Entenda o que faz um profissional Técnico em Logística

6 minutos para ler

A área de logística vem crescendo no mercado de trabalho. Por lidar com processos que envolvem quase todos os setores das empresas, esses profissionais são bastante requisitados. Apesar disso, há poucos profissionais capacitados para exercer essa função.

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse curso. O que faz um Técnico em Logística? Quais as empresas em que ele pode atuar? Quais as funções que pode exercer dentro das empresas? O curso de logística é igual ao de administração?

Por isso, reunimos as informações mais importantes sobre o curso nesse post. Confira abaixo!

O que é um Técnico em Logística?

A logística é uma área que cuida dos materiais e recursos necessários para produzir e distribuir o produto dentro do mercado. Ou seja, organizar, planejar e coordenar as movimentações internas e externas à empresa, fazendo a ponte entre os fornecedores e os clientes.

Antigamente, a logística era uma parte do curso de Administração de Empresas. No entanto, a função foi ficando cada vez mais importante e com isso a criação de um curso focado nessa área foi necessária.

O curso Técnico em Logística tem duração de 2 anos, em média, com apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) no final. Uma das vantagens de fazer o curso é que, por ter uma duração menor e ser voltado para a prática, a empregabilidade dos alunos é alta.

Vários setores necessitam desse tipo de profissional, como: indústrias, distribuidoras e empresas do setor ferroviário. A remuneração varia de acordo com o cargo, região do Brasil e tamanho da empresa, mas pode chegar a mais de 7 mil reais.

Qual sua importância para as empresas?

Imagine não ter matéria-prima suficiente para fazer seu produto? Ou faltar mercadoria para seu cliente? Seria um caos, certo? A equipe de logística é que cuida dessa parte. Ela tem como função organizar tudo que for necessário para a produção de um produto e sua entrega ao cliente.

Dessa forma, esse setor é importantíssimo para o bom funcionamento das organizações. Além disso, os profissionais de logística programam paradas de manutenção, compra de equipamentos, estoque e movimentação de materiais e produtos dentro da empresa.

Para que tudo funcione da maneira correta, esses profissionais precisam entender de economia, estatística, gestão de processos e qualidade, estratégias de escoamento de produtos, gestão de suprimentos etc.

Quais as funções do Técnico em Logística?

O Técnico em Logística pode atuar em vários setores dentro da empresa com o objetivo de manter seu bom funcionamento. Algumas das funções são:

Armazenagem e administração dos materiais e recursos 

Essa área da logística engloba a distribuição de materiais e o almoxarifado, incluindo os recursos patrimoniais. As matérias-primas que chegam nas empresas precisam ser bem administradas para que o processo esteja sempre bem suprido.

Para isso, o técnico em logística deve conhecer as especificações e padrões exigidos. Além disso, precisa ter conhecimento sobre armazenamento e transporte dos materiais dentro da empresa.

Por exemplo, em uma indústria química alguns produtos não podem ficar próximo a outros por riscos de acidentes. Dessa forma, é importante manter contato com profissionais de outros setores.

Controle de estoque 

Dimensionar um estoque nem sempre é uma tarefa fácil, pois é necessário que a empresa tenha produtos para abastecer o mercado e um reserva caso ocorra algum contratempo.

Por isso, o profissional precisa saber qual a previsão de venda e quanto tempo cada produto demora para ser fabricado. Assim, ele pode calcular quanto espaço será necessário para armazenar todas as mercadorias. Além disso, é necessário que ele mantenha o espaço organizado e bem identificado para que outros setores possam encontrar os produtos rapidamente.

Implementação de procedimentos de segurança 

A segurança e higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que tem como objetivo a proteção física e mental do trabalhador, prevenindo riscos inerentes às atividades daquele cargo e ambiente em que são executadas.

Embora exista um curso técnico específico para quem quer trabalhar com segurança do trabalho, o técnico em logística também deve ter conhecimentos sobre essa área. Alguns trabalhadores enfrentam situações de risco, como é o caso no uso de empilhadeiras ou içamento de containers.

Por isso, o profissional de logística deve zelar pela segurança dos trabalhadores da área, implementando procedimentos e instruindo outros sobre as regras de segurança daquele setor. Além disso, ele precisa projetar os espaços utilizados de forma adequada e manter o ambiente organizado para que a movimentação de máquinas e pessoas seja segura.

Gerenciamento do transporte

Uma das principais funções da logística é o transporte. Ele representa a maior parte dos custos dessa área nas empresas, cerca de 60%. O transporte tem um papel fundamental na relação com o cliente, pois deve atendê-lo dentro do prazo estabelecido. Sendo assim, é a etapa final e faz a ligação entre a empresa e o consumidor.

Existem cinco formas de realizar esse transporte: por meio de ferrovias, rodovias, dutos, aeronaves e embarcações marinhas. Cada uma vai ter suas particularidades e poderá ser mais ou menos adequada de acordo com o objetivo.

Comunicação com empresas estrangeiras

As empresas de diferentes ramos se relacionam com outras fora do país, seja por serem multinacionais, precisando de uma comunicação efetiva entre filiais, seja por precisarem comprar ou vender mercadorias.

Essa é uma área interessante da logística para quem tem interesse em comércio exterior, importações e exportações. É preciso ter bom domínio de línguas estrangeiras e, no mínimo, ter inglês como segunda língua.

Os processos envolvidos nessas transações são mais complexos. Algumas das atuações desses profissionais são: negociação de frete com transportadoras marítimas e aéreas, desembaraço aduaneiro e trâmites alfandegários.

Como foi mostrado, o curso abrange diversas áreas do setor produtivo, desde a compra de matérias-primas até a entrega do produto ao cliente. Ou seja, você terá contato com a gestão de toda a cadeia de suprimentos.

Agora que você já sabe o que faz um técnico em logística, é importante que procure uma instituição com alta qualidade e reconhecimento para fazer o curso. A boa formação dos profissionais pode ser o início de uma carreira de sucesso.

A Escola São Pelegrino oferece esse curso, com professores capacitados e estrutura necessária para seu aprendizado. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, teremos prazer em atender você!

Você também pode gostar
-