Por que você deveria fazer um curso de desenvolvimento profissional?

6 minutos para ler

Fazer um curso de desenvolvimento profissional é uma ótima escolha para quem procura boa qualificação em um curto período de tempo. Além disso, esses cursos são focados no aperfeiçoamento e na atualização de áreas específicas, direcionando os alunos exatamente para a carreira que pretendem seguir em suas profissões, o que facilita a rápida inserção no mercado de trabalho.

Por serem mais curtas do que uma graduação — com duração variando de 40 a 430 horas de aulas —, essas formações conseguem oferecer aulas mais atrativas e interativas. Os conteúdos tendem a ser mais didáticos e dinâmicos, com foco na prática e com o objetivo de estimular o aprendizado mais rápido.

O mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas buscam, cada vez mais, profissionais com conhecimentos específicos. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar as razões pelas quais você deve investir em um curso de desenvolvimento profissional. Confira!

Ajuda a acompanhar as tendências do mercado

Devido a um mercado de trabalho exigente e em constante mudança, os profissionais que querem acompanhar as tendências inovadoras e apresentar um perfil mais condizente com as necessidades das empresas precisam se qualificar.

Aperfeiçoar-se e buscar novos conhecimentos é fundamental para conseguir se adaptar às mudanças. Muitas vezes, apenas o curso superior não é o suficiente para preparar o aluno para o mercado. Algumas graduações são muito focadas na teoria e os conteúdos são pouco aplicados no dia a dia da carreira.

Ao contrário, os cursos profissionalizantes são rápidos e, por isso, raramente os professores dão uma aula sem citar exemplos práticos e que serão úteis na rotina de trabalho. Independentemente da área, obter novos conhecimentos técnicos ou aprimorar os já existentes é essencial para quem quer se destacar e atingir as expectativas do mercado.

Cria um diferencial competitivo

Os cursos de desenvolvimento são considerados bons diferenciais competitivos para o currículo. Isso quer dizer que um profissional que investe na sua própria educação apresenta características que o distinguem dos demais.

Nesse sentido, de nada adianta concorrer a diversas vagas e participar de muitos processos seletivos se não apresentar a base de conhecimentos e as competências necessárias para exercer as funções dos cargos.

Por isso, procure cursos interessantes e que permitam a você se preparar para todas as oportunidades. Pesquise novos modelos, renove seus pontos fortes e amplie o seu domínio sobre as atividades profissionais.

Assim, você destaca o que já domina de uma maneira significativa e, ao mesmo tempo, desenvolve competências que o tornam um profissional mais atrativo. Dessa forma, é possível corresponder com mais facilidade ao que os recrutadores estão buscando.

Permite o desenvolvimento de novas habilidades

Um dos pontos que o mercado de trabalho mais valoriza e exige são profissionais competentes e que apresentam boas habilidades interpessoais e técnicas. Por esse motivo, é importante buscar novos conhecimentos — inclusive em áreas diferentes da sua.

Cursos de curta duração proporcionam o estudo de temas específicos em vários campos, permitindo construir novas aptidões. Existem opções até para quem quer desenvolver a capacidade de liderança. Nesses casos, o aluno adquire visão holística do negócio e pode estimular os talentos dos seus liderados, motivando e integrando o grupo de trabalho.

Assim, além de tornar-se um diferencial para as empresas e mais capacitado tecnicamente, é possível sentir-se mais confiante e mais seguro para atuar diante de diversas situações e enfrentar inúmeros desafios. Isso pode garantir, inclusive, uma promoção no futuro.

Aumenta a especialização profissional

O curso de desenvolvimento profissional é uma opção diferente da graduação, não apenas pelo menor tempo de aula. Ele é uma forma de aprender a profissão na prática, enquanto os cursos tradicionais oferecem conhecimentos mais gerais, necessitando de um estágio para suprir a parte técnica.

Durante um curso de assistente contábil, por exemplo, os alunos aprendem a controlar, executar e ativar processos dos mais diversos ciclos, como tributário, contábil, financeiro, pessoal, patrimonial e de produção.

Mesmo sem experiência na área, o ensino preenche essa carência, dando ênfase à parte específica de cada campo de atuação. Assim, o aluno aumenta a capacitação para exercer a profissão e se transforma em um profissional mais completo e preparado para o mercado.

Gera uma rápida inserção no mercado de trabalho

Os cursos de desenvolvimento profissional são ótimas opções para todos que precisam de um emprego com urgência. Em poucos meses, é possível fazer até mais de um curso e obter diferentes certificados.

É fácil encontrar cursos que podem ser concluídos em até dois anos. Entretanto, os mais simples, como o Excel avançado, podem ser feitos em poucas semanas. Assim, o profissional atualiza seus conhecimentos de forma prática e eficiente.

Outro ponto interessante que deve ser considerado é a possibilidade de fazer novos contatos profissionais. Conhecendo professores e colegas de turma, é possível criar, no próprio curso, uma rede de contatos que pode abrir novas portas. Isso pode até ajudar a encontrar um emprego, mesmo que futuramente.

Apresenta bom custo-benefício

Além de todas essas vantagens, investir em um curso de especialização não requer muito capital financeiro. Mesmo que você esteja desempregado ou cursando uma graduação e tenha outros gastos, o ensino profissionalizante pode ser uma opção que se encaixa no seu orçamento.

Como a duração é menor, esses cursos são mais baratos e acessíveis. Além disso, o material também não costuma ter um custo elevado — e ainda tende a ser muito mais prático e objetivo. É por isso que, com um baixo investimento financeiro, você consegue ter um retorno vantajoso, rápido e rentável.

A possibilidade de se inserir rapidamente no mercado de trabalho também é outra vantagem. Com o diploma especializado, é mais fácil conseguir um emprego ou um salário melhor. Com uma melhor qualidade de vida, é possível resolver problemas financeiros e colocar contas em dia.

Ao escolher um curso de desenvolvimento profissional, opte pela área do seu interesse, na qual você possa seguir carreira futuramente. Para aumentar as suas chances de ter sucesso, escolha um curso de qualidade, em uma instituição reconhecida, com professores capacitados e que possam oferecer uma boa formação para os seus alunos.

Está interessado em fazer um curso profissionalizante? Então, entre em contato conosco e conheça nossas opções! Será um prazer atendê-lo!

Você também pode gostar
-