Descubra como desenvolver hábito de leitura

Ler é uma ótima prática para promover o conhecimento e ajudar as pessoas que desejam crescimento pessoal e atualização profissional. Mas, no Brasil, o índice de leitura é muito baixo e depõe contra a reputação do país. O brasileiro lê em média apenas 2,4 livros por ano. Falta de tempo, preguiça e falta de hábito são alguns motivos que justificam essa realidade e que não deveriam existir.

Para reverter esse cenário, é importante mostrar os benefícios que a leitura pode trazer para todos. Além de proporcionar o fortalecimento do senso crítico, aumenta a capacidade de questionar e argumentar de forma racional sobre os mais diversos assuntos. Veja a seguir mais vantagens de se tornar um leitor:

• estimula a criatividade e a imaginação;
  • é bom para a memória;
  • relaxa e dá prazer;
  • ajuda a deixar os problemas de lado por um tempo;
  • aumenta sua bagagem cultural;
  • enriquece o vocabulário e melhora a escrita;
  • amplia o repertório para conversar com outras pessoas.

Se você tem dificuldade ou não tem costume de ler, mas gostaria de iniciar essa prática, confira agora mesmo como desenvolver hábito de leitura.

Escolha um livro com um tema que você goste

A menos que precise ler algo mais técnico, o ideal para não se desestimular logo no início é escolher algum tema que seja interessante e agradável para você. Uma outra opção é escolher um livro que várias pessoas tenham indicado. Assim, a tendência de gostar da leitura é ainda maior.

Estabeleça sua rotina

Escolha um horário e leia um pouco todo dia. Se comprometa em ler por um determinado tempo, por capítulo ou um número definido de páginas. Isso pode te estimular a dar continuidade à leitura no dia seguinte. Com o tempo, você vai se acostumar até se tornar natural.

Crie um espaço apropriado

Chegou a hora de escolher um espaço seu. Um local que seja confortável e agradável. Você precisa se sentir bem onde está. Como não tem esse hábito, o ambiente, inicialmente, deveria ser calmo e silencioso. O objetivo é você não se dispersar e focar apenas na leitura. É como meditação, é preciso esvaziar a cabeça para conseguir se concentrar.

Carregue o livro sempre com você

Ande para todo o lado com seu livro ou e-book, que pode virar seu melhor amigo. Não perca nenhuma oportunidade para ler, seja no intervalo entre uma aula e outra, enquanto espera em um consultório médico, na hora do almoço ou no transporte público. Sempre é tempo para adiantar a leitura.

Mude de assunto se não estiver gostando

Ler tem que ser um prazer. Não adianta insistir se não se identificou com a leitura. Mas procure chegar na metade do livro antes de desistir. Pode ser que o início seja parado e aos poucos ele melhore. É normal levar um tempo para se acostumar e se envolver com a história.

Escolha outros canais

Leia tudo o que te interessar, em jornais, revistas, blogs, artigos das redes sociais e até revistas em quadrinho. O importante é que o assunto atraia a sua atenção e estimule a sua leitura. Faça com que ela se torne uma parte essencial para você.

Tudo é questão de prática. Quanto mais desenvolver hábito de leitura, mais rápido e melhor vai ler. Adquirir o prazer por livros dará a você a oportunidade de conhecer o mundo e aprender sobre os mais diversos assuntos. Vale a pena investir na leitura!

E aí, curtiu o post? Não deixe de seguir as nossas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn — e tenha acesso a mais conteúdos como este!