Estudar nas férias: conheça 4 oportunidades de aumentar suas chances

3 minutos para ler

O final do ano está chegando e com ele as desejadas férias. Muitas pessoas aproveitam esse período para relaxar e renovar as energias. Porém, você também pode estudar nas férias.

O mercado de trabalho valoriza os profissionais que buscam se aperfeiçoar, e algumas pessoas só conseguem fazer isso durante o tempo livre. Os cursos ofertados nesse período são bastante concorridos.

Por isso, é necessário um bom planejamento para que você consiga aproveitar bem as oportunidades dessa época. Confira, abaixo, 4 dicas para aumentar suas chances de ter sucesso, estudando nas férias.

1. Estabeleça um cronograma

Você deve separar os momentos de lazer e de estudo. Montando um cronograma e estabelecendo metas diárias será mais fácil de acompanhar o seu avanço durante o período. Dessa forma, você evita a procrastinação e se mantém focado. Tente deixar os finais de semana livres, afinal você também merece um período de descanso.

Há várias formas de fazer isso, como escrever em um calendário de papel as atividades de cada dia ou usar aplicativos digitais. Veja o que você mais gosta e consegue seguir com maior facilidade.

2. Invista em cursos técnicos ou profissionalizantes

Fazer um curso técnico pode ser uma ótima forma de alcançar seus objetivos profissionais. Embora eles tenham uma duração longa, geralmente de dois anos, é possível participar de workshops ou até de cursos intensivos.

Eles abordam assuntos específicos e dão uma noção de como é o curso completo. Também é uma boa opção para quem quer revisar alguns conceitos e se atualizar em um curto período de tempo.

3. Estude um pouco por dia

É importante manter um ritmo de estudo para que você consiga alcançar todas as suas metas. Dessa forma, programe-se para estudar um pouco por dia. Algumas pessoas se empolgam no início, mas logo desistem, fazendo um pouco por dia, é mais fácil manter a motivação.

4. Descubra novas formas de estudar nas férias

O jeito clássico de estudar é abrir um livro em uma escrivaninha e escrever no caderno o aprendizado. Mas hoje, com tantas tecnologias, não precisamos ficar presos a isso, podemos tornar esses momentos mais leves e até divertidos.

Além do material escrito, é possível aprender bastante com filmes e séries sobre determinados assuntos e períodos da história. Outra forma é com vídeos do YouTube. Nessa plataforma você encontra canais que explicam questões complexas de forma fácil e acessível para todos.

Mesmo se você for do time do ensino tradicional, tente mudar um pouco o lugar em que normalmente estuda. Você pode levar os livros para um parque ou biblioteca e aproveitar o momento para conhecer novas regiões da cidade.

Viu como é fácil estudar nas férias? Seguindo nossas dicas, com certeza você vai conseguir atingir suas metas para esse período. Lembre-se de que cada um tem uma forma de aprender e é importante sair da zona de conforto e explorar novas formas de desenvolvimento.

Como abordado, um curso profissionalizante é uma boa forma de expandir seu conhecimento. Quer saber quais as 6 formações em alta no mercado? Então confira nosso post sobre o assunto!

Você também pode gostar
-