Curso Técnico: saiba como ele pode acelerar o seu plano de carreira

7 minutos para ler

Alguns jovens sentem dificuldade em decidir sua carreira após o ensino médio. É um período de muitas mudanças e incertezas. Por isso, a escolha de um curso de longa duração, como no caso das graduações, pode não ser feita de maneira correta, levando a decepções no futuro.

Optar pelo Curso Técnico é uma excelente alternativa, as aulas são mais práticas e voltadas para as atividades que o profissional irá realizar no dia a dia.  Isto proporciona rápido entendimento da área escolhida e tranquilidade ao jovem aprendiz.

Ainda, com uma Formação Técnica é possível aumentar sua renda, em média, 18% e entrar no mercado de trabalho mais cedo do que aqueles que optam por cursos com duração média de 4 a 5 anos.

Por isso, muitos jovens estão buscando o Curso Técnico para dar continuidade aos estudos após o ensino médio. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre esse assunto. No post abaixo trazemos informações importantes para você. Confira!

Como funcionam os Cursos Técnicos?

Esse tipo de formação tem duração média entre 1 e 2 anos e meio, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Em algumas instituições, ele pode ser feito em conjunto com o ensino médio, mas muitos jovens preferem realizá-lo após a conclusão deste.

Nesse período, o aluno vai ter contato com os assuntos mais importantes para aquela carreira. Há disciplinas teóricas mas também diversas práticas e, ao final do curso, o aluno faz um estágio para ter contato com o mercado de trabalho e/ou trabalho de conclusão de curso – dependendo do plano curricular. Essas são algumas características que atraem os jovens ao Curso Técnico.

Como ele pode ajudar a acelerar sua carreira?

O Curso Técnico garante o ingresso do aluno mais rapidamente no mercado de trabalho. Isso porque muitos alunos, ao se matricularem, já conseguem participar de estágios remunerados. Ainda, estima-se que 70% dos alunos formados conseguem emprego após o primeiro ano de conclusão.

Ou seja, a maioria dos concluintes termina o curso já com uma vaga de trabalho. Isso é muito importante, pois impulsiona sua independência financeira. Além disso, aumenta as chances de progredir na carreira dentro da empresa que por ventura já esteja trabalhando.

Embora a maior parte dos estudantes dos Cursos Técnicos seja jovem, pessoas já formadas atuando em suas profissões ou que querem mudar de carreira podem fazer esses cursos. Como eles são bastante voltados para a prática, podem auxiliá-lo a ficar por dentro das novidades da área em questão.

Quais as vantagens de fazer uma Formação Técnica?

Esse tipo de formação tem vários aspectos positivos. Abaixo, trazemos algumas das vantagens que o Curso Técnico proporciona para os alunos, impulsionando suas carreiras.

1. Conhecimento sobre a área de atuação

Se você ainda não tem certeza sobre qual área você quer atuar profissionalmente, esse tipo de curso  proporciona muitas experiências em aulas práticas, saídas a campo, visitas técnicas, conversa com profissionais convidados para falar do seu dia a dia profissional e isso gera experiências enriquecedoras.  Como ele é focado no desenvolvimento de habilidades práticas, você vai poder julgar mais facilmente se quer trabalhar de fato naquela área ou não.

Já pensou fazer um Técnico em Administração e já conseguir estágio em uma grande empresa? Ter contato com profissionais experientes e que estão nessa área há anos? Com certeza, isso seria uma vivência marcante no início da sua trajetória profissional.

Além disso, torna a decisão de carreira mais acertada, pois você verá na prática se tem vocação para aquela profissão. O curso também oferece contato com novos conhecimentos e um amplo campo de oportunidades de atuação profissional, como as áreas de saúde, meio ambiente e gestão.

2. Valores reduzidos

A educação é um investimento na sua carreira. Por isso, você deve levar o custo do Curso Técnico em conta. Eles são mais rápidos e acessíveis do que os cursos de graduação, se encaixando melhor no seu orçamento pessoal. Além disso, possuem material didático mais barato e que podem ser utilizados por mais tempo. 

O retorno do seu investimento também será mais rápido do que em comparação com um curso superior. Em pouco tempo você estará formado e com seu Diploma nas mãos e os salários para os profissionais da área técnica em geral são atrativos e elevados. Esse é um dos principais motivos que leva o jovem a optar por essa formação.

3. Chance de passar em um concurso público

Se você está buscando um emprego estável com boa remuneração, os concursos públicos podem ser uma boa escolha. A procura por profissionais com formação técnica específica também tem crescido nesse meio.

As vagas estão distribuídas em todas as esferas do governo, desde o nível municipal até ao federal. Os salários podem chegar a valores altos, comparáveis a algumas profissões de nível superior.

Os alunos que fazem Curso Técnico têm mais chances de passar, já que estarão mais preparados do que outros que só tem ensino médio, principalmente nas provas de conhecimento específico.

4. Equilíbrio entre teoria e prática

Por ser um curso com carga horária enxuta e com ênfase na função exercida pelo profissional no mercado, as disciplinas práticas são importantes para que o aluno saia preparado. Porém, elas são sempre acompanhadas de uma base teórica fornecida por docentes capacitados.

Isso ajuda o estudante a fixar melhor o conteúdo, já que logo após aprender os conceitos de um determinado assunto, ele vê a aplicação deles no dia a dia. Além disso, deixa o profissional qualificado para exercer o ofício no futuro.

O mercado de trabalho aceita muito bem os jovens com essa formação, pois reconhece que eles saem do curso com uma boa bagagem de conhecimentos e prontos para atuar na área escolhida.

5. Fornecimento de base para outras formações

A educação deve ser continuada. Dessa forma, após a conclusão do Ensino Técnico, você deve procurar outras formações. Nesse sentido, o curso pode ser uma possibilidade para quem quer iniciar uma graduação no futuro, realizar outras formações técnicas complementares, desenvolver a liderança, ou aperfeiçoar sua dicção, desinibição e oratória.

No decorrer de sua formação continuada, vários assuntos abordados na formação técnica poderão ser vistos novamente, só que mais aprofundados ou atualizados. Portanto, se você já tiver uma boa base, será mais fácil adquirir novos conhecimentos e serão um diferencial no seu currículo. 

Como você pode notar, seguir uma carreira técnica é bastante vantajosa e o primeiro passo para um futuro profissional de sucesso. As empresas estão valorizando cada vez mais essa formação, tornando os cursos mais populares.

Por isso, é importante buscar uma instituição de ensino séria e que tenha experiência. Dessa forma, você terá acesso a conhecimentos atualizados e novas tecnologias.

Se interessou em fazer o Curso Técnico? Entre em contato conosco e escolha a opção que se adapta melhor aos seus objetivos e necessidades.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também o e-book Guia completo sobre plano de estudo e organização que preparamos especialmente para você!

 

 


Você também pode gostar
-