Quais as vantagens dos cursos de curta duração? Saiba aqui!

6 minutos para ler

O mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos e está cada vez mais exigente e competitivo. As empresas, e seus respectivos recrutadores, buscam profissionais antenados, superqualificados e que prezem pelo desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo. Por isso, torna-se essencial compreender o panorama atual do mercado para identificar o que ele exigirá a seguir.  

A verdade é que, muitas vezes, não se pode perder tempo — é preciso atualizar-se com velocidade para estar à frente de outros candidatos em processos seletivos, obter destaque e conquistar boas oportunidades.

Nesse sentido, apostar em cursos de curta duração é uma excelente opção para preencher as lacunas do conhecimento e adquirir novos saberes. Os benefícios não param por aí — a modalidade de ensino tem muito mais a oferecer.

Neste artigo, você vai conhecer algumas vantagens dos cursos de curta duração. Acompanhe!

As vantagens dos cursos de curta duração

O foco no aprendizado direcionado

Um dos atrativos mais interessantes dos cursos de curta duração é o aprendizado direcionado. Isso significa que o ensino será bem específico e você não terá a obrigação de cumprir extensas cargas horárias ou assistir a aulas que não estejam em consonância com os seus objetivos profissionais.  

O baixo investimento

Algumas pessoas adiam os estudos por conta do alto investimento de tempo e dinheiro em graduações e pós-graduações. Por esse motivo, os cursos de curta duração são extremamente vantajosos porque, em comparação com os programas tradicionais oferecidos pelas faculdades, apresentam valores mais acessíveis.

O desenvolvimento de habilidades práticas

Outra vantagem valiosa é o desenvolvimento de habilidades específicas do aluno. Graças a uma abordagem menos teórica e mais objetiva, esses cursos desenvolvem a compreensão de conceitos básicos e essenciais com o intuito de preparar o profissional para uma área de atuação focada.  

O estímulo do networking

Você sabe por que é importante investir em networking? Ampliar a sua rede de contatos é uma ótima maneira para conhecer novas pessoas do seu nicho profissional, expandir horizontes, trocar experiências e, talvez, aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Ao matricular-se em um curso de curta duração, isso será possível. Afinal, você terá meios para estabelecer relações que podem ser primordiais para o seu amadurecimento profissional e pessoal. Bacana, não é?

O aperfeiçoamento e a valorização do currículo

Lembra-se de que mencionamos no início do artigo a necessidade de destacar-se dos demais para conquistar melhores oportunidades no mercado profissional? Com cursos desse tipo, você conseguirá aumentar consideravelmente as chances de conseguir o trabalho que sempre sonhou — e com um salário bastante satisfatório. 

Saiba que a formação de curta duração valorizará ainda mais o seu currículo. Ela é uma ótima opção para quem está buscando o primeiro emprego ou para quem se formou há pouco tempo. Então, se você concluiu recentemente algum programa de graduação ou pós-graduação, por exemplo, e necessita adquirir um diferencial para sobressair-se em relação aos demais, considere essa capacitação!  

Se você tem receio em relação ao certificado dos cursos de curta duração, pode tranquilizar-se. Grande parte das instituições que disponibilizam essa modalidade de ensino oferece um certificado após a conclusão dos programas. Mas, antes de efetuar a sua matrícula, assegure-se de que receberá o documento, ok?  

A escolha da instituição de ensino certa

Agora que você já conheceu as principais vantagens dos cursos de curta duração para a sua carreira apresentamos algumas dicas para auxiliar na escolha de uma instituição de ensino capaz de garantir uma formação de qualidade e boa colocação no mercado.

Então, antes de mais nada, considere os seguintes aspectos:

Corpo docente

Pesquise a respeito da formação dos professores da instituição — esse aspecto é um indicativo importante para verificar a qualidade da escola e do curso que deseja concluir. Veja se eles têm uma avaliação positiva perante o mercado de trabalho. É possível obter boas informações por meio de uma busca do currículo Lattes desses profissionais.

Avaliação no MEC

Uma rápida pesquisa no site do Ministério da Educação será suficiente para conhecer mais detalhes sobre a reputação da instituição. Esse ponto é importante para evitar problemas no futuro e para que você conheça a avaliação da escola perante o órgão do governo federal.

Missão, visão e valores

Antes de adquirir um produto ou serviço, você tem o costume de ler a missão, a visão e os valores de uma empresa? Acreditamos que esses pontos são essenciais para instituições de ensino e aconselhamos que você conheça a fundo o que está comprando — e também para entender se a escola em questão fornecerá exatamente o que espera.    

Infraestrutura 

Por fim, faça uma visita à escola pretendida. Peça para ver todas as instalações, como salas de aula, biblioteca e laboratórios. O momento é bacana, também, para sentir o clima do local e verificar se você conseguirá adaptar-se a ele.     

Neste conteúdo, você conheceu várias vantagens incríveis dos cursos de curta duração! Conferiu ainda por que a modalidade de ensino é a ideal para quem quer acompanhar as tendências do mercado profissional, deseja qualificar-se com rapidez e de maneira bastante focada. Ademais, descobriu aspectos imprescindíveis que necessitam ser considerados no momento de escolher uma instituição de ensino.

Antes de matricular-se no curso escolhido, no entanto, recomendamos que atente para a ementa dele, tudo bem? É importante ler com cautela todo o conteúdo programático para verificar se ele está de acordo com o seu plano de carreira. Afinal de contas, mesmo que o custo seja consideravelmente mais baixo, o curso exigirá um investimento importante: o seu tempo.

O que acha de falar com colegas de trabalho e amigos sobre a sua pretensão em concluir um curso de curta duração? Busque recomendações de pessoas próximas para certificar-se de que está fazendo a escolha correta. Esse tipo de conversa será essencial para ajudá-lo a escolher uma instituição de ensino de qualidade. 

E aí, você curtiu conhecer os benefícios dos cursos de curta duração? Então, o que acha de descobrir maneiras para destacar-se no mercado de trabalho e atingir todos os seus objetivos profissionais? Conheça agora mesmo cinco dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos! Até mais! 

Você também pode gostar
-