Como manter a motivação profissional antes de trocar de emprego

3 minutos para ler

Manter a motivação profissional em alta é um dos grandes desafios de muitos profissionais — inclusive daqueles que desejam trocar de emprego. Estar motivado ajuda a desempenhar funções do dia a dia com eficiência e qualidade, por isso, essa característica é muito buscada.

Mesmo que você planeje trabalhar em outra empresa ou função, é importante permanecer entusiasmado na ocupação atual. Isso ajuda a garantir o bom desempenho do negócio e lhe dá vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.

Quer saber como conservar a motivação profissional? Então, continue a leitura!

Mantenha a organização

Por mais confuso e desordenado que o seu ambiente de trabalho esteja, não deixe que isso atrapalhe a sua produtividade e muito menos a sua motivação. Para isso, você pode buscar ferramentas de organização para ajudar a colocar seus deveres diários em ordem de relevância.

Depois, defina objetivos diários de trabalho, de forma que as suas demandas não acumulem, e você fique frustrado por esse motivo.

Tente modificar a rotina

Por mais que as suas tarefas sejam bem estabelecidas, isso não significa que o seu cotidiano de trabalho deve ser sempre o mesmo. Uma boa maneira de sair da rotina é implementando novas atividades no seu dia a dia ou aprendendo a realizar suas obrigações de outra forma.

Mesmo que essa questão pareça difícil para quem vai mudar de emprego, converse e pesquise. De repente, seu colega de setor conhece maneiras mais eficazes de fazer a mesma tarefa e pode dar boas dicas.

Powered by Rock Convert

Procure restabelecer a autoconfiança

Esse também é um bom exercício de autoconhecimento. Responda: para executar suas funções, quantas habilidades você precisa usar? Raciocínio, criatividade, organização, foco, escrita, coordenação, aptidões matemáticas e artísticas provavelmente são algumas capacidades que você tem.

Comece a reconhecer que você tem inúmeras características positivas e é capaz de realizar todas as tarefas que chegam até você. A valorização e a autoconfiança são essenciais para se manter motivado na busca por um trabalho.

Busque e ofereça feedback

Feedbacks são importantes em quaisquer circunstâncias, sejam eles negativos ou positivos. Essa é uma forma de entender se o seu trabalho está sendo bem executado. Caso contrário, é necessário apontar sugestões de melhorias para que futuros erros não sejam cometidos.

O objetivo desse parecer é ser construtivo. Por isso, é importante evitar as críticas que não são proveitosas e acrescentar comentários que estimulem positivamente os colegas. Você também pode verificar suas métricas de desempenho, pois elas funcionam como uma forma de avaliar o seu trabalho.

Ao se engajar na evolução do outro e descobrir seus próprios pontos fortes e fracos, você entende o que precisa melhorar para evoluir na carreira. Assim, é mais fácil entrar no novo emprego mais confiante e motivado a dar o seu melhor pelo desenvolvimento do negócio.

Não importa se o seu objetivo é trocar de emprego ou ser promovido, manter a motivação profissional é fundamental para ter avanços na carreira. Se o clima organizacional não está dos melhores, procure fazer alguma atividade que lhe traga prazer — pode ser uma caminhada após o expediente, por exemplo.

Gostou das informações? Então, não deixe de complementar a leitura e conheça 5 métodos de organização para otimizar a sua rotina!

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-