Confira 6 razões que te deixam mais longe de uma promoção no trabalho

4 minutos para ler

Evoluir profissionalmente e buscar uma promoção no trabalho é o grande sonho de muitos funcionários. Porém, existem algumas atitudes que podem refletir de forma negativa para o empregador, dificultando o processo e impedindo que você consiga a tão desejada ascensão profissional.

É importante ter em mente que as empresas têm critérios para eleger quem será promovido. Para isso, as organizações avaliam a postura e as atitudes dos potenciais candidatos. Isso significa que é fundamental ter um bom desempenho nas suas atividades e evitar comportamentos que podem prejudicar a sua imagem.

Pensando nisso, preparamos este post com alguns erros mais comuns que dificultam a sua promoção no trabalho e o que fazer para evitá-los. Boa leitura!

1. Não aceitar mudanças

Para evoluir, é necessário aceitar as mudanças e entender que elas podem ser positivas e importantes. Ninguém consegue se desenvolver na carreira se mantiver sempre os mesmos comportamentos, as mesmas ideias e os mesmos conhecimentos. Por isso, procure modificar-se e progredir constantemente no ambiente de trabalho.

2. Não saber ouvir

Saber se comunicar significa compartilhar os seus pensamentos, sentimentos e emoções. Porém, muito mais que isso, é preciso saber ouvir as ideias e os problemas do outro. Afinal, muitas dificuldades que as empresas passam estão relacionadas com a falta de comunicação. Portanto, procure ouvir o que outros setores e outros colaboradores têm a dizer, buscando sugerir soluções eficientes para os obstáculos que surgirem.

3. Não se atualizar

Não adianta desejar uma promoção se você não tem o conhecimento técnico necessário para o novo cargo. Além disso, é preciso lembrar que o aprendizado é algo contínuo e que a dinâmica atual pode tornar o conhecimento rapidamente obsoleto. Para se manter atualizado, busque cursos de qualificação profissional, principalmente na área que você deseja atuar.

4. Não ser responsável

A responsabilidade é uma das características fundamentais de quem quer receber uma promoção no trabalho. Não ser responsável e comprometido com as suas tarefas pode significar falta de interesse com a empresa. Por isso, procure sempre cumprir os seus prazos e execute as suas funções com motivação e proatividade.

5. Não nutrir bons relacionamentos

A falta de bons relacionamentos pode fazer você entrar em conflitos com outras equipes ou com outros colaboradores. Não saber ouvir críticas, querer sempre ter a razão e não saber apreciar parcerias pode ser um problema de conduta que impede o seu progresso profissional. Portanto, desenvolva a sua inteligência emocional e evite desavenças, mantendo sempre bons relacionamentos interpessoais.

6. Confundir a empresa com uma instituição de ensino

Estamos vivendo a era do conhecimento. As empresas buscam, cada vez mais, pessoas que já saibam o máximo possível sobre as atividades que precisam ser desempenhadas na companhia. Por isso, a organização não é mais o local para desenvolver suas habilidades — elas podem investir na sua capacitação para que você realize as tarefas, e não para ajustar seus comportamentos. Seus conhecimentos são de sua responsabilidade.

A promoção no trabalho é o resultado da soma de simples conquistas diárias. Por isso, a falta de atenção e de disciplina no cotidiano atrapalha o alcance do objetivo de crescimento na carreira. Dessa forma, tenha atenção às suas atitudes e aos detalhes da sua profissão para ter a excelência como marca do próprio trabalho. Assim, é mais fácil abrir possibilidades de desenvolvimento profissional.

Gostou das nossas dicas? Quer receber outras informações relevantes diretamente no seu feed de notícias? Então, curta a nossa página no Facebook!

Você também pode gostar
-