Saiba como lidar com a falta de produtividade no trabalho

A baixa produtividade no trabalho pode ser causada por uma série de fatores distração, desorganização, sobrecarga, falta de planejamento etc.  que prejudicam o desempenho do profissional. Por isso, é muito importante entender como lidar com esse problema e buscar solucioná-lo para apresentar bons resultados para a empresa.

Mesmo que pareça difícil, pequenas mudanças na sua rotina são o suficiente para aumentar o rendimento e trabalhar com mais qualidade. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você lidar com a falta de produtividade no trabalho. Boa leitura!

Entenda as causas da baixa produtividade

Uma das melhores formas de acabar com a baixa produtividade no trabalho é entender os motivos pelos quais ela ocorre. Entre as opções, estão:

• insatisfação profissional;
  • desgaste físico e emocional;
  • pressão em excesso;
  • problemas pessoais;
  • falta de motivação.

Independentemente do problema, o ideal é reconhecê-lo e buscar caminhos para solucioná-lo. Caso tenha dificuldades nesse sentido, uma boa dica é buscar auxílio profissional ou mesmo cursos de capacitação para aprender mais e, claro, se motivar.

Utilize métodos para gerenciar o tempo

Existem diversos métodos que podem ser usados para gerenciar e otimizar o tempo. Confira algumas opções:

• método Getting Things Done (GTD);
  • método Fly Lady;
  • método KonMari;
  • metodologia de Ivy Lee;
  • Técnica Pomodoro.

Busque conhecer cada um deles e identifique o mais adequado para a sua rotina. Com isso, será mais fácil determinar objetivos, listar tarefas, estabelecer prioridades e eliminar o excesso de distrações.

Tenha uma rotina organizada

Aprender a ter uma vida organizada é fundamental para quem precisa ser mais produtivo. Isso não inclui apenas organizar suas tarefas e prazos, mas também seu ambiente de trabalho. Por isso, mantenha sua mesa, documentos e arquivos no computador organizados. Pode parecer complicado no início, mas essa atitude vai ajudar a acabar com a procrastinação e a aumentar a produtividade.

Desse modo fica mais fácil localizar o que você precisa e executar as tarefas mais rapidamente. Com o tempo você perceberá que essa organização tenderá a se estender também para a sua rotina pessoal.

Mantenha a saúde em dia

A saúde também está diretamente ligada à produtividade, pois a falta de disposição física e mental pode afetar a memória, a atenção e a concentração. Por isso, é importante se alimentar adequadamente, fazer exercícios físicos e manter uma boa rotina de sono.

Atitudes positivas, que ajudam a manter a saúde e a disposição, são fundamentais para o organismo funcionar corretamente e manter a motivação. Além disso, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar liberados durante a prática de atividades físicas, por exemplo, ajudam a provocar boas emoções a respeito do trabalho.

Faça pausas entre as atividades

Por mais ocupado que você esteja é importante dedicar alguns minutos entre as atividades para descansar. Forçar o seu corpo a trabalhar ininterruptamente pode ser prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a sua produtividade no trabalho. Fazer pequenas pausas ajuda a concentrar melhor nas tarefas. Quando você voltar, perceberá que é mais fácil identificar seus erros e encontrar soluções para os problemas.

Além dessas dicas, você pode utilizar softwares e aplicativos para ajudar a organizar a rotina e aumentar a produtividade no trabalho. O Trello e o Evernote, por exemplo, são opções gratuitas que ajudam a organizar ideias e priorizar projetos, elevando o rendimento nas atividades diárias.

Gostou das nossas dicas? Quer receber mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!