Entenda mais sobre o futuro da educação a distância

Com tantos avanços tecnológicos acontecendo, o meio educacional está em constante transformação. Nesse cenário, o futuro da educação a distância tem se tornado cada vez mais promissor.

A educação a distância (EAD), uma modalidade de ensino na qual o aluno estuda em casa por meio de videoaulas e outros materiais. Permite que estudantes de qualquer local tenham acesso a uma educação de qualidade. Por isso, as novas tecnologias são fundamentais para que a EAD continue a ser aprimorada.

Neste artigo, apresentamos as principais tendências para o futuro da educação a distância, que podem transformar a maneira como os profissionais se preparam para o mercado de trabalho. Então, continue a leitura e fique por dentro desse assunto!

Disseminação dos polos de EAD

O decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que dispõe sobre a educação a distância, flexibilizou as regras para que as instituições de ensino ofereçam cursos nessa modalidade, o que levou a um aumento no número de polos EAD por todo o país. Com isso, a concorrência no mercado também aumentou, obrigando as instituições a buscarem maneiras de se destacar para atrair os alunos.

As consequências dessas mudanças para o público são muito positivas, pois os cursos não podem deixar de incluir estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os recursos tecnológicos são aliados tanto das instituições quanto dos estudantes.

Mobile learning

Os smartphones já são parte da rotina de grande parte da população, que passa várias horas por dia manuseando esses aparelhos. Assim, uma das tendências do futuro da educação a distância é a aprendizagem móvel, na qual esses dispositivos são usados para proporcionar acesso — em tempo integral e em qualquer lugar — aos conteúdos curriculares dos cursos EAD.

Gamificação

A gamificação é o uso de jogos digitais para tornar o momento do estudo mais atraente e divertido. Muitos educadores têm pesquisado como esse recurso pode ajudar não só a atrair os estudantes, mas a realmente proporcionar um aprendizado eficiente. Para quem faz um curso EAD de desenvolvimento profissional, por exemplo, os games podem servir como um treinamento para saber como agir na hora de resolver problemas e tomar decisões.

Inteligência Artificial

O ambiente virtual de aprendizagem é uma parte indispensável da educação a distância. Por esse motivo, é importante que o AVA, como também é chamado, seja aperfeiçoado para proporcionar a melhor experiência ao seu público. O uso da Inteligência Artificial é uma tendência principalmente no atendimento aos alunos por meio de robôs de conversação, que interagem com eles e podem fornecer informações com agilidade e precisão.

Aprendizagem adaptativa

Também conhecida como adaptive learning, é um recurso tecnológico no qual o ambiente ou plataforma virtual de ensino identifica os conteúdos em que o aluno tem mais dificuldade. A partir desses dados, o AVA consegue adaptar as atividades ao nível de aprendizagem de cada aluno, a fim de ajudá-lo a superar essas dificuldades.

Para obter uma boa formação com um curso dessa modalidade é importante encontrar uma instituição de ensino alinhada com as principais tendências do futuro da educação a distância. Nesse sentido, a Escola São Pelegrino oferece cursos que unem conhecimentos teóricos e práticos, agora também no formado EAD, com a mesma excelência dos cursos presenciais.

Quer saber mais sobre as nossas soluções de educação a distância? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a se preparar para o mercado de trabalho!