Análise SWOT pessoal: entenda o que é e como fazer
A análise SWOT pessoal é uma adaptação da metodologia SWOT. Nesse caso, em vez de ser aplicado em empresas, o método é utilizado para fazer uma avaliação estratégica e entender melhor o potencial de um indivíduo.
A primeira parte é direcionada ao entendimento das questões relacionadas às características pessoais. As demais, consideram o ambiente externo e sua interferência no desenvolvimento humano. A análise é benéfica para ajudar a fazer seu currículo, se preparar para uma entrevista, identificar hábitos e mudar de carreira.
Continue a leitura e entenda como fazer a análise SWOT pessoal.
Strengths (forças)
Essa etapa representa seus talentos, competências e habilidades. É aquilo que representa seus pontos fortes, suas características usadas para se desenvolver e construir seus resultados. Algumas perguntas que ajudam a identificar esse potencial são:
- O que tenho de dom, qualidade e talento?
- De que forma minhas qualidades podem me ajudar a crescer na vida?
- O que faço de especial e quais são meus valores éticos?
- Como posso me destacar e o que eu tenho que me torna um ser humano único?
Weaknesses (fraquezas)
Representa tudo o que enfraquece e bloqueia o seu potencial, limitando o seu crescimento e impedindo seu avanço no campo pessoal e profissional — são, também, pontos de melhoria. Para conhecer seu campo de ação, questione-se:
- Quais são os seus pensamentos e as suas crenças limitantes?
- Como algumas atitudes prejudicam o seu crescimento?
- O que me deixa desconfortável comigo mesmo?
- Quais ações me impedem de ser mais realizado, feliz e próspero?
- O que faz com que eu me sinta desmotivado e abandone meus projetos?
Opportunities (oportunidades)
Esse é um dos pontos mais importantes da análise SWOT pessoal, pois apresentam suas chances reais de evoluir. Para isso, é necessário identificar em que áreas você deve buscar crescer e se desenvolver, seja na carreira, seja no aspecto financeiro, nos conhecimentos ou nos relacionamentos afetivos e familiares.
Se a mudança que você busca está no âmbito profissional, procure fazer as seguintes questões:
- Tenho chances reais de crescer na empresa na qual trabalho?
- Tenho uma mente empreendedora?
- Quais habilidades profissionais preciso desenvolver em curto prazo?
- Tenho visão de futuro e sei aonde quero chegar?
Threats (ameaças)
Não é correto ignorar ideias e comportamentos que podem ameaçar nosso sucesso e felicidade. Por isso, é fundamental conhecer de forma detalhada tudo o que pode impedir o alcance efetivo dos nossos objetivos pessoais. Para isso, tente fazer as seguintes perguntas:
- Tenho domínio das habilidades e dos conhecimentos que podem ajudar em meu crescimento?
- Quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar minha evolução?
- Sou proativo e disposto a aprender novas coisas e, mesmo em momentos de dificuldades, consigo enxergar meus desafios como oportunidades?
- Quais pontos da minha personalidade podem ser negativos para os meus resultados a curto, médio e longo prazo?
- O que pode atrasar o meu sucesso pessoal e profissional?
Uma boa análise SWOT pessoal é fundamental para planejar a carreira de forma mais efetiva. Essa ferramenta permite aos profissionais definir os melhores caminhos para alcançarem os seus objetivos. Isso significa maior produtividade e autonomia, já que você se torna o principal responsável pelos avanços na carreira.
Gostou das dicas? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para receber outras informações com exclusividade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!