A entrevista de emprego é algo que todos que estão no mercado de trabalho têm de enfrentar — seja procurando o primeiro posto ou um reposicionamento. Algumas pessoas temem essa etapa, pois não sabem como se preparar bem para a entrevista. E, de fato, isso é importante.

Trata-se da oportunidade de convencer o recrutador de que você é a melhor escolha para o cargo pretendido. Por isso, é fundamental se preparar e saber tudo o que pode surgir nesse momento. Então, quer saber quais são as perguntas frequentes em entrevista de emprego? Pois é disso que trataremos neste post! Continue lendo e confira:

1. “Quais são suas qualidades e seus defeitos?”

Essa pergunta serve para que você possa expor abertamente os seus pontos fortes e fracos — o que pode ser complicado para algumas pessoas, pois nem todos têm autoconhecimento suficiente para isso.

No geral, fuja dos clichês — como falar que o seu maior defeito é “ser perfeccionista”, por exemplo. Isso só passa a ideia de que você não sabe responder a pergunta.

Não há nenhum problema em ter defeitos, afinal, somo humanos. Então, ao expor um ponto fraco, fale também sobre o que você tem feito para melhorá-lo. Já os pontos fortes devem vir acompanhados de um exemplo prático ou de alguma experiência anterior em que eles foram utilizados positivamente.

2. “Por que você quer trabalhar na empresa?”

Esse é o momento de você mostrar que conhece a empresa e sabe como a sua cultura e os seus valores se alinham aos dela. Para isso, pesquise sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas e projetos futuros da companhia.

Entenda a sua área de negócios, o público-alvo, os produtos e serviços oferecidos — enfim, tudo que possa lhe ajudar a responder essa pergunta de forma satisfatória. Se a empresa tiver tido alguma influência na sua vida, também é válido falar sobre isso.

3. “Quais são os seus objetivos de longo prazo?”

Essa pergunta tem ainda outras versões, como “onde você se vê daqui 5 ou 10 anos?”. Seja como for, a ideia é conferir se você tem objetivos que condizem com os da empresa ou se não deseja ficar muito tempo naquele cargo.

Assim, uma boa forma de responder a esse questionamento é demonstrar que você almeja progredir na carreira dentro da companhia, crescendo com ela. Fale também sobre como você deseja se aprimorar, quais cursos pretende fazer e por quê.

4. “Por que devemos contratá-lo?”

Este é o momento de “vender o seu peixe” e mostrar que você é essencial para aquela empresa. Então, valorize as suas qualidades profissionais, aborde os pontos de melhoria daquele negócio e de que forma você pretende atuar neles, para o crescimento da companhia.

Inclusive, mesmo que você ainda esteja iniciando a sua carreira, é possível expor aspectos pessoais importantes nessa hora, como facilidade de trabalhar em equipe, por exemplo. Lembre-se: foque nas suas aptidões, e não naquilo que lhe falta.

Enfim, agora que você já sabe quais são as perguntas frequentes em entrevista de emprego, terá maiores chance de conseguir a vaga almejada! Se ficar atento às nossas dicas, certamente não cometerá nenhum erro nesse momento.

Gostou deste post? Aproveite para se aprofundar no assunto e confira também quais são os 5 principais erros cometidos em entrevistas de emprego!

Escola São Pelegrino
Autor

A Escola São Pelegrino tem como objetivo oportunizar ao mercado o conhecimento teórico e prático, na formação profissional, a fim de participar do crescimento.

Escreva um comentário