4 dicas para se dar bem num processo seletivo interno

Muitos profissionais desejam crescer na carreira, seja por meio de uma promoção ou apostando em novas áreas dentro da empresa. No entanto, para conseguir essa vaga é preciso se esforçar e estar preparado para as etapas do processo seletivo interno.

Não há uma fórmula mágica para se dar bem nessas situações, mas algumas ações e ferramentas aumentam bastante as chances de sucesso. Confira abaixo 4 dicas que podem ser decisivas no seu processo seletivo interno!

1. Atualize-se sobre a nova vaga

Uma das primeiras ações que você deve tomar ao aplicar para uma nova vaga é conhecê-la bem. Pesquise quais as atribuições do cargo, salário e, principalmente se você está mudando de área na empresa, seus requisitos.

Tenha em mente como você se alinha aos objetivos da companhia e exponha isso nas etapas da seleção. Lembre-se que a forma como você se posiciona pode ser decisiva para que seja escolhido ou não para o cargo.

2. Use metodologias para falar sobre suas experiências

Durante o processo seletivo interno, é provável que seu recrutador queira saber sobre suas experiências, qualidades e outros aspectos de sua vida profissional. Falar sobre isso de forma engessada e com auto-elogios não é a melhor estratégia!

É importante que você contextualize suas experiências. Qual era o problema? Como você resolveu? Quais foram os ganhos? Para isso, é possível utilizar a metodologia STAR (que compreende Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Por exemplo, se você implementou um novo processo na sua empres,a fale sobre qual era a situação anterior, quais as tarefas e ações que você desenvolveu e o resultado obtido.

A metodologia pode ser utilizada para preparar seu currículo. Dessa forma, você valoriza suas vivências profissionais e torna mais fácil para o recrutador entender como você pode contribuir no novo cargo.

3. Utilize linguagem adequada na entrevista

A entrevista é uma etapa importante do processo seletivo interno. Para se destacar, é importante que você fique tranquilo e esteja bem preparado para falar sobre sua carreira, suas conquistas e seu desenvolvimento dentro da empresa.

Mesmo que você já esteja há anos na empresa e conheça bem seu entrevistador, é essencial usar uma linguagem adequada. Você estará em uma entrevista de emprego e, como tal, deve evitar informalidades.

4. Desenvolva seu autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante para o crescimento pessoal e profissional. Desenvolvê-lo vai ajudá-lo a ter seus objetivos mais claramente e, assim, você vai conseguir apresentá-los de forma mais fluida e interessante.

Experimente contar a história da sua carreira profissional fazendo elos entre os momentos profissionais e acadêmicos. Dessa forma, você adiciona propósito e chama mais atenção à sua narrativa.

O processo seletivo interno pode ser uma etapa importante para você conseguir uma promoção. Esperamos que você coloque nossas dicas em prática e alcance sucesso profissional. Lembre-se de ficar calmo e valorizar o trabalho que você desenvolveu até hoje. Faça isso de forma interessante, utilizando ferramentas como a STAR e colocando fatos pessoais para contextualizar suas escolhas.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também um dos e-books que preparamos especialmente para você: