Saiba como lidar com a falta de produtividade no trabalho
A baixa produtividade no trabalho pode ser causada por uma série de fatores – distração, desorganização, sobrecarga, falta de planejamento etc. – que prejudicam o desempenho do profissional. Por isso, é muito importante entender como lidar com esse problema e buscar solucioná-lo para apresentar bons resultados para a empresa.
Mesmo que pareça difícil, pequenas mudanças na sua rotina são o suficiente para aumentar o rendimento e trabalhar com mais qualidade. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você lidar com a falta de produtividade no trabalho. Boa leitura!
Entenda as causas da baixa produtividade
Uma das melhores formas de acabar com a baixa produtividade no trabalho é entender os motivos pelos quais ela ocorre. Entre as opções, estão:
- insatisfação profissional;
- desgaste físico e emocional;
- pressão em excesso;
- problemas pessoais;
- falta de motivação.
Independentemente do problema, o ideal é reconhecê-lo e buscar caminhos para solucioná-lo. Caso tenha dificuldades nesse sentido, uma boa dica é buscar auxílio profissional ou mesmo cursos de capacitação para aprender mais e, claro, se motivar.
Utilize métodos para gerenciar o tempo
Existem diversos métodos que podem ser usados para gerenciar e otimizar o tempo. Confira algumas opções:
- método Getting Things Done (GTD);
- método Fly Lady;
- método KonMari;
- metodologia de Ivy Lee;
- Técnica Pomodoro.
Busque conhecer cada um deles e identifique o mais adequado para a sua rotina. Com isso, será mais fácil determinar objetivos, listar tarefas, estabelecer prioridades e eliminar o excesso de distrações.
Tenha uma rotina organizada
Aprender a ter uma vida organizada é fundamental para quem precisa ser mais produtivo. Isso não inclui apenas organizar suas tarefas e prazos, mas também seu ambiente de trabalho. Por isso, mantenha sua mesa, documentos e arquivos no computador organizados. Pode parecer complicado no início, mas essa atitude vai ajudar a acabar com a procrastinação e a aumentar a produtividade.
Desse modo fica mais fácil localizar o que você precisa e executar as tarefas mais rapidamente. Com o tempo você perceberá que essa organização tenderá a se estender também para a sua rotina pessoal.
Mantenha a saúde em dia
A saúde também está diretamente ligada à produtividade, pois a falta de disposição física e mental pode afetar a memória, a atenção e a concentração. Por isso, é importante se alimentar adequadamente, fazer exercícios físicos e manter uma boa rotina de sono.
Atitudes positivas, que ajudam a manter a saúde e a disposição, são fundamentais para o organismo funcionar corretamente e manter a motivação. Além disso, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar liberados durante a prática de atividades físicas, por exemplo, ajudam a provocar boas emoções a respeito do trabalho.
Faça pausas entre as atividades
Por mais ocupado que você esteja é importante dedicar alguns minutos entre as atividades para descansar. Forçar o seu corpo a trabalhar ininterruptamente pode ser prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a sua produtividade no trabalho. Fazer pequenas pausas ajuda a concentrar melhor nas tarefas. Quando você voltar, perceberá que é mais fácil identificar seus erros e encontrar soluções para os problemas.
Além dessas dicas, você pode utilizar softwares e aplicativos para ajudar a organizar a rotina e aumentar a produtividade no trabalho. O Trello e o Evernote, por exemplo, são opções gratuitas que ajudam a organizar ideias e priorizar projetos, elevando o rendimento nas atividades diárias.
Gostou das nossas dicas? Quer receber mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!