Se você deseja saber como se destacar no mercado de trabalho, antes de tudo, precisa compreender que não basta apenas focar no aprimoramento de seus conhecimentos técnicos. É preciso ter em mente que os tempos mudaram. E, com a alta competitividade do mercado, cada vez mais empresas têm valorizado outras competências na hora da contratação, promoção e dispensa de um funcionário.

Por isso, no post de hoje, listamos cinco dicas valiosas para você entender o que é necessário para crescer profissionalmente, desenvolver seus talentos e conquistar uma carreira de sucesso. Acompanhe a seguir!

Domine uma língua estrangeira

Falar inglês fluentemente pode fazer a diferença na hora de conseguir o emprego ou a promoção dos seus sonhos. Afinal, o mundo está cada vez mais globalizado e, eventualmente, pode ser necessário entrar em contato com um cliente ou fornecedor que esteja baseado no exterior.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, quem domina a língua inglesa recebe um salário até 61% maior no final do mês. Portanto, definitivamente, este é um atributo que não pode faltar se você deseja se sobressair no mercado de trabalho.  

Permaneça constantemente atualizado

O mundo muda frequentemente. Todos os dias, despontam novas tecnologias e diferentes tendências de mercado. Assim, é imprescindível estar atento às novidades, em especial aquelas que estão relacionadas à sua área de atuação.

Que tal, então, acompanhar notícias sobre empresas do seu ramo, ampliar sua rede de contatos profissionais por meio de redes sociais específicas e, ainda, descobrir quais são os últimos aplicativos que garantem alta produtividade no trabalho? Conhecimento é essencial para a sua diferenciação profissional. Lembre-se disso!

Aposte no desenvolvimento de novas competências

Como falamos acima, o mercado de trabalho está exigente e o aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos é importante, porém, não é suficiente para garantir destaque profissional. Por isso, aposte no desenvolvimento de sua inteligência emocional para saber lidar com as adversidades do dia a dia e, em consequência, se tornar mais forte e resiliente.

Pessoas disciplinadas, persuasivas e com grande poder de negociação saem na frente no momento de uma contratação ou promoção. Competências como comprometimento, humildade e a empatia também são muito requeridas e valorizadas pelo mercado profissional.

Invista na atualização profissional

O mercado vê com bons olhos os profissionais que apostam em cursos de atualização, especialização etc. Quem investe neste quesito, sinaliza às empresas que busca a evolução constante de sua carreira. Além de ser uma boa opção para se atualizar, estes cursos favorecem o networking, prática bastante importante para você trocar experiências e ter contato com outras pessoas do seu nicho profissional. 

Desenvolva o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é primordial para conquistar uma carreira de sucesso e, enfim, saber como se destacar no mercado de trabalho. Quem investe em autoconhecimento, é muito mais consciente pessoalmente e profissionalmente.

Além disso, quem se conhece consegue compreender com clareza seus pontos fortes e em quais setores precisa se aperfeiçoar. Dessa forma, dificilmente você irá se frustrar, pois saberá exatamente quais posições profissionais está em condições de galgar.

Agora que você já sabe como se destacar no mercado de trabalho, e conheceu dicas valiosas para evoluir profissionalmente, não se esqueça de traçar um planejamento sólido para alcançar seus objetivos. Assim, conseguirá desenvolver seus talentos e, então, conquistar uma carreira de sucesso.

Você gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nossos conteúdos em nossa página oficial do Facebook

Escola São Pelegrino
Autor

A Escola São Pelegrino tem como objetivo oportunizar ao mercado o conhecimento teórico e prático, na formação profissional, a fim de participar do crescimento.

Escreva um comentário