4 dicas para melhorar sua imagem profissional

3 minutos para ler

Em vários setores da vida, o ideal é não dar tanta atenção ao que outras pessoas pensam a seu respeito, mas o campo profissional não é um deles. Para disputar espaço no mercado de trabalho, a maneira como você se apresenta importa muito, o que comprova a necessidade de buscar formas de melhorar sua imagem profissional.

Contudo, não pense que isso está relacionado apenas a aparência estética. O seu comportamento também é observado e pode ser decisivo em um processo de recrutamento e seleção ou, até mesmo, na hora de conquistar uma promoção no trabalho.

Por isso, se você quer saber como é possível melhorar sua imagem profissional, confira as dicas que preparamos para lhe ajudar!

1. Seja pontual

Embora o senso comum diga que o brasileiro não é muito pontual, sempre tenha o cuidado de contrariar essa afirmação. Chegar atrasado, principalmente em situações formais, é visto como um sinal de irresponsabilidade e falta de compromisso.

Às vezes, algum imprevisto torna o atraso inevitável; caso aconteça, procure justificar a demora assim que for possível. O importante é que não seja algo recorrente, pois isso será considerado uma característica muito prejudicial para a sua imagem.

2. Demonstre proatividade

O mercado atual necessita de pessoas com atitude. As empresas já não querem funcionários que apenas obedeçam às ordens, elas buscam profissionais capazes de atuar em prol do crescimento da corporação, tendo a iniciativa de identificar e solucionar problemas.

Powered by Rock Convert

Assim, você precisa sair da zona de conforto, aceitando desafios e atividades diferentes das que fazem parte da rotina. Isso vai melhorar a sua visão do negócio e, consequentemente, abrir portas na carreira.

3. Adapte-se ao mercado

As mudanças que acontecem o tempo todo no mercado de trabalho exigem profissionais capazes de se adaptar. Do contrário, o mercado vai continuar avançado e você ficará para trás.

Em vista disso, é imprescindível atentar a essas mudanças e traçar estratégias para se adequar a elas. Fazer cursos de desenvolvimento profissional, por exemplo, é uma ótima maneira de qualificação para encontrar novas e melhores oportunidades no mercado.

4. Seja organizado

Assim como cuidar da aparência é importante, zelar pelo ambiente de trabalho também ajuda a melhorar sua imagem profissional. Um ambiente organizado passa a impressão de que você tem tudo sob controle, sem dificuldades em exercer todas as funções.

Caso manter essa organização seja uma dificuldade, crie o hábito de fazer uma arrumação regularmente, de modo que a bagunça não se acumule. Pode ser, por exemplo, ao final do expediente, logo antes do fim de semana. Desse jeito, quando retornar, sempre começará com o seu ambiente de trabalho organizado.

Outros hábitos contribuem para melhorar sua imagem profissional, como tratar as pessoas com polidez e manter o otimismo, mesmo diante dos obstáculos da rotina de trabalho. Por meio de atitudes assim, você mudará positivamente a forma como é visto e, com a ajuda disso, atingir novos patamares na sua carreira.

As nossas dicas foram úteis para você? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como deixar o currículo mais atraente para os recrutadores!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-