Atualização profissional: 4 motivos para começar agora mesmo

7 minutos para ler

Para cumprir com as principais demandas e tendências do mercado — no qual os níveis de competitividade e exigência se mostram cada vez mais altos —, as empresas vêm buscando por um novo perfil de colaboradores. O foco está nas pessoas que enxergam a atualização profissional como forma de crescer e agregar valor às suas funções, independentemente da área de atuação.

A atualização profissional pode ser feita por meio de cursos diversos de curta duração, como técnicos, profissionalizantes, entre outros que possam trazer conhecimentos relevantes ao desempenho do trabalhador em seu dia a dia. Porém, você já parou para pensar exatamente em como uma atualização pode ser a peça-chave para alavancar a sua carreira? Separamos, neste post, 4 motivos imperdíveis. Vamos conferir?

O que é atualização profissional?

Antes de explicar como a atualização profissional é benéfica, é interessante entender a sua real importância. A começar pela realidade do mercado de trabalho atual: com cada vez mais pessoas se formando, todas elas com seus diplomas em mão, garantir uma boa colocação (ou até mesmo recolocação) não é mais uma tarefa tão simples assim.

Nos dias de hoje, apenas os aprendizados acadêmicos não são mais suficientes, visto que vivemos em uma era pautada pelas transformações, sobretudo a digital. Com a chegada de tantas inovações, foi natural que as práticas do mercado também se reinventassem.

Nesse sentido, os profissionais que não entendem a importância de se atualizar acabam se tornando obsoletos e até mesmo “apagados”. Para garantir a empregabilidade em um contexto tão dinâmico e competitivo, optar por uma atualização é indispensável.

Quais benefícios a atualização profissional traz para a carreira?

1. Aumenta seu valor no mercado de trabalho

O foco das empresas está nos trabalhadores que têm interesse em crescer e aprender, ou seja, os que são proativos. O profissional pode até ser bom no que faz, mas quando não apresenta ambições na medida certa, os gestores podem acabar interpretando como alguém que não está apto a colaborar com o crescimento da organização.

Por outro lado, o funcionário que investe na atualização profissional e se integra em relação às principais tendências da área, acaba se destacando dentro da empresa, entregando resultados cada vez melhores e com mais qualidade. Acredite: os gestores estão sempre de olho nisso.

Por fim, com todas essas melhorias, o valor do profissional perante o mercado aumenta, assim como as suas chances de empregabilidade. Ele pode passar até mesmo a ser visado por outras empresas, que buscam por colaboradores de perfil semelhante para crescer junto a elas.

2. Cria oportunidades de networking

Criar e manter uma boa rede de contatos profissionais é fundamental para quem quer expandir as oportunidades de carreira. Essa prática, chamada de networking, é importante para pessoas de todas as áreas e ramos de atuação. Isso porque, por meio dessas conexões, é possível trocar experiências, tirar dúvidas, propor parcerias etc.

Há também o fato de que, caso surja alguma oportunidade alinhada ao seu perfil profissional, a sua network certamente se lembrará de você e o indicará para as empresas, facilitando o seu contato com as organizações. Interessante, não?

Powered by Rock Convert

No entanto, com a correria do dia a dia, sabemos que nem sempre há tempo disponível para se dedicar à prática do networking e conhecer outros profissionais. Isso não é mais motivo para ficar para trás, já que, ingressando em um curso de atualização profissional, você estará em contato direto com pessoas do ramo e de áreas afins, fortalecendo a sua agenda de contatos e potencializando os benefícios dessas conexões.

3. Possibilita melhores remunerações 

Ao ingressar em uma atualização profissional, além de garantir a sua colocação na empresa, você pode trazer para a companhia novos conhecimentos e visões estratégicas que colaborem com os seus resultados. Quer um melhor argumento para negociar remunerações mais satisfatórias com os gestores que esse? Afinal de contas, para trazer essas melhorias, você precisou investir, não é mesmo?

Além disso, um profissional atualizado se torna mais disputado. Seu gestor não vai querer perdê-lo para a concorrência, já que reter um talento é mais econômico e vantajoso para as organizações do que investir na contratação e treinamento de um novo — o que pode acabar nem dando certo.

4. Abre espaço para posições de liderança

Por fim, se o seu objetivo for conquistar um cargo de liderança, saiba que optar pela atualização profissional é definitivamente o caminho certo. Isso porque os profissionais que buscam se manter atualizados, além de garantir sua permanência na empresa, têm chances maiores de chegar a posições elevadas, ou seja, de chefia.

Vamos supor que você tem na bagagem bastante conhecimento e é realmente bom naquilo que faz, mas, ainda assim, não consegue traçar seu caminho ao tão sonhado cargo de liderança. Isso pode estar acontecendo porque faltam algumas habilidades e competências adquiridas em cursos de atualização profissional, as quais o colocariam em posição de destaque entre os gestores na hora de escolher alguém para liderar.

Vale destacar que, embora existam pessoas que já apresentam de forma nata as características comuns de um líder, é completamente possível que elas sejam também desenvolvidas. A atualização profissional é uma forma de provar isso, possibilitando que o colaborador adquira-as por meio de experiências.

Qual curso escolher?

Agora que você já conhece todos os benefícios de uma atualização profissional, deve estar se perguntando qual é o curso ideal para você, não é mesmo? Muitas dúvidas podem surgir nesse momento: afinal, devo escolher uma formação voltada exclusivamente para a minha área? O que é interessante considerar?

Saiba que o melhor da atualização é a possibilidade de considerar cursos que não sejam necessariamente restritos ao campo de atuação do profissional, mas que sejam úteis no dia a dia da profissão. Para um administrador que quer ser líder, por exemplo, uma ideia é ingressar em uma formação voltada para a gestão de pessoas. Já para um jornalista, uma ótima opção é ter noções de marketing digital, e assim por diante.

O mais importante é estabelecer primeiramente o seu objetivo profissional. Ao saber exatamente o que você quer — que tipo de cargo alcançar e quais funções desempenhar, por exemplo —, fica muito mais fácil entender quais cursos de atualização o ajudarão a chegar até lá.

Esses foram alguns dos motivos pelos quais você deve considerar uma atualização profissional — passo fundamental para quem deseja trilhar caminhos de sucesso. É preciso ter em mente que o mercado de trabalho está em constante transformação e que acompanhar as suas tendências é uma das melhores estratégias para se destacar e estar sempre um passo à frente.

Gostou do assunto que trouxemos no post e quer levar esses benefícios para a sua vida? Então entre em contato agora mesmo e conheça os nossos cursos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-