Cultura organizacional, home office e COVID-19

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As empresas mais do que nunca tiveram que analisar se suas diretrizes estavam de acordo com a realidade a qual todos foram obrigados a enfrentar com a pandemia do COVID-19. Com isso, mais uma vez a figura do profissional de RH está em evidência e tem um papel fundamental na vida dos colaboradores e da empresa.

A cultura organizacional é fundamental para um alinhamento entre a essência da empresa e seus funcionários. Assim, especialmente em tempos de crise, é preciso rever ou reforçar as crenças e também ampliar os modelos de relacionamento e confiança.

Um termo novo está sendo muito usado,  VUCA – expressão cada vez mais presente no meio corporativo para descrever características como volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (dos termos em inglês volatility, uncertainty, complexity e ambiguity). Logo, é uma situação a ser tratada com cuidado redobrado, pois o comportamento interno influencia, também, o alcance da repercussão da marca.

Diante desta nova realidade, precisamos dar destaque a pontos estratégicos para enfrentarmos juntos essa fase mas, de um jeito leve, saudável e produtivo:

1 – Relembre os pontos fortes da sua cultura

No dia-a-dia do trabalho, é comum que os profissionais estejam acostumados com o ambiente, com a forma de se portar e se comunicar. Por isso, é fundamental que durante esse período de afastamento, a empresa intensifique as comunicações com informações e dicas que fortaleçam os aspectos da cultura organizacional. Fazendo isso, você garante que sua equipe se mantenha engajada e no mesmo ritmo do escritório.

2 – Fortaleça a comunicação interna

A cultura é construída no dia-a-dia, quando os talentos se relacionam e colaboram para que determinada tarefa seja feita. Por essa razão, ela precisa ser reforçada quando a empresa se encontra descentralizada.

Fortaleça a comunicação interna movimentando os líderes, estabelecendo comunicações claras e garantindo que a informação chegue a todos. Utilize os diversos canais de comunicações existentes para disseminar a informação ou até mesmo fazer reuniões.

3 – Cuidado com os excessos

No tópico anterior falamos sobre a importância de ter uma comunicação clara, mas um fato muito comum entre equipes que não estão acostumadas com o trabalho remoto é o excesso de reuniões e comunicados.

Mantenha o ritmo de comunicações e reuniões de forma remota e dê espaço para os colaboradores executarem seu trabalho. Uma comunicação exacerbada pode ser compreendida como desconfiança, ou até mesmo pressão, prejudicando a produtividade.

4 – Feedbacks são bem-vindos

Com o distanciamento, é essencial que a cultura dos feedbacks também seja fortalecida. Sejam eles positivos ou negativos, é essencial que sejam dados. Assim, você mantém seus projetos alinhados e a qualidade das entregas.

5- Promova momentos especiais

Num momento de crise, em que diversas pessoas estão em estado de alerta, seja o propagador de boas notícias e momentos especiais entre a equipe. Assim, você ajuda os profissionais a manterem a calma e ainda melhora o clima dentro da empresa, mesmo à distância.

Portanto, para expandir os princípios associativos é necessário voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização. Ou seja, promover o diálogo com o público interno. Com isso, a instituição entenderá como dar suporte aos contratados nesse período de atuação à distância. É assim o funcionamento de organizações dirigidas por valores, aquelas mais preparadas para responderem por suas ações, por causarem impacto positivo na sociedade e por terem efeitos sustentáveis.

O assunto pode ser velho, mas a aplicabilidade neste momento é totalmente nova. Mais uma vez reforço a importância da atuação estratégica do RH nesse contexto e a nossa obrigação em conduzir esta passagem de forma serena e profissional.

Gostou das dicas? Quem escreveu o texto foi nossa professora Kelem Keiber, Coordenadora do Curso Técnico em Recursos Humanos. Caso queira saber mais sobre ele em nosso site clica aqui.  E se você gostou deste artigo, possivelmente também gostará de ler outro de nome “Curso Técnico em Recursos Humanos: conheça agora mesmo”.

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