Como fazer um plano de carreira? Aprenda agora!

4 minutos para ler

Quando você pensa sobre seu futuro profissional, o que vem em sua mente? Uma promoção no seu trabalho? A conquista de um cargo de liderança? Uma mudança para outra empresa? Independentemente do que você quer, saber como fazer um plano de carreira é imprescindível para alcançar o que almeja.

O plano de carreira pode ser uma parte importante de sua vida profissional, que será capaz de guiar você até a conquista de seus sonhos. Com ele, será mais fácil definir metas e enxergar com clareza quais as ações necessárias para que você alcance os objetivos pretendidos em curto, médio e longo prazo.

No post de hoje, vamos apresentar 3 dicas valiosas para você elaborar um plano de carreira de maneira simples e prática. Acompanhe a seguir!

1. Pense sobre seu estado atual e o estado desejado

Antes de mais nada, para entender como fazer um plano de carreira, é preciso refletir sobre alguns pontos essenciais de sua vida profissional. Então, avalie se você está satisfeito com a posição que ocupa atualmente na empresa em que trabalha, considere quais atividades te dão mais prazer e quais você não gosta tanto de executar.

Reserve um tempo para praticar o autoconhecimento e pensar sobre as questões que apontamos acima. E, claro, não deixe de anotar suas reflexões! Dessa maneira, será mais simples compreender o que realmente te completa profissionalmente, tudo bem?

Depois de avaliar o seu estado atual, verifique quais objetivos gostaria de alcançar a longo prazo. Assim, voltamos para a pergunta inicial do post de hoje: quando você pensa sobre o seu futuro profissional, o que vem em sua mente? Pense sobre onde pretende estar em 5, 10 anos ou 20 anos.

2. Esteja atento ao mercado de trabalho

Esta é uma parte indispensável para o seu plano de carreira. Antes de traçar suas metas e iniciar, de fato, um planejamento, é interessante pesquisar como está o mercado de trabalho atual para o seu nicho profissional (ou aquele em que você gostaria de investir).

Confira quais são os perfis profissionais mais valorizados pelas empresas, quais habilidades são requeridas nos dias de hoje e identifique as formações necessárias para desempenhar as atividades que você deseja.

Manter-se atualizado é importante para planejar sua carreira de forma mais prática, objetiva e, principalmente, realista. Com isso, você estará conectado com as demandas do mercado e poderá desenvolver, e adquirir, aquilo que ele realmente busca. Pense nisto!

3. Defina suas metas

Depois de reservar um tempo para avaliar sua carreira e pesquisar sobre o mercado de trabalho atual, é hora de determinar as metas que deverão ser traçadas para que você alcance o que deseja profissionalmente.

Talvez seja preciso ampliar seus conhecimentos. Sendo assim, considere investir em um curso profissionalizante, estudar um novo idioma ou, ainda, aprimorar competências. Invista nas ações necessárias para você ter sucesso no que tenciona. Lembre-se, também, de estabelecer um prazo (curto, médio e/ou longo) para a execução dessas ações, certo?

Pronto! Agora você já sabe como fazer um plano de carreira de maneira simples e prática. Então, esperamos que você persista no caminho escolhido, mantenha o foco em suas metas e, o mais importante: acredite em si mesmo. Pode parecer clichê dizer isso, mas a crença em nós mesmos, muitas vezes, é o que nos impulsiona a estar sempre em movimento.

Se você gostou do post de hoje, assine agora nossa newsletter! Assim, você receberá diretamente em seu e-mail todos os nossos conteúdos. Até mais!

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também o e-book Plano de carreira: guia passo a passo para construir o seu que preparamos especialmente para você!

Você também pode gostar
-