O que é visão estratégica? 3 dicas para aplicar já na sua vida

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em visão estratégica? O conceito é normalmente utilizado no âmbito corporativo e, de forma geral, se refere ao planejamento de uma empresa para o futuro. Adotar uma visão estratégica significa pensar no rumo de uma instituição, definindo seus objetivos e traçando as ações necessárias para alcançá-los em um tempo determinado.  

Cada vez mais recrutadores buscam colaboradores com essa qualidade. Afinal de contas, estrategistas são criativos, antecipam tendências e aproveitam as oportunidades do mercado.  

Entretanto, esse conceito não é adotado apenas no meio organizacional. No post a seguir, você vai conhecer 3 dicas para aplicar a visão estratégica em sua vida pessoal e profissional. Acompanhe!

1. Invista em seu desenvolvimento próprio

Antes de mais nada, você precisa saber que desenvolver uma visão estratégica exige sair da zona de conforto. Muitas vezes o comodismo, juntamente com uma visão retrógrada sobre as coisas, impede nosso progresso em diversos setores. Por isso, aconselhamos que você abandone velhos hábitos e abra os olhos para o novo.

Em seguida, foque em seu crescimento profissional. Procure cursos que desenvolvam e aprimorem vários aspectos de sua comunicação e, principalmente, sua liderança. Aproveite, ainda, para investir na expansão dos seus conhecimentos por meio de leituras.

Estude cases de sucesso, leia biografias de personalidades em ascensão e busque cada vez mais por informações. Conhecimento sempre será algo proveitoso tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

2. Aposte nas relações profissionais

Quando estamos em um ambiente no qual o desenvolvimento é estimulado, todos saem ganhando. Por isso, é interessante que você invista no crescimento das pessoas ao seu redor. Além disso, participe e contribua profissionalmente com seus colegas de trabalho sempre que possível, apresentando ideias ou soluções para as dificuldades do dia a dia. 

Não hesite em criar oportunidades para isso! Dessa forma, você promove uma troca de experiências que permitirá a ampliação de seus horizontes e, sobretudo, o conhecimento de novos caminhos para alcançar o seu sucesso e o das pessoas que estão ao seu lado. Pense que, de alguma forma, a bagagem profissional do outro pode complementar a sua, e vice-versa.

3. Liste suas prioridades

Você já definiu suas prioridades e sabe onde pretende chegar? Se não, comece a pensar sobre isso! Como você pôde ler no início deste post, a visão estratégica resume-se na capacidade de pensar no futuro, antecipando cenários e definindo percursos e objetivos. Sendo assim, para aplicar o conceito na vida profissional e pessoal, é importante estabelecer metas e, principalmente, as ações que serão tomadas para que você concretize seus sonhos.

E atente-se a isto: adotar uma visão estratégica não significa que você deva traçar um plano rígido e manter-se fiel a ele até o final. Eventualmente, podem ser necessários alguns ajustes e mudanças de rotas. Um bom estrategista sabe reconhecer isso e estará pronto para mudar seus planos, caso precise.

No post de hoje você aprendeu o que é visão estratégica e descobriu como o conceito pode se tornar aliado em sua vida profissional e pessoal. Com as 3 dicas apresentadas no artigo, acreditamos que conseguirá desenvolver seu lado estrategista, se destacar no mercado de trabalho e conquistar objetivos pessoais

Se você tem mais alguma sugestão para desenvolver o conceito de visão estratégica, deixe um comentário para nós. Queremos saber sua opinião sobre o assunto!

Você também pode gostar
-