Aprenda como pedir ajuda de custo na empresa para fazer um curso

3 minutos para ler

Investir na educação pode ajudar você a atingir objetivos profissionais. Aperfeiçoar-se é bem-visto e incentivado pelos empregadores. Porém, muitas vezes o curso que desejamos fazer é caro e foge do orçamento.

Algumas empresas contam com programas de incentivo e parcerias com instituições de ensino, o que torna o curso mais acessível. No entanto, mesmo aquelas que não têm esses benefícios podem estar dispostas a arcar com parte do custo.

Para isso, é necessário que você saiba como pedir ajuda de custo na empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Confira tudo neste post!

Mostre como a empresa pode se beneficiar

Solicitar ajuda de custo para empresa se assemelha a pedir aumento de salário, pois a companhia precisa estar segura de que o investimento terá um retorno. Por isso, é importante mostrar seus resultados e o quanto você já contribuiu para o crescimento do negócio.

A melhor forma de fazer isso é utilizando números e gráficos, assim sua argumentação ficará mais embasada. Além disso, faça seu marketing pessoal, expondo em que áreas do seu trabalho essa formação complementar vai ajudar e o retorno que a empresa pode ter com um funcionário mais qualificado.

Entenda a política praticada pela empresa

Consulte os Recursos Humanos da empresa em que você trabalha para saber se há alguma política de incentivo ou acordos com instituições de ensino. Muitas vezes é possível obter descontos significativos com esse tipo de parceria.

Procure saber se outros colegas já requisitaram ajuda de custo e como foi o processo para obtê-la. Dessa forma, você já fica preparado para os possíveis contratempos que podem aparecer.

Converse com seu supervisor de forma amigável

Nada de chegar exigindo ao seu chefe que ele custeie parte do seu curso. Isso só vai diminuir as suas chances! Converse de maneira tranquila. Procure um momento oportuno, como uma reunião, para discutir seus resultados e avanços na empresa.

Essa é uma ótima situação para mostrar como esse curso vai ajudar você na resolução de problemas ou a ter melhor performance no trabalho. Dessa forma, é mais fácil seu supervisor enxergar valor nesse investimento.

Faça o pedido em situação adequada

Algumas pessoas aproveitam momentos descontraídos (comemorações de final de ano, por exemplo) para fazer o pedido. Isso pode dar a impressão de que você está tentando se aproveitar do momento mais expansivo, o que não é bem-visto pelos supervisores.

Essas solicitações devem ser feitas de maneira formal, de preferência em uma reunião particular entre você e seu chefe. Assim, ele não se sentirá pressionado a aceitar o pedido e poderá tomar uma decisão mais apropriada.

Essas são algumas dicas de como pedir ajuda de custo na empresa e, assim, incrementar sua formação. Se mesmo assim você não conseguir, talvez valha a pena analisar outras possibilidades para a fazer o curso, agregando conhecimento à sua vida pessoal e profissional.

Isso é visto de forma positiva, pois mostra ao seu líder que você não é uma pessoa acomodada, o que pode impulsionar sua carreira. Quer conhecer outras formas de sair do local de conforto? Confira nosso post!

Você também pode gostar
-