Saiba como se reposicionar no mercado de trabalho com 6 dicas

A crise dos últimos anos tem afetado diversos setores da economia. Diante desse cenário, entendemos que se reposicionar no mercado de trabalho após um período sem emprego ou trabalhando em uma área completamente diferente da sua formação ou especialidade pode ser assustador.

O desemprego no Brasil atinge 12,7 milhões de pessoas e buscar uma recolocação pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, existem muitas oportunidades para aqueles que encontram maneiras de se destacar.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para que você possa ter sucesso na sua busca pelo novo emprego. Boa leitura!

1. Trabalhe o networking

Ter uma ampla rede de contatos ajuda muito no reposicionamento no mercado de trabalho. Por isso, mantenha um bom relacionamento com colegas de faculdade e com amigos que conheceu em cursos ou workshops que estejam atuando na área em que você deseja trabalhar. Lembre-se de não procurar essas pessoas apenas quando necessário — esteja sempre em contato e disposto a ajudá-las.

2. Invista em marketing pessoal

Uma boa imagem pessoal é reflexo da autoconfiança e da autoestima elevada. Definir uma estratégia para desenvolver a sua imagem pessoal é fundamental para que você possa se apresentar de forma segura, transparente e confiante. Para isso, desenvolva suas habilidades de comunicação, invista na sua aparência e na sua saúde, de forma a demonstrar preparo para o mercado.

3. Mantenha-se atualizado

Para se manter atualizado, busque conhecimento e informações além da sua formação — como um curso técnico ou profissionalizante, por exemplo. Também é relevante participar de seminários, minicursos, palestras, feiras e workshops, que, além de aumentar o seu domínio na área, ainda permite a interação com novas pessoas. Afinal, adquirir novas experiências amplia as oportunidades de conseguir um emprego.

4. Crie um currículo incrível

Um currículo atraente e bem elaborado, com clareza e ordem na apresentação, pode criar um grande interesse no entrevistador. Não monte um currículo muito extenso, pois pode provocar uma impressão negativa à primeira vista. Procure colocar as principais informações pessoais e profissionais, as suas competências e habilidades e as formações complementares que forem relevantes para o cargo pretendido.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia deixa os profissionais mais visíveis e facilita a busca pelo novo emprego. Muitas empresas já contratam funcionários por meio de redes sociais e plataformas que divulgam vagas e oportunidades. Uma boa dica é fazer um perfil no LinkedIn e divulgar as suas principais informações profissionais.

6. Mantenha-se motivado

Manter a motivação é fundamental nos momentos de mudanças. Não deixe de acreditar no seu potencial e não perca a esperança, pois é preciso ter garra e paciência para vencer as adversidades. Trabalhe a sua inteligência emocional para suportar as pressões e mantenha o pensamento positivo.

Nesse momento, é importante que o profissional trace um planejamento para conseguir se reposicionar no mercado de trabalho e buscar novas oportunidades. Para isso, lembre-se de manter a calma e controlar a ansiedade para não prejudicar a apresentação das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Gostou das nossas sugestões? Deixe o seu comentário e conte como você está se preparando para a sua recolocação no mercado de trabalho!