Entenda o que faz um técnico em RH e quais os diferenciais desse profissional

6 minutos para ler

O departamento de Recursos Humanos é indispensável para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal de contas, ele é responsável por administrar várias questões relacionadas aos colaboradores, como treinamentos, remuneração e benefícios. Em suma, a atuação do setor visa integrar profissionais ao ambiente corporativo para que trabalhem satisfeitos e em consonância com a missão, visão e valores da instituição.

Ao longo dos anos, o RH conquistou mais importância em organizações. Atualmente, configura-se como uma área catalisadora de mudanças e que desempenha ações importantes que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento estratégico de empresas.

Se esse setor desperta seu interesse, atente ao conteúdo abaixo. Preparamos um artigo especial com as principais atividades de um técnico em RH e ainda os diferenciais da profissão. Acompanhe agora mesmo!

Conheça as principais atividades de um técnico em RH

O Curso Técnico em Recursos Humanos tem por objetivo desenvolver profissionais hábeis para lidar com a rotina e as diversas demandas da área. Unindo teoria e muita prática, o programa é ideal para quem concluiu recentemente o ensino médio e deseja rápida inserção no mercado de trabalho — ou ainda quem anseia por diferentes oportunidades.

A seguir, relacionamos as principais atividades de um técnico em RH. Veja!

Recrutamento e seleção

A prática de recrutamento e seleção de colaboradores é complexa e envolve muitas etapas que precisam estar alinhadas aos propósitos da empresa. Ao assumir essa incumbência, o técnico em RH fica responsável por buscar inicialmente profissionais para uma posição e, por meio de uma análise detalhada e aprofundada, selecioná-los de acordo com as expectativas dos gestores e da organização.

Durante o processo, o profissional deve efetuar um bom planejamento da vaga ofertada com o gestor, necessitando ainda elaborar uma descrição atraente para ela. Ademais, deverá aplicar testes online e offline, organizará dinâmicas, etapas vivenciais, etc. 

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Treinar e desenvolver pessoas é uma das tarefas principais do departamento de Recursos Humanos. Ao atuar nessa frente, você terá a oportunidade de auxiliar no aperfeiçoamento de colaboradores em diversos aspectos. Será possível aplicar treinamentos comportamentais, de comunicação, liderança e ainda outros relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades.

Saiba que a atividade é extremamente importante para as organizações e tida como um investimento estratégico. Ao apostar em um treinamento adequado para seus colaboradores, as companhias garantem um diferencial competitivo no mercado.

Powered by Rock Convert

Gerenciamento de documentos

Saber gerenciar documentos é essencial para técnicos de RH, pois o departamento cuida de uma papelada considerável relacionada aos colaboradores, como registro de ocorrências, folhas de pagamento, contratos de trabalho, cópias de documentos pessoais, etc. Assim, é primordial que o profissional da área seja extremamente organizado para administrar várias informações ao mesmo tempo. 

Veja abaixo outras funções dos profissionais de RH:

  • aplicação de pesquisa de clima organizacional;
  • avaliação de desempenho profissional de colaboradores;
  • análise e descrição de cargos;
  • orientação e integração de novos colaboradores;
  • serviços diversos de comunicação interna;
  • apoio às lideranças da empresa;
  • realização de entrevistas de desligamento;
  • qualidade de vida, higiene e segurança no ambiente organizacional;
  • zelo pelas relações sindicais;
  • administração de benefícios e incentivos salariais.

Descubra os diferenciais da profissão

Ao longo do Curso Técnico em Recursos Humanos, você aprenderá habilidades que serão essenciais para se relacionar com diferentes pessoas no ambiente corporativo. Ademais, saberá como ter jogo de cintura para lidar com as situações do dia a dia que necessitam de um posicionamento profissional neutro e uma análise aprofundada.

O setor encontra-se em ascensão e dispõe de muitas oportunidades para quem deseja trabalhar nesse ramo. Atualmente, cada vez mais organizações compreendem que, para prosperarem, necessitam investir no bem-estar de seus colaboradores, garantindo que estejam constantemente motivados e felizes. Nesse sentido, o RH contribui consideravelmente para que eles permaneçam engajados e satisfeitos.

O salário também é bastante atrativo. De acordo com o site Vagas.com, quem trabalha atualmente como técnico de recursos humanos ganha, em média, R$2.300. É importante, no entanto, salientar que o valor pode variar de acordo com a região em que o profissional atua. 

Entenda qual é o perfil do profissional de RH

Depois de conhecer as principais atividades do técnico em RH e os diferenciais do ofício, é o momento de saber quais características compõem o perfil desses profissionais. Dessa maneira, poderá avaliar se a área de Recursos Humanos realmente tem a ver com você.

A seguir, elencamos atributos importantes de profissionais de Recursos Humanos:

  • perfil comunicativo: além de conseguir comunicar-se com clareza, o profissional precisa ter um perfil empático e priorizar a escuta ativa;
  • gosto pela organização: as atividades do setor de RH são essencialmente burocráticas. Por esse motivo, é imprescindível manter a organização no dia a dia;
  • capacidade de liderança: profissionais de RH são líderes natos e conseguem inspirar e motivar pessoas com facilidade;
  • saber administrar seu tempo: gerenciar seu próprio tempo é fundamental para cumprir tarefas diárias e ainda conseguir resolver acontecimentos inesperados que merecem pronta atenção;
  • ser imparcial: ao adotar uma postura neutra, o profissional de RH pode se distanciar de uma determinada situação e resolvê-la de maneira mais justa e objetiva.

Confira as disciplinas ministradas no curso técnico de RH

O Curso Técnico em Recursos Humanos tem, em média, 910 horas. A seguir, listamos algumas disciplinas do programa:

  • Administração Financeira;
  • Cultura Organizacional;
  • Departamento Pessoal;
  • Direito e Legislação;
  • Empreendedorismo, Criatividade e Inovação;
  • Endomarketing;
  • Gestão por Competências;
  • Introdução à Gestão de Pessoas;
  • Psicologia das Relações Humanas;
  • Responsabilidade Social.

Como pôde conferir, a profissão de técnico em RH apresenta várias oportunidades, afinal, as empresas compreendem a importância do capital humano para o sucesso de suas operações. Agora que você já tem mais informações acerca desse ofício, pode decidir com mais tranquilidade qual é o melhor caminho para alcançar seus objetivos e fazer a sua carreira deslanchar.

E aí, você gostou de saber mais sobre a atuação do profissional de RH? Então, o que acha de entrar em contato com a Escola São Pelegrino para conhecer mais detalhes sobre o Curso Técnico em Recursos Humanos? Nós podemos ajudar você a realizar a melhor escolha para o seu futuro profissional!  

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-