Pensando em trocar de emprego? Saiba o momento certo para fazer isso!

3 minutos para ler

A decisão de trocar de emprego e mudar o rumo da carreira profissional não é fácil. Ela envolve vários fatores, desde financeiros até emocionais, e deve ser tomada com cautela.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração nesse processo para que você não se arrependa. Neste post abordamos alguns deles e também em quais situações você deve considerar trocar de emprego.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais aspectos considerar ao trocar de emprego?

Planos para o futuro

O primeiro aspecto que você deve analisar é se o futuro emprego é compatível com seu plano de carreira. Seu próximo cargo vai deixá-lo mais próximo de onde você quer estar no futuro?

Esse é um motivo bastante significativo para fazer essa mudança, pois ela trará benefícios profissionais em longo prazo. Não necessariamente essa mudança precisa ser para um cargo de maior hierarquia.

Você pode trocar para um emprego em uma posição menor, mas em uma empresa com evoluções mais rápidas no plano de carreira. Ou em uma função que você poderá aprender novas habilidades.

Cenário econômico do país

O Brasil está passando por uma crise econômica e o desemprego atinge mais de 10 milhões de brasileiros. Por isso, é importante analisar qual a situação da nova empresa: ela está crescendo ou sofrendo com a crise?

Vantagens e desvantagens do outro emprego

Algo que ajuda bastante as pessoas a decidirem sobre trocar de emprego ou não é listar as vantagens e desvantagens tanto do seu emprego atual como do próximo.

Dessa maneira, você entenderá o motivo de querer mudar e assim pensará no assunto de forma racional. Não se esqueça de refletir em como essas características impactam no seu plano de carreira.

Quando trocar de emprego?

Falta identificação com a empresa

É importante que você esteja alinhado com a cultura da empresa que trabalha. Essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas não se sentem à vontade nas corporações e acabam não enxergando valor em sua função.

Dessa forma, ao trocar de emprego, tenha isso em mente. Converse com os funcionários, pesquise sobre os valores e princípios da nova empresa. Isso ajuda a identificar se vocês estão alinhados.

Oportunidade financeira

Outro momento em que, normalmente, a troca de emprego ocorre é quando você recebe uma proposta de ganhar um salário maior. Porém, essa não deve ser sua principal motivação para isso.

É preciso contabilizar todos os benefícios que pode ter. Algumas empresas oferecem plano de saúde, vale alimentação, financiamento de cursos, entre outros, que devem ser analisados.

Estagnação na carreira

Se você está há anos na mesma posição, sem avanço ou promoção, talvez seja a hora de trocar de emprego. Essa transformação é necessária para que você saia da zona de conforto e encare novos desafios.

Esses são alguns dos aspectos que você deve levar em consideração ao trocar de emprego. Essa escolha deve ser feita com convicção para que não se arrependa no futuro.

Lembre-se de que o primeiro passo para alcançar seu objetivo profissional é definir seu plano de carreira. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o nosso artigo a respeito.

Você também pode gostar
-