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Mercado de trabalho

Descubra como dar feedbacks positivos e negativos no trabalho

Por ESP Caxias - Assistente Marketing em 13 de julho de 2021
3 minutos para ler

Você entende a importância de um feedback positivo e negativo no ambiente corporativo? Eles são essenciais para o amadurecimento dos membros de qualquer equipe. A partir deles, os colaboradores identificam seus pontos de melhoria, compreendem qualidades e evoluem com o intuito de desempenhar um papel de alta performance profissional.

Algumas pessoas, no entanto, encaram a prática como algo ruim e ficam desmotivadas após uma conversa com gestores ou colegas. Por esse motivo, preparamos um post especial para lhe ajudar a fornecer feedbacks de todos os tipos de maneira neutra e proveitosa.

Acompanhe nossas dicas agora!

Seja impessoal e não generalize

Para não constranger o colaborador e deixá-lo desconfortável, aposte em uma postura impessoal. Mas, isso não significa que é necessário agir de maneira fria e formal. É preciso equilibrar suas palavras e colocar de lado a parte emocional para fornecer claramente um feedback positivo ou negativo.

Generalizar também não é uma opção favorável. Mantenha a objetividade e fundamente seus argumentos em exemplos práticos e reais. Para isso, tenha em mãos dados sobre atividades diárias, demandas entregues e o desempenho profissional da pessoa em questão. Assim, será fácil para ele compreender o que foi bom e o que precisa melhorar.

Forneça alternativas

Não basta simplesmente apontar erros ou ainda elogiar o outro de forma sumária e evasiva. É preciso mostrar de que maneira é possível melhorar ou aperfeiçoar alguma ação.

Então, prepare-se para indicar caminhos, dar exemplos e  oferecer opções para que o colaborador possa aprimorar-se de forma certeira, tudo bem?

Exerça a empatia e escute o próximo

Tenha em mente que um diálogo não deve ser um monólogo. Para que ele seja efetivo, você precisará parar para ouvir o outro atentamente, considerando pontos de vista, angústias e até sugestões.

Se o colaborador sentir a necessidade de posicionar-se ou justificar-se sobre um feedback, seja ele positivo ou negativo, deixe-o à vontade para tal. Saber ouvir para ser ouvido é muito importante durante a conversa!

Fale objetivamente sobre o que espera no futuro

Vale a pena falar abertamente sobre o que você e a empresa esperam de um profissional no futuro. Então, determine metas e objetivos claros para que ele saiba exatamente o que precisa entregar. Nesse momento, lembre-se de agir com franqueza! 

Bônus: veja os erros comuns na hora do feedback

A seguir, elencamos os cinco principais erros cometidos pelos gestores durante o feedback. Preste atenção para não praticá-los:

  • conversar com o colaborador na frente de outros membros da equipe;
  • compará-lo com um colega;
  • fornecer um feedback negativo sem uma justificativa plausível;
  • demorar para instruir o profissional corretamente;
  • ressaltar pontos negativos e esquecer de mencionar os positivos. 

Agora você já sabe como fornecer feedback positivo e negativo no trabalho. Com nossas dicas, temos a certeza de que estará mais confiante para falar abertamente com os colaboradores e poderá, enfim, contribuir para a produtividade, amadurecimento e aperfeiçoamento profissional da equipe.

Gostou deste post? Então, aproveite sua visita em nosso blog e confira mais conteúdos sobre o mercado de trabalho, como as seis habilidades fundamentais para trabalhar em equipe!

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