3 dicas certeiras sobre como mudar de profissão

3 minutos para ler

Dar o primeiro passo rumo a qualquer mudança significativa dá um frio na barriga tremendo, não é? Ainda mais se existe a vontade de seguir outros caminhos e encarar uma carreira profissional completamente nova. Acredite — esse receio é completamente normal.

O comodismo, a frustração e a insatisfação nos levam a tomar atitudes drásticas que, a longo prazo, se tornam prejudiciais. Por esse motivo, é preciso avaliar bem a sua situação atual e traçar uma estratégia consistente antes de agir por impulso e jogar tudo para o alto.

Com o objetivo de ajudar você a tomar as melhores decisões, listamos a seguir três dicas certeiras sobre como mudar de profissão. Confira!

1. Analise se é o momento certo

Você sabia que muitas pessoas partem para outras carreiras principalmente por conta da insatisfação? É esse sentimento que impulsiona muitos profissionais a realizar uma transição. E ele pode ser causado por diversas situações, como relacionamentos desgastados com colegas ou ainda um clima organizacional negativo. 

É preciso considerar que essas questões podem ser passageiras e talvez resolvidas com uma boa conversa com seus superiores. Entretanto, se a insatisfação se relaciona com suas atividades diárias, sua vocação e seus propósitos profissionais, dificilmente as coisas mudarão de cenário. 

Por isso, recomendamos que racionalize o momento para buscar as respostas corretas. Comece o processo perguntando-se: 

  • qual a razão verdadeira de sua insatisfação;
  • se existe a disposição para mudar seu padrão de vida durante a transição;
  • se é possível partir para outro emprego sem mudar de área;
  • veja se é necessário realizar novos cursos para especializar-se;
  • avalie se você está realmente pronto para uma mudança profissional. 

2. Aposte no autoconhecimento 

Uma maneira efetiva para compreender como mudar de profissão é apostar no autoconhecimento. A partir dele, você encontrará respostas para as maiores dúvidas que inquietam sua mente e prejudicam sua vida pessoal e profissional. 

E esse exercício não é uma mera etapa. É um processo constante e que deve ser efetuado diariamente. Antes de atirar-se ao desconhecido, conheça a si mesmo e explore seus valores, desejos e inspirações. Com isso, as certezas virão!

3. Esqueça o medo 

Às vezes o que nos impede de andar para frente é o medo. Medo do fracasso, medo de não ser bom o bastante, medo de não aguentar as pressões. Saiba que esse sentimento pode lhe custar boas chances no mercado de trabalho. 

Errar é natural. Nem sempre as coisas que planejamos acontecem como desejamos. Mas, muitas vezes elas podem dar certo e o resultado é surpreendente. Se você abandonar seus receios, pensar positivo e encarar de peito aberto novos desafios, poderá encontrar a satisfação profissional.

Gostou de nossas dicas sobre como mudar de profissão? Antes de iniciar a jornada, não tenha pressa: pesquise o mercado de trabalho, converse com profissionais que passaram pelas mesmas adversidades e, se decidir pela mudança, invista em um plano de carreira — ele poderá lhe ajudar bastante!

Se você já realizou a transição de sua carreira e atingiu a realização profissional, compartilhe sua experiência conosco. Deixe-nos um comentário e conte-nos como foi conquistar o emprego dos seus sonhos!

Você também pode gostar
-