4 dicas imperdíveis de como fazer um planejamento financeiro pessoal para estudar

3 minutos para ler

A educação é um investimento, pois abre diversas portas para oportunidades únicas da vida. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades em custear seus estudos. O planejamento financeiro pessoal para estudar pode ajudá-lo com isso.

Estruturar os gastos é algo quase impossível para diversas pessoas. Porém, há algumas maneiras simples de economizar dinheiro e investir em cursos para o seu desenvolvimento.

Reunimos neste post 4 dicas para que você veja como organizar suas finanças pessoais e, dessa forma, investir nos estudos e no seu crescimento pessoal e profissional. Continue a leitura!

1. Aprenda a gerenciar e controlar seus gastos

Você sabe quanto gasta com cada setor da sua vida? Mapeou o percentual do seu salário que é dedicado às despesas fixas e qual sua margem para situações de emergência? Se sua resposta for não, seu primeiro passo é isso.

Faça um levantamento de tudo o que consome no mês e depois divida os itens em categorias; por exemplo, alimentação, transporte, lazer, saúde, moradia, entre outras.

Com isso, você gerenciará e controlará seus gastos. Dessa forma, será mais fácil cortar aquilo que é desnecessário e aplicar esse dinheiro em investimentos.

2. Faça um orçamento e um plano de ação

Se você sabe qual curso quer fazer, é importante ter um orçamento para que conheça exatamente o quanto precisa economizar e o tempo que levará para conseguir o montante.

Imaginar um valor e não ter um prazo faz com que você postergue ou não trate suas metas com prioridade. O ideal é que você os escreva em um papel de forma clara.

Por exemplo, “fazer um curso de inglês” não é uma meta! “Fazer um curso de inglês no próximo semestre economizando 50 reais por mês” é algo tangível e que você pode acompanhar todos os meses para verificar se está se aproximando do seu objetivo.

3. Aumente sua receita pessoal

Nem sempre é possível economizar uma quantidade significativa mensalmente. Uma forma de conseguir ganhar mais dinheiro é ter rendas alternativas ao salário.

Se você tem uma habilidade que pode ser remunerada, há a possibilidade de abrir seu próprio negócio. Isso pode ser feito com vários tipos de produtos e serviços; desde vender doces até prestar consultoria para colegas.

4. Não saia do planejado

O planejamento financeiro precisa de disciplina e visão estratégica para ter sucesso. É comum que você tenha tentações, como comprar a roupa da moda ou ir àquela festa com os amigos.

Nem sempre você consegue resistir; por isso é importante que adote algumas estratégias para que essas escapadas não comprometam seu objetivo de estudar.

Uma delas é definir o quanto poupará e separar esse dinheiro assim que receber o salário. Dessa forma, os imprevistos não impactarão negativamente suas metas.

Viu como é simples fazer o planejamento financeiro pessoal para estudar? Coloque em prática nossas dicas e, com certeza, conseguirá os recursos para fazer aquele curso que  impulsionará o seu sucesso profissional!

Gostou do nosso post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Você também pode gostar
-