Confira 5 passos para alcançar seus objetivos profissionais

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Você sabe o que é necessário fazer para alcançar seus objetivos profissionais? Tirar seus planos e sonhos do papel e, finalmente, colocá-los em prática podem causar certa insegurança. Talvez o receio seja tão grande que você nem saiba ao certo como fazer a sua carreira deslanchar.

Por isso, com o intuito de ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais, elencamos cinco passos práticos para que você se motive e mude sua jornada profissional agora mesmo. Acompanhe a seguir!

1. Liste seus objetivos

O primeiro passo é pensar profundamente sobre o que deseja para si mesmo. Nesse momento, o autoconhecimento entra em cena, e é importante parar para avaliar onde você gostaria de estar em alguns anos.

Você quer agarrar uma nova oportunidade em outra empresa? Quer construir uma nova carreira? Pense no seu futuro profissional! Separe seus objetivos em duas categorias: os de curto e os de longo prazo. Isso vai ajudá-lo a visualizá-los ao longo dos anos.

Objetivos de curto prazo

Como o nome já diz, os objetivos de curto prazo são aqueles que podem ser feitos de maneira rápida, em um espaço de tempo de, no máximo, um ano. Eles são mais fáceis de serem definidos, pois é mais fácil projetar e cumprir metas imediatas.

Além disso, eles geralmente são tarefas mais simples de serem feitas e podem ser parte de um objetivo de longo prazo. Por exemplo, você quer comprar sua casa própria em 5 anos, então, neste ano você economizará 10% do valor total da compra.

Esse plano também pode ser dividido em outras metas de curto prazo, de forma que, diariamente, você faça atividades que vão levá-lo a cumprir um objetivo maior. Isso também auxilia a mensurar o quanto você está avançando nos seus planos.

Objetivos de longo prazo

Já os objetivos profissionais de longo prazo referem-se a planos que você quer realizar em 5 anos ou mais. Se você já participou de uma entrevista de emprego, é provável que seu entrevistador tenha feito uma pergunta relacionada a isso.

Isso acontece porque seu recrutador quer saber se você tem um plano de carreira e se ele está alinhado ao valor, à missão e à visão da empresa. A resposta não precisa ser algo muito específico, mas deve deixar claro em qual posição profissional você quer estar.

Esses são os objetivos profissionais mais difíceis de serem planejados, pois muitas coisas podem mudar dentro de 5 ou 10 anos. Por isso, é preciso anteceder-se aos imprevistos e elaborar planos alternativos, mas que o levem para o mesmo resultado no final.

Para elaborar esse planejamento, você pode utilizar técnicas como a análise SWOT, uma sigla em inglês que significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Cada ponto levanta questões diferentes:

  • forças — quais as atividades que você se sai melhor? Quais suas qualidades? Qual sua maior vantagem competitiva e como isso pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais?
  • fraquezas — quais os pontos que você precisa melhorar? Existem lacunas no seu desenvolvimento acadêmico?
  • oportunidades — há questões externas que podem influenciar positivamente seu planejamento?
  • ameaças — há questões externas que podem influenciar negativamente seu planejamento? Por exemplo, qual a projeção para economia do país e como isso impacta seus objetivos?

2. Defina o plano de ação

Depois de praticar o autoconhecimento e identificar seus objetivos profissionais, considere os caminhos que o levarão até a sua conquista. Agora, é a hora de elaborar um plano de ação sólido para obter bons resultados.

Você pode utilizar metodologias para isso. Uma delas é a 5W2H, uma sigla que vem do inglês e resume 7 passos fundamentais para qualquer plano de ação dar certo.

  • o que? (What?) — o que você quer fazer? Qual é o objetivo?
  • quem? (Who?) — quem vai fazer essa tarefa?
  • quando? (When?) — qual o prazo para que ela seja feita?
  • onde? (Where?) — onde você vai realizar essa tarefa? É necessário mudar de local para colocá-la em prática? Qual o custo disso?
  • por que? (Why?) — por que essa tarefa é importante? Em que isso vai impactar nos seus objetivos profissionais?
  • como? (How?) — como você vai realizar essa tarefa?
  • quanto? (How much?) — quanto isso vai custar? Você tem o dinheiro necessário para isso? Se não, como vai adquirir?

Pondere se não é preciso apostar em um curso profissionalizante ou, ainda, adquirir mais experiência antes de enfrentar outros desafios no mercado de trabalho. Independentemente do que você determine que deva fazer, documente todas as etapas e, se necessário, não hesite em mudar algo durante o percurso.

3. Lembre-se do foco e da disciplina

O terceiro passo é bastante valioso. Afinal, não adianta traçar um plano de ação incrível e não colocá-lo em prática, não é mesmo? Por isso, o foco e a disciplina precisam lhe acompanhar a todo momento — especialmente nos momentos de desânimo ou quando as coisas não saem como planejado.

Como dissemos, tudo bem se você necessitar mudar algo. E tudo bem também se o que você queria não aconteceu exatamente como era previsto. Talvez seja necessário adaptar-se às novas situações e alterar o rumo do seu planejamento para evitar frustrações.

4. Invista no conhecimento

Perceba: pessoas bem-sucedidas têm sede de conhecimento. E elas estão sempre em busca do aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais e pessoais. Graças à era digital, existem oportunidades infinitas de expandir a nossa visão de mundo e mergulhar em diversos novos saberes todos os dias e a todo momento.

Então, não deixe de investir em seu desenvolvimento profissional! Participe também de palestras, workshops e seminários — existem diversos eventos e atividades que podem ser aproveitados no ambiente online.

5. Aposte em estratégias do marketing pessoal

Você quer receber reconhecimento por suas habilidades profissionais, melhorar a sua imagem e maximizar a sua marca pessoal? Então, você precisa apostar no marketing pessoal. A ferramenta o ajudará a enriquecer seu plano de ação com estratégias importantes e capazes de potencializar seus resultados.

Após conhecer cinco passos para alcançar seus objetivos profissionais, você viu o quanto é importante apostar em autoconhecimento e muito planejamento para trilhar um caminho bem-sucedido.

Por isso, não desista. Mantenha seu foco, trabalhe a disciplina e acredite no seu potencial. Isso fará toda a diferença para conquistar a carreira que você deseja de verdade.

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