Entenda como deixar o currículo mais atraente para os recrutadores

4 minutos para ler

Conseguir um emprego é um processo que demanda tempo, dedicação e depende de muitos elementos para ser concluído com sucesso. Um desses elementos é o currículo do profissional, um documento indispensável para quem pretende encontrar uma nova colocação, seja na área em que já atua ou em uma nova profissão.

Devido à competitividade do mercado, que faz com que exista uma grande diferença entre a quantidade de vagas e de candidatos, destacar-se entre tantos profissionais representa um desafio. Por isso, aqueles que sabem como deixar o currículo mais atraente para os recrutadores já começam a jornada com uma importante vantagem.

Continue lendo e confira, a seguir, algumas dicas para transformar o currículo no seu maior aliado na busca pelo próximo emprego.

Como deixar o currículo mais atraente?

Aposte em um visual simples

A menos que você esteja se candidatando a uma função que exija muita criatividade, como a profissão de designer, prefira um currículo com o visual mais básico e clássico. Selecione uma fonte tradicional, fácil de ser lida, use a sensatez para escolher um tamanho razoável para ela e não deixe de incluir espaçamentos entre as linhas.

Organize o texto em listas

Usar listas em vez de texto corrido vai ajudar o recrutador a encontrar as informações que mais interessam sem precisar passar por enormes blocos de palavras. Tente, ao máximo, facilitar a leitura do seu currículo. Lembre-se que o recrutador é responsável por analisar inúmeros documentos similares e o seu é apenas mais um no meio da pilha.

Powered by Rock Convert

Como tornar o currículo mais objetivo?

Personalize o currículo de acordo com a vaga

Não é incomum que alguém tenha passado por vários empregos em diferentes áreas, especialmente se ainda não tem uma formação específica, e não há nada de errado com isso. O único problema é que o currículo pode ficar com uma aparência confusa com tantas experiências listadas.

Para resolver isso, faça currículos personalizados, incluindo apenas as experiências relevantes para a vaga à qual você vai se candidatar.

Capriche na metade superior da folha

Coloque as informações mais pertinentes, como experiência profissional, no início da primeira folha e use palavras-chave da área para chamar a atenção. Seja realista: não há garantias de que seu currículo será lido até o final, principalmente se tiver mais de uma folha. Portanto, exponha logo os principais dados, aqueles que o recrutador verá primeiro e que o farão ter interesse em ler o restante.

Permita que o recrutador descubra mais sobre você

Mostre que não tem nada a esconder e inclua no currículo os links das suas redes sociais e até do seu blog pessoal, se tiver. No entanto, faça isso somente se suas redes tiverem uma aparência organizada, com conteúdos que demonstrem maturidade. Você não vai querer que um empregador em potencial encontre um post no qual você falou mal do último emprego, não é mesmo?

Com todos os cuidados citados acima, seu currículo estará pronto para se destacar entre os demais e, consequentemente, possibilitar uma futura entrevista de emprego que o deixará mais próximo da contratação. Descobrir como deixar o currículo mais atraente é apenas um passo nessa jornada — um passo que você já deu.

Assimilou bem as dicas para melhorar o seu currículo? Não vá embora sem ler também o nosso artigo sobre os principais desafios da recolocação profissional.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-