam em liderar pessoas.

Este assunto despertou seu interesse? Então, preste atenção no conteúdo a seguir. Explicaremos o que é a carreira em Y e de que modo você pode se beneficiar dela. Acompanhe!

Entenda o que é e como funciona a carreira em Y

Por muitos anos, só existia um meio de crescer nas empresas: o profissional era admitido para ocupar cargos operacionais, recebia diversas promoções e assumia alguma posição gerencial em um dado momento. A partir daí, havia duas possibilidades  a estagnação ou a demissão.

O cenário ainda se repete em grande parte das instituições. No entanto, esse padrão linear de ascensão profissional deixou de funcionar para muitos. Sempre foi comum, por exemplo, que pessoas aceitassem posições de liderança por conta de status e benefícios diferenciados sem que houvesse, necessariamente, identificação real.

Assim, a carreira em Y desponta como uma saída para quem quer fugir de cargos de gerência e da eventual estagnação dessas posições. Nesse modelo, talentos individuais são privilegiados e o equilíbrio entre atividades gerenciais e técnicas é alcançado.

Mas o que o “Y” tem a ver com tudo isso? A letra se refere a uma jornada linear profissional que é traçada até um certo momento, no qual ocorre uma bifurcação que indica a necessidade de o colaborador escolher um caminho: a especialização ou a gestão.

Ou seja, é possível seguir com a carreira habitual ou partir para a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvendo habilidades para se tornar especialista na área técnica de um determinado setor.

Descubra qual é o perfil necessário para seguir o modelo

A carreira em Y é atrativa para você? Saiba que ela é indicada para pessoas que não se enxergam em posições gerenciais e não têm o interesse em chefiar e motivar equipes. No entanto, esse não é o único pré-requisito para traçar esse novo caminho.

Relacionamos a seguir atributos importantes para quem deseja se desenvolver profissionalmente nesse novo modelo:

  • vasto conhecimento teórico e prático;
  • foco em resultados;
  • conhecimentos específicos em um determinado assunto ou setor;
  • capacidade de inovação e solução de problemas;
  • autonomia e autogestão.

Ademais, a liderança também se torna uma característica primordial para colaboradores que querem aproveitar os benefícios da carreira em Y, afinal, ao ocupar a posição de um especialista, o profissional ainda precisa assumir características de um líder.

Conheça o cenário do mercado atual para esses profissionais

Depois de entender como funciona a carreira em Y e descobrir quais atributos são essenciais para seguir nesse modelo, é hora de conhecer o cenário atual para pessoas que trilham esse caminho.

Há tempos o mercado de trabalho sente falta de profissionais especializados. Para as empresas, há uma certa dificuldade em atrair talentos. Nesse sentido, a carreira em Y é vantajosa, uma vez que favorece a retenção de colaboradores com vasto conhecimento teórico e prático.

Outro ponto positivo é que o modelo é extremamente favorável para atender às necessidades e demandas do novo profissional, bastante preocupado com seu bem-estar e, principalmente, sua satisfação pessoal. Como você pode ver, o cenário atual é bastante favorável para quem pensa em escolher a carreira em Y.

Pronto! Agora você já sabe mais detalhes sobre a carreira em Y. Se busca reconhecimento profissional, quer se tornar especialista em sua área de atuação e sonha em exercer uma função com mais autonomia e liberdade, esqueça seus medos e aposte nesse novo modelo!

Que tal receber mais conteúdos sobre mercado de trabalho, carreira e educação em primeira mão? Assine agora mesmo a nossa newsletter!  

Você também pode gostar
-