Confira 5 dicas para fazer um currículo campeão!
Diariamente, as empresas recebem vários currículos de pessoas em busca de uma vaga de emprego. Para que você não seja apenas mais um, é necessário se diferenciar dos demais e despertar a atenção dos recrutadores.
Geralmente, esse documento é o primeiro contato entre você e a empresa que deseja trabalhar. Há várias formas de fazê-lo, e, atualmente, as pessoas estão preocupadas em como fazer um currículo criativo para se destacar no mercado de trabalho.
Por isso, reunimos 5 dicas para tornar esse processo mais simples. Quer saber quais são? Continue lendo!
1. Seja simples e direto
Um bom currículo precisa ter informações precisas e diretas. Portanto, não se esqueça das informações básicas, como: nome completo, endereço, forma de contato, sua formação e experiências anteriores.
Esses dados devem ser apresentados de forma sucinta, afinal, seu recrutador tem vários documentos para avaliar todos os dias. Dessa forma, tente condensá-los em uma a duas páginas de papel A4.
2. Capriche no design
O currículo tradicional, geralmente, é uma folha de papel branca com letras pretas. Todavia, você pode apostar em pequenas mudanças que causam impacto em quem está lendo.
Por exemplo, você pode utilizar fontes de letra diferentes para tópicos específicos que você deseja ressaltar. Só tenha cuidado para não enfeitar demais o documento e causar uma impressão negativa.
Lembre-se de que a maioria das empresas ainda é bastante formal nesse aspecto. Outro detalhe que você deve se preocupar é se o currículo impresso ficará na forma que você deseja. Assim, você garante que todas as informações serão lidas.
3. Organize o texto em listas
Usar listas em vez de texto corrido vai ajudar o recrutador a encontrar as informações que mais interessam sem precisar passar por enormes blocos de palavras. Tente, ao máximo, facilitar a leitura do seu currículo. Lembre-se que o recrutador é responsável por analisar inúmeros documentos similares e o seu é apenas mais um no meio da pilha.
Sugerimos que preferencialmente não utilize colunas. Atualmente existem softwares de leitura de currículos para facilitar a vida dos recrutadores, mas esses sistemas tem dificuldade de ler e interpretar arquivos que possuem elementos gráficos ou colunas. Você quer que os sistemas de computador que realizam esse tipo de atividade selecionem seus dados como relevantes, não é mesmo?
4. Seja original
Há vários modelos de currículo na internet, desde os mais tradicionais até os mais “diferentões”. Não há mal em utilizá-los para ter uma base de como fazer esse documento.
Tente passar um pouco da sua personalidade para ele colocando alguns detalhes pessoais. Essa dica se aplica, principalmente, se você estiver procurando um cargo em agências de comunicação ou publicidade.
Nesse momento, você já pode mostrar o seu estilo de criação. Se você tiver um portfólio, é interessante criar algo que se conecte com ele, como se o seu currículo fosse uma extensão.
Cabe ressaltar que áreas como comunicação ou design pressupõem certa liberdade na apresentação do currículo enquanto que em outras, mais tradicionais, talvez seja melhor seguir o padrão.
5. Informações atualizadas e relevantes
Lembre-se que menos é mais: escolha uma fonte tradicional e de cor preta. O importante é passar informações consistentes, confiáveis e com o máximo de objetividade e clareza.
Agora você já sabe como fazer um currículo assertivo que que desperte a atenção dos recrutadores. Sempre inclua informações atualizadas, verdadeiras e relevantes. Dessa forma, você vai estabelecer uma relação de confiança desde o início.
Seguindo essas dicas você garante que seu currículo levará você até a próxima fase do recrutamento com um documento bem estruturado e que chame a atenção dos empregadores. Lembre-se: faça um currículo claro, simples e resumido!
Você gostou das nossas sugestões? Conhece mais pessoas que precisam saber dessas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a conquistar a vaga desejada!
Os comentários estão fechados.