Como pedir um aumento salarial? Descubra a estratégia ideal

Você demonstra empenho, apresenta dedicação, responsabilidade e comprometimento, mas não tem ideia de como pedir um amento salarial? A insegurança é compreensível e o momento é preocupante. Afinal, você teme colocar o seu emprego a perder e afetar o relacionamento com seu gestor.

Mas, você precisa saber que não há nada de errado em solicitar um reajuste de salário – principalmente quando ele está em consonância com bons resultados, boas atitudes e um trabalho de excelência.

Quer saber como pedir um amento salarial sem que haja qualquer estresse profissional? Então, confira nossas 5 recomendações a seguir!

1. Organize bons argumentos

Antes de mais nada, deixe a impulsividade de lado e reflita sobre as razões de pedir um reajuste salarial. É importante não encarar o momento de forma emocional, planejar-se com antecedência e apresentar argumentos sólidos ao seu chefe.

Você está endividado? Quer comprar um novo apartamento? Saiba que esses motivos não serão válidos durante a conversa. É necessário mostrar de que maneira o aumento de seu salário pode beneficiar a empresa – além de enfatizar quais atitudes e feitos corroboram seu merecimento.

2. Reconsidere sua avaliação de desemprenho

Se você conquistou bons resultados na empresa, e ainda recebeu feedbacks positivos de superiores e colegas, saiba que isso pode ser levado em conta no momento da solicitação. Do contrário, é melhor reconsiderar sua avaliação de desempenho e reavaliar ações e comportamentos.

Talvez seja necessário alcançar outros patamares profissionais antes de pedir por um aumento salarial. Nesse caso, a conversa com o gestor é diferente – peça que ele aponte em quais aspectos você pode melhorar e o que é necessário ser feito para que ganhe mais destaque em sua profissão.

3. Pesquise valores pagos pelo mercado de trabalho

Como mencionado, é preciso reunir bons argumentos para falar sobre seu aumento de salário. Afinal, durante a conversa poderão ser levantados diversos questionamentos acerca de seu pedido.

Para ser mais coerente em sua solicitação, verifique se os valores que pede estão em conformidade com o que é praticado no mercado de trabalho. Não esqueça de considerar a região em que mora e seu nível profissional.

4. Avalie a situação da empresa

Se a empresa passa por um momento de instabilidade financeira, essa não é a hora de pedir um reajuste em seu salário. Se isso estiver ocorrendo, é bem provável que até as contratações e promoções estejam suspendidas por um determinado tempo. Saiba escolher o período mais propício e evite o estresse profissional!

Mas, se está tudo bem e o timing é adequado, agende uma reunião formal com seu chefe e informe com antecedência o motivo da conversa. Entenda que esse assunto não deve ser tratado durante uma festa ou qualquer outra ocasião descontraída.

5. Treine a sua fala

Você reuniu todas as informações necessárias, tem argumentos relevantes e encontrou a ocasião perfeita para discutir seu aumento salarial? Então, para evitar o nervosismo e ansiedade, exercite a sua fala.

Escreva em um papel os pontos que pretende levantar durante a conversa e treine com um familiar, amigo ou até em frente ao espelho. Com o exercício, você estará muito mais confiante e poderá até transmitir mais segurança na fala. Acredite!

Por fim, se mesmo depois de seguir essas dicas você tenha recebido uma resposta negativa, não desanime. Continue executando um bom trabalho, com comprometimento e foco na resolução dos problemas. O seu esforço será recompensado. Mantendo uma postura positiva, você só tem a ganhar.

Viu como pedir um amento salarial não é complicado? Para fazer o pedido, basta reavaliar suas atitudes, elencar bons argumentos e mostrar para a empresa que ela pode se beneficiar ao atender sua solicitação.

Este conteúdo foi vantajoso para você? Então, aproveite para saber quais pontos devem ser considerados ao calcular sua pretensão salarial.