Promoção no trabalho: por que ela pode ser um erro de carreira

3 minutos para ler

Conseguir uma promoção no trabalho pode ser um sonho ou um pesadelo. Ao ser promovido, você ganha reconhecimento e status, recebe um aumento de salário e fica mais motivado. Mas, se não estiver preparado para o cargo, pode ficar profundamente frustrado e inseguro por não conseguir desempenhar suas novas funções.

Para não prejudicar a sua carreira, você precisa se organizar antes de concorrer a uma oportunidade mais desafiadora. Não sabe por onde começar? Veja agora mesmo algumas dicas de como se preparar para uma promoção.

Mantenha o equilíbrio emocional

Antes de tudo, é fundamental ter muita calma para agir com clareza e evitar se antecipar às etapas. Não vale a pena ficar ansioso para conseguir uma vaga e não estar preparado para ela. Uma postura adequada pode destacar você entre os demais colaboradores.

Além disso, não adianta querer ter uma trajetória na empresa se ela mesma não oferecer oportunidades de crescimento. Por isso, é importante conhecer bem as práticas do local onde trabalha para seguir ou não com os seus planos.

Estabeleça objetivos bem definidos

Esse é o momento de praticar o autoconhecimento e elaborar um plano de carreira para atingir seus objetivos profissionais. Lembre-se sempre que, para chegar em qualquer lugar, é preciso planejamento. Você precisa saber onde e como quer chegar e, para isso, é importante traçar metas para obter bons resultados.

Procure se atualizar

Investir no seu aprendizado é um hábito que deve fazer parte da sua vida para sempre. Não devemos parar de estudar nunca. Você vai desenvolver seu conhecimento técnico, se qualificar e abrir as portas para novas oportunidades.

Faça cursos, leia bastante, acompanhe as redes sociais dedicadas aos perfis profissionais e participe de palestras e eventos. Assim, você se tornará um profissional mais preparado e capacitado para assumir uma nova posição.

Desenvolva suas habilidades

Ter uma formação especializada é importante para construir uma carreira na empresa, mas, nos dias de hoje, torna-se essencial saber se comportar diante das mais complexas situações que envolvem o mercado de trabalho.

Muitas são as habilidades socioemocionais que você precisará desenvolver e praticar para se tornar um profissional mais completo e flexível. Veja a seguir algumas delas:

  • equilíbrio emocional;

  • resiliência;

  • pensamento crítico;

  • resolução de problemas;

  • capacidade de tomar decisões;

  • liderança;

  • boa comunicação;

  • criatividade.​

Apareça para a empresa

Para conseguir ser promovido, é fundamental demonstrar empenho e esforço para conquistar o novo cargo. As oportunidades surgirão quando você começar a ser visto pela empresa. Seja proativo e entregue resultados. Valorize-se e foque nos seus pontos fortes como diferencial. Procure ser inovador, criativo e ter espírito empreendedor. Desse modo, todos prestarão mais atenção em você.

Obter uma promoção no trabalho é uma evolução importante na carreira e pode definir o seu futuro dentro da empresa. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e mantenha a calma para tomar as decisões certas. Assim, você alcançará seus objetivos exatamente como havia planejado.

Gostou do nosso artigo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar outras pessoas que estão em busca de uma promoção?

Você também pode gostar
-