Como estudar e trabalhar ao mesmo tempo? 5 dicas essenciais!

4 minutos para ler

É preciso muito comprometimento para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Se você não mantiver o foco e adotar uma rotina saudável, dificilmente conseguirá organizar o tempo e se dedicar aos objetivos propostos com afinco.

Sabemos que assumir essa dupla jornada vai exigir muito, afinal o cansaço e o desânimo podem ser implacáveis. Portanto é necessário um planejamento prévio, pois, caso contrário, as energias acabam e as metas vão por água abaixo. Fizemos este post com 5 dicas valiosas para que você consiga estruturar a rotina e colocar em prática todas as atividades de estudo e trabalho. Vamos lá?

1. Elabore um cronograma

A palavra de ordem é organização — e o planejamento será um grande aliado agora que decidiu conciliar estudos e trabalho. É fundamental identificar suas atividades diárias (ou semanais e mensais) e elaborar estratégias para executá-las.  

A nossa recomendação é que você anote tudo o que precisa realizar em uma agenda. Estabeleça horários para começar o dia, almoçar e estudar. Além disso, inclua no planejamento as tarefas relacionadas ao seu ofício, bem como momentos para dormir e descansar.

2. Defina suas prioridades

Depois de conhecer a importância do cronograma de atividades é preciso ter em mente que mudanças ocorrem em virtude de compromissos e outros afazeres. Por isso, é preciso estabelecer prioridades e ajustar o seu planejamento de acordo com demandas e necessidades.

Uma dica é realizar esses ajustes no período da noite. Recomendamos que retome suas metas e objetivos e readéque o que for preciso. Não esqueça de se manter fiel ao que se propôs a fazer, ok?

3. Crie um grupo de estudos com os colegas

Você já pensou em montar um grupo de estudos com seus colegas? É uma opção bem bacana para tirar dúvidas sobre disciplinas e outras questões, trocar experiências e até desabafar em alguns momentos em que a tensão aperta. Os encontros não precisam ser presenciais. Considere criar um grupo no WhatsApp ou marcar transmissões em grupo via Skype.

4. Aproveite o seu tempo livre

Vamos ser realistas: você não é uma máquina. Precisa descansar e necessita de um tempo livre para desligar-se um pouco de sua rotina. Não se culpe por querer se divertir ou relaxar um pouco. Na verdade, saiba que isso é importantíssimo para que continue dando o seu melhor no trabalho e nos estudos. 

5. Cuide sempre da saúde

Descansar será excelente para tornar-se mais produtivo. Mas, além disso, é essencial não descuidar da saúde! Portanto, adote bons hábitos, pratique exercícios físicos e faça refeições equilibradas. Elencamos a seguir cinco dicas importantes para manter-se saudável. Confira:

  • consuma bastante água;
  • zele pelo seu sono;
  • esqueça os lanches rápidos e dê preferência às frutas;   
  • na hora das refeições, consuma legumes, verduras e vegetais. Os nutricionistas recomendam montar pratos bem coloridos;
  • se não puder matricular-se em uma academia, faça caminhadas, ande de bicicleta ou realize atividades ao ar livre.

Pronto. Agora você já conhece dicas bem legais para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Além de dedicação e foco, é imprescindível ter o apoio de pessoas próximas para dar conta dessa nova rotina. Converse com familiares, amigos e colegas de trabalho sobre o seu planejamento e peça auxílio para alcançar seus objetivos — com o estímulo de pessoas que gostam de você, será muito mais fácil manter a motivação.

E aí, você gostou de saber mais sobre como pode planejar-se para estudar e trabalhar? Aproveite a visita em nosso blog e aprenda como pedir ajuda de custo na empresa para fazer um curso.

Você também pode gostar
-