Curso técnico: saiba como ele pode acelerar o seu plano de carreira

6 minutos para ler

Alguns jovens sentem dificuldade em decidir sua carreira após o ensino médio. É um período de muitas mudanças e incertezas. Por isso, a escolha de uma graduação pode não ser feita de maneira correta, levando a decepções no futuro.

Uma ótima alternativa para o nível superior tradicional é o curso técnico. Com ele, é possível aumentar sua renda, em média, 18% e entrar no mercado de trabalho mais cedo do que aqueles que fazem graduação nas universidades.

Por isso, muitos jovens estão buscando o curso técnico para dar continuidade aos estudos após o ensino médio. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre esse assunto. No post abaixo trazemos algumas informações importantes para você. Confira!

Como funcionam os cursos técnicos?

Esse tipo de curso tem duração entre 1 e 2 anos e abrange várias áreas do conhecimento. Em algumas instituições, ele pode ser feito em conjunto com o ensino médio, mas muitos jovens preferem realizá-lo após a conclusão deste.

Nesse período, o aluno vai ter contato com os assuntos mais importantes para aquela carreira. Geralmente, há disciplinas teóricas e práticas e, ao final do curso, o aluno deve fazer um estágio para ter contato com o mercado de trabalho. Essas são algumas características que atraem os jovens ao curso técnico.

Como ele pode ajudar a acelerar sua carreira?

O curso técnico garante o ingresso do aluno mais rapidamente no mercado de trabalho. Estima-se que 70% dos alunos formados conseguem emprego após o primeiro ano de conclusão.

Ou seja, a maioria dos concluintes termina o curso já com uma vaga de trabalho. Isso é muito importante, pois impulsiona a independência financeira deles. Além disso, aumenta as chances de progredir na carreira dentro da empresa.

Embora a maior parte dos estudantes dos cursos técnicos seja jovem, pessoas já formadas atuando em suas profissões ou que querem mudar de carreira podem fazer esses cursos. Como eles são bastante voltados para a prática, podem auxiliá-lo a ficar por dentro das novidades da área em questão.

Quais as vantagens de fazer um curso técnico?

Esse tipo de formação tem vários aspectos positivos. Abaixo, trazemos algumas das vantagens que o curso técnico proporciona para os alunos, impulsionando suas carreiras.

1. Conhecimento sobre a área de atuação

Se você ainda não tem certeza sobre qual área você quer atuar profissionalmente, esse tipo de curso tem grande chances de ser uma boa experiência. Como ele é focado no desenvolvimento de habilidades práticas, você vai poder julgar se quer trabalhar naquela área ou não.

Já pensou fazer um técnico em administração e começar a trabalhar em uma grande empresa? Ter contato com profissionais que estão nessa área há anos? Com certeza, isso seria uma vivência única na sua vida.

Além disso, torna a decisão de carreira mais acertada, pois você verá na prática se tem vocação para aquela profissão. O curso também oferece contato com novos conhecimentos e um amplo range de atuação profissional, como a área de tecnologia e saúde.

2. Valores reduzidos

A educação é um investimento na sua carreira. Por isso, você deve levar o custo do curso técnico em conta. Eles são mais rápidos e acessíveis do que os cursos de graduação, se encaixando melhor no seu orçamento pessoal.

Powered by Rock Convert

Além disso, possuem material didático mais barato e que podem ser utilizados por mais tempo. Algumas instituições fazem processos seletivos de bolsa de estudo, premiando alunos com alto desempenho.

O retorno do seu investimento também será mais rápido do que com um curso superior. Isso pois as oportunidades de emprego com salários atrativos são mais elevadas. Esse é um dos principais motivos que leva o jovem a optar por essa formação.

3. Chance de passar em um concurso público

Se você está buscando um emprego estável com boa remuneração, os concursos públicos podem ser uma boa escolha. A procura por profissionais com formação técnica específica também tem crescido nesse meio.

As vagas estão distribuídas em todas as esferas do governo, desde o nível municipal até ao federal. Os salários podem chegar a valores altos, comparáveis a algumas profissões de nível superior.

Os alunos que fazem curso técnico têm mais chances de passar, já que estarão mais preparados do que outros que só tem ensino médio, principalmente nas provas de conhecimento específico. 

4. Equilíbrio entre teoria e prática

Por ser um curso menor e com ênfase na função exercida pelo profissional no mercado, as disciplinas práticas são importantes para que o aluno saia preparado. Porém, elas são sempre acompanhadas de uma base teórica fornecida por docentes capacitados.

Isso ajuda o estudante a fixar melhor o conteúdo, já que logo após aprender os conceitos de um determinado assunto, ele vê a aplicação deles no dia a dia. Além disso, deixa o profissional qualificado para exercer o ofício no futuro.

Por isso, o mercado de trabalho aceita tão bem os jovens com essa formação. Pois reconhecem que eles saem do curso com uma boa bagagem de conhecimentos e prontos para atuar naquela área.

5. Fornecimento de base para outras formações

A educação deve ser continuada. Dessa forma, após a conclusão do ensino técnico, você deve procurar outras formações. Nesse sentido, o curso pode ser uma possibilidade para quem quer iniciar uma graduação no futuro.

Vários assuntos abordados no curso serão vistos novamente, só que dessa vez mais aprofundados. Portanto, se você já tiver uma boa base, será mais fácil adquirir novos conhecimentos.

Ademais, ele pode ser um diferencial no seu currículo. Visto que pode proporcionar experiências profissionais antecipadamente. Já pensou entrar na faculdade com carteira assinada e uma boa rede de contatos?

Como você pode notar, seguir uma carreira técnica é bastante vantajoso, e o primeiro passo para um futuro profissional de sucesso. As empresas estão valorizando cada vez mais essa formação, tornando os cursos mais populares.

Por isso, é importante buscar uma instituição de ensino séria e que seja tenha experiência. Dessa forma, você terá acesso a conhecimentos atualizados e novas tecnologias.

Se interessou em fazer o curso técnico? Entre em contato conosco e escolha a opção que se adapta melhor aos seus objetivos e necessidades. 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-