Qual o seu perfil profissional? Entenda como identificar!

3 minutos para ler

Você sabe do que é composto o perfil profissional? Ele é o resumo das qualificações, habilidades, competências e experiências de um candidato. Compreender qual o seu perfil profissional é essencial para fazer um planejamento sólido de sua carreira, evitar frustrações futuras e encontrar o seu espaço no mercado de trabalho.

Quer descobrir quais são os perfis profissionais existentes e de que forma você pode identificar o seu? Então, acompanhe o nosso post a seguir!

Conheça as características dos principais perfis profissionais

Cada ser humano é único, com diferentes experiências e com uma personalidade singular. Porém, mesmo assim, existem certos padrões comportamentais comuns dentro de ambientes corporativos, que podem ser agrupados em distintos perfis profissionais. Conheça as características dos principais:

  • cooperativo: interage facilmente com colegas, possui jogo de cintura e grande capacidade de adaptação;
  • comunicador: é objetivo, transparente e comunica-se com eloquência;
  • analítico: perfeccionista, possui capacidade de identificar erros e analisar e controlar riscos;
  • planejador: gosta de organização, é detalhista e aprecia a estabilidade;
  • executor: é prático, realizador e tende a ser impaciente;
  • criativo: pensa de forma diferente dos demais, propõe melhorias e busca eficácia e eficiência;
  • colaborativo: possui grandes chances de ser promovido, pois é proativo e sempre mostra disponibilidade em ajudar os demais;
  • estável: evita imprevistos, não cultiva grandes ambições profissionais e gosta de uma rotina fixa;
  • líder: possui desenvoltura para lidar com pessoas, identifica prioridades, planeja ações e assume responsabilidades.

Descubra qual é o seu perfil profissional

Agora que você já conhece os principais perfis profissionais existentes, assim como suas respectivas características, chegou a hora de descobrir as melhores formas de reconhecer qual é o seu de fato. A seguir, apresentaremos três maneiras para que você faça essa identificação:

Autoconhecimento

Uma das formas mais simples de compreender seu perfil é fazer uma análise pessoal. Comece, por exemplo, perguntando-se o porquê de ter escolhido seguir a sua profissão. Identifique suas motivações, as atividades que mais lhe dão prazer e de que maneira você pode aprimorar suas habilidades e competências.

Powered by Rock Convert

Aposte em avaliações vocacionais

As avaliações vocacionais podem ajudar você a compreender qual o seu perfil profissional. São comumente aplicadas por coaches, que identificarão suas potencialidades e, ainda, indicarão o melhor caminho para que você possa desenvolver-se de forma mais eficaz.

Converse com colegas de trabalho

O olhar de um colega de trabalho pode proporcionar reflexões interessantes e valiosas sobre seu perfil profissional. Sendo assim, peça por uma avaliação e pondere os pontos que forem apresentados.  

Benefícios da identificação do perfil profissional

Gostaríamos de reforçar que a identificação de seu perfil profissional é importante para o planejamento de uma carreira consistente e equilibrada. Lembre-se de que passamos muito tempo de nossas vidas trabalhando. Assim, sentir satisfação nas atividades que executamos é essencial para nos mantermos felizes. Investir neste reconhecimento será benéfico para que você se torne mais criativo, inspirado e, em consequência, produtivo. 

Neste post, você conheceu formas para descobrir qual o seu perfil profissional, além de conhecer os principais perfis existentes. Agora, esperamos que você encontre o caminho certo para tornar-se muito mais realizado e consciente de quem realmente é e do que deseja para si mesmo.  

Gostou do artigo de hoje? Então, compartilhe nos comentários abaixo suas reflexões sobre o assunto. Queremos saber a sua opinião!

Você também pode gostar

Os comentários estão fechados.

-