Descubra como dar feedbacks positivos e negativos no trabalho
Você entende a importância de um feedback positivo e negativo no ambiente corporativo? Eles são essenciais para o amadurecimento dos membros de qualquer equipe. A partir deles, os colaboradores identificam seus pontos de melhoria, compreendem qualidades e evoluem com o intuito de desempenhar um papel de alta performance profissional.
Algumas pessoas, no entanto, encaram a prática como algo ruim e ficam desmotivadas após uma conversa com gestores ou colegas. Por esse motivo, preparamos um post especial para lhe ajudar a fornecer feedbacks de todos os tipos de maneira neutra e proveitosa.
Acompanhe nossas dicas agora!
Seja impessoal e não generalize
Para não constranger o colaborador e deixá-lo desconfortável, aposte em uma postura impessoal. Mas, isso não significa que é necessário agir de maneira fria e formal. É preciso equilibrar suas palavras e colocar de lado a parte emocional para fornecer claramente um feedback positivo ou negativo.
Generalizar também não é uma opção favorável. Mantenha a objetividade e fundamente seus argumentos em exemplos práticos e reais. Para isso, tenha em mãos dados sobre atividades diárias, demandas entregues e o desempenho profissional da pessoa em questão. Assim, será fácil para ele compreender o que foi bom e o que precisa melhorar.
Forneça alternativas
Não basta simplesmente apontar erros ou ainda elogiar o outro de forma sumária e evasiva. É preciso mostrar de que maneira é possível melhorar ou aperfeiçoar alguma ação.
Então, prepare-se para indicar caminhos, dar exemplos e oferecer opções para que o colaborador possa aprimorar-se de forma certeira, tudo bem?
Exerça a empatia e escute o próximo
Tenha em mente que um diálogo não deve ser um monólogo. Para que ele seja efetivo, você precisará parar para ouvir o outro atentamente, considerando pontos de vista, angústias e até sugestões.
Se o colaborador sentir a necessidade de posicionar-se ou justificar-se sobre um feedback, seja ele positivo ou negativo, deixe-o à vontade para tal. Saber ouvir para ser ouvido é muito importante durante a conversa!
Fale objetivamente sobre o que espera no futuro
Vale a pena falar abertamente sobre o que você e a empresa esperam de um profissional no futuro. Então, determine metas e objetivos claros para que ele saiba exatamente o que precisa entregar. Nesse momento, lembre-se de agir com franqueza!
Bônus: veja os erros comuns na hora do feedback
A seguir, elencamos os cinco principais erros cometidos pelos gestores durante o feedback. Preste atenção para não praticá-los:
- conversar com o colaborador na frente de outros membros da equipe;
- compará-lo com um colega;
- fornecer um feedback negativo sem uma justificativa plausível;
- demorar para instruir o profissional corretamente;
- ressaltar pontos negativos e esquecer de mencionar os positivos.
Agora você já sabe como fornecer feedback positivo e negativo no trabalho. Com nossas dicas, temos a certeza de que estará mais confiante para falar abertamente com os colaboradores e poderá, enfim, contribuir para a produtividade, amadurecimento e aperfeiçoamento profissional da equipe.
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