Como se preparar para trocar de emprego na mesma empresa

3 minutos para ler

Após conseguir uma oportunidade e se consolidar na carreira, muitos trabalhadores passam a buscar novos desafios. Nesse momento, há quem pense em trocar de emprego e dar uma guinada na vida profissional. Mas você sabia que não precisa mudar de empresa para isso? Isso porque você pode participar de uma seleção interna.

O recrutamento interno pode ser utilizado pela empresa para que os funcionários que já atuam no setor ocupem uma vaga ociosa. É um processo bastante comum que apresenta algumas vantagens, sendo, por exemplo, mais econômico e assertivo. 

Para o funcionário também pode ser bastante atrativo, principalmente para aqueles que desejam mudar de posição, mas não querem deixar o seu local de trabalho. Quer saber o que considerar nesse processo? Então continue a leitura! 

Analise a oportunidade de crescimento interno

Uma das principais vantagens de trocar de emprego na mesma empresa é a oportunidade de ocupar posições com nível hierárquico maior. Mesmo que o profissional não esteja se candidatando diretamente para um alto cargo, há a possibilidade de que essa nova função tenha um plano de carreira melhor do que a que ele está no momento.

Contudo, é necessário considerar se esse novo posto agregará no seu desenvolvimento profissional. Sendo assim, é importante analisar se a oportunidade é uma chance de progredir na carreira: você será capaz de ampliar seu networking ou de aprimorar soft skils, por exemplo? 

Avalie se o plano de carreira vale a pena 

Um fator essencial a ser considerado ao trocar de emprego é se essa decisão faz sentido dentro do seu plano de carreira. Por isso, avalie os benefícios dessa troca no longo prazo e veja se eles condizem com seus objetivos profissionais.

Powered by Rock Convert

Se a resposta for não, repense sua escolha e busque entender quais as razões estão influenciando na sua vontade de mudança. É provável que após assumir o novo cargo você continue com esse sentimento e queira trocar de emprego novamente   o que não é bem visto pelo mercado de trabalho.

Veja além dos benefícios financeiros 

Aumentar o salário na mesma função nem sempre é simples   ainda mais em tempos de crise econômica. Nesse sentido, outro fator que você deve considerar é o retorno financeiro que a troca de emprego pode proporcionar.

É preciso analisar não só o salário, mas também os eventuais benefícios que você pode obter na nova função. Por exemplo, algumas empresas oferecem cursos para colaboradores de setores estratégicos da empresa, e fazer parte desse grupo pode ser interessante para melhorar suas habilidades profissionais.

Considere os valores da empresa

Por último, você deve analisar se ainda se identifica com os valores da empresa e a missão do novo cargo. Busque ficar atualizado sobre o momento da companhia no mercado de trabalho e entender as expectativas em relação ao seu desempenho nessa posição.

Agora você já sabe como se preparar para trocar de emprego e se candidatar a uma vaga interna. Esperamos que você consiga sair da sua zona de conforto, colocar em prática nossas dicas e ter sucesso no seu novo cargo!

Uma das etapas mais importantes no processo de seleção interna é a entrevista. Quer saber como se preparar melhor para esse momento? Confira nosso post sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-