10 dicas essenciais para alcançar o seu propósito profissional

9 minutos para ler

De repente, você começou a ter a sensação de que ir para o trabalho era uma obrigação? Você está se sentindo perdido, desmotivado e achando que precisa fazer parte de algo maior? A todo o momento, surge a necessidade de realização na profissão e uma vontade de oferecer algo a mais para transformar o mundo? Chegou a hora de parar para uma reflexão e de rever o que sua carreira precisa para conseguir chegar ao sucesso que tanto procura.

Trabalho e prazer não precisam seguir separados. Encarar o trabalho como uma oportunidade de transformar situações e pessoas é enxergar o mundo de maneira muito diferente do que outros profissionais, que consideram trabalhar apenas um meio de pagar as contas e sobreviver.

É por isso que, com a definição de um bom propósito profissional, é possível dar mais sentido à sua vida, além de conseguir conquistar uma sensação de realização, plenitude e felicidade na profissão.

Conheça as vantagens de encontrar o seu objetivo

Ter um objetivo de vida bem delimitado pode impulsioná-lo para explorar e dominar os seus pontos fortes e talentos, garantindo, assim, o que de melhor você tem a oferecer para a empresa como profissional. Muitos são os benefícios que você ganhará ao encontrar seu propósito:

  • terá mais clareza de onde quer chegar;
  • será uma pessoa mais feliz;
  • desfrutará de uma sensação de realização plena;
  • sentirá uma maior motivação para trabalhar;
  • será um profissional mais produtivo;
  • trabalhará com mais foco;
  • terá mais chance de atingir o sucesso;
  • surgirá um sentimento de pertencimento (que você faz parte daquele lugar).

Veja 10 dicas que ajudarão você a alcançar o seu propósito profissional

Todo propósito amadurece e evolui junto com a gente, pois nada na vida é estático. Tudo muda e se transforma sempre. Esse é o momento para dar um passo à frente na sua carreira. É hora de traçar os objetivos e atuar para alcançá-los. Veja agora  algumas dicas para alcançar seus objetivos.

1. Faça uma reflexão sobre você

Aprender a se observar e refletir sobre o tipo de profissional que você quer construir para o seu projeto de vida é essencial e deve ser a primeira ação em direção ao seu propósito.

Faça perguntas como: qual o motivo de fazer o que faço? Por que eu levanto todas as manhãs? Qual o sentido de viver para trabalhar? Por que trabalhar? Sou feliz com o que faço? Quais as coisas que me dão alegria em viver? O que desejo estar fazendo daqui a 20 anos? Procure responder com sinceridade para tornar mais concreto esse processo de autoconhecimento.

2. Defina os objetivos

Os objetivos são o que nos move e o que nos motiva todo dia. Eles dão a direção e uma visão clara de onde você quer chegar ou o que está tentando alcançar. Se eles são bem definidos, você já deu o primeiro passo para conquistar o sucesso.

Para decidir quais são suas finalidades, é preciso avaliar o seu perfil profissional e verificar se ele está adequado a essa nova realidade. Caso contrário, você precisa fazer adaptações na sua rotina para conseguir alcançar tudo o que deseja.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” (José de Alencar)

3. Estabeleça metas

Com os objetivos definidos, você deve determinar as metas. O ideal é que elas sejam de curto, médio e longo prazos, nos quais você se concentrará durante todo o caminho, criando estímulos em cada fase que concluir. Mas não estabeleça apenas metas muito fáceis. Para criar um incentivo que seja motivador, é sempre bom colocar alguns desafios.

Resumindo: o objetivo é o que você quer ter ou onde quer chegar. A meta define como alcançar isso. Quando elas são atingidas, você consegue alcançar os seus objetivos.

4. Estude sempre

Com cada vez mais pessoas se formando e o mercado de trabalho muito concorrido, já não é mais novidade que os profissionais precisam estar em constante adaptação para conseguirem se destacar. Para isso, é necessário manter uma atualização profissional contínua.

Se o seu objetivo é se desenvolver na carreira e atingir sucesso profissional, não dá para se acomodar e parar no tempo. É preciso sair da zona de conforto e buscar novos aprendizados, seja colocando a leitura em dia, seja fazendo cursos de especialização ou cursos livres que podem ser online ou presencial. Só assim você conseguirá evoluir na sua profissão.

Powered by Rock Convert

5. Desenvolva novas habilidades e competências

Para conseguir atingir seu propósito, não basta apenas correr atrás de estudar para aprender sobre novos assuntos e conseguir um maior aperfeiçoamento na sua área de atuação.

Ter um perfil técnico apropriado é apenas um ponto que é valorizado. Cada vez mais, as empresas estão exigindo habilidades comportamentais para complementar o perfil do profissional ideal. Muitas são as competências que o mercado procura atualmente. Seguem algumas das mais importantes:

  • comunicação — conseguir se expressar e ser compreendido. Permite uma melhor integração da equipe;
  • criatividade — saber apresentar respostas inovadoras às questões complexas. Propício para cenários em constantes transformações;
  • inteligência emocional — trata-se da gestão adequada da emoção. Faz com que profissionais enfrentem momentos de crise e muita pressão com serenidade e sem perder o controle;
  • trabalho em equipe — muito valorizado por trabalhar a resolução de problemas de forma colaborativa;
  • resiliência — capacidade de lidar com situações de crise e responder positivamente a elas;
  • comprometimento — agir de forma proativa e espontânea, indo além do seu trabalho;
  • flexibilidade — facilidade para se adaptar rapidamente a mudanças;
  • postura multidisciplinar — capacidade de se relacionar com diversos assuntos além da sua especialidade;
  • pensamento crítico — forma de pensar estruturada e consciente sobre as situações que encontram, evitando a padronização e o conformismo;
  • autonomia — capacidade de tomar decisões das mais simples às mais complexas;
  • ética — ser transparente e honesto em suas ações;
  • resolução de problemas complexos — capacidade de percepção e criação de táticas para solucionar situações novas e de grande complexidade.

6. Reforce seu networking

Trocar experiências e informações e criar e manter uma boa rede de contatos do seu meio profissional é sempre uma poderosa ferramenta para ajudar a alcançar os seus objetivos. Em algum momento, você precisará recorrer ao seu networking. Ninguém consegue crescer e se desenvolver sem a ajuda de alguém.

Por isso, tenha cuidado para não deixar para procurar os seus contatos apenas quando precisar. É necessário manter os vínculos para não cair no esquecimento.

7. Coloque a mão na massa

Chegou a hora de fazer acontecer. Não adianta planejar tudo de forma perfeita e, na hora de agir, você ficar inseguro, com medo e adiar o início do seu projeto. Não deixe para começar os planos somente quando superar todas as dificuldades, atingir todos os desafios e aprender tudo o que precisava ser estudado.

Quanto mais tempo as coisas levarem para acontecer, mais demorado será para chegar no seu propósito profissional e maiores são as chances de você ter que rever seus planos devido a alguma mudança que sua empresa possa estabelecer. Se demorar muito, você pode pensar em desistir e isso não será nada bom para a sua autoestima.

O melhor a fazer é escolher uma data para iniciar seu projeto e quando o dia chegar tenha coragem para guiar seus passos conforme planejado rumo ao que deseja.

8. Seja resistente

Problemas e dificuldades fazem parte da vida e precisam ser encarados com coragem e força para não se desesperar e perder o controle da situação que você programou com tanto cuidado e dedicação. Procure não desanimar e desistir no primeiro obstáculo. Uma queda não quer dizer que você deve abandonar tudo e continuar vivendo a vida como antes.

9. Transmita confiança

É indispensável ter uma grande confiança e otimismo para acreditar nos seus sonhos e desejos. Se você quer chegar lá nos seus objetivos, você pode. Basta querer e agir. Muitas vezes, é necessário tempo e paciência para conseguir alcançar tudo o que foi planejado, e para isso você precisa pensar positivo a todo momento.

10. Acompanhe seu progresso

Para ajudar a manter a resiliência e a confiança, o ideal é avaliar constantemente como está sendo seu progresso para atingir os objetivos finais. Procure acompanhar cada etapa das metas estabelecidas, veja se conseguiu realizar tudo o que estava previsto e analise o que pode ser melhorado. Se for necessário, realize ajustes para incrementar a sua performance.

Viu como é possível incluir a satisfação pessoal no seu ambiente de trabalho? Com um propósito profissional bem definido, você terá um trabalho que faz mais sentido, se sentirá muito mais realizado e terá uma vida leve e feliz. Mas é importante que, identificando esse propósito, seja possível conectar a empresa com seu objetivo profissional. Só assim, tanto você quanto a instituição em que trabalha, poderão ir mais longe rumo ao sucesso!

E aí, gostou do texto com as dicas para alcançar seus objetivos de carreira? Esperamos que você consiga colocar todas em prática. Continue a ter acesso a mais artigos que ajudarão você a atingir o sucesso profissional! Se preferir, assine a nossa newsletter e sempre enviaremos conteúdos atualizados para o seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-