5 motivos para fazer um curso de Excel

6 minutos para ler

Devido ao avanço tecnológico, a informática tem grande relevância na vida profissional das pessoas. A facilidade de comunicação e a grande transmissão de dados não seria possível sem os computadores. Nesse contexto, é preciso ir além do básico para se destacar. Por isso, investir em um curso de Excel é muito importante.

As planilhas do Excel são versáteis e úteis para administrar, compartilhar, analisar e otimizar dados, ajudando profissionais a criar tabelas e gráficos cheios de informações. O programa consegue fazer contas de modo automático e por meio de fórmulas simples, o que permite operar uma grande base de dados de forma rápida e eficiente.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender por que fazer um curso de Excel o diferencia no mercado de trabalho. Confira!

O que é Excel?

Ele é um aplicativo de criação de planilhas eletrônicas que faz parte do pacote Office, da Microsoft. O programa também executa cálculos matemáticos e tem instruções internas que permitem realizar diversas funções, como construir gráficos, tabelas e relatórios.

Atualmente, é a melhor e mais popular plataforma para trabalhar dados em planilhas. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e inúmeras ferramentas para diversas funções, sendo ideal para uso pessoal ou empresarial.

Com o Excel, obtém-se rapidamente informações para análises administrativas, financeiras, comerciais, logísticas, entre outras. Com o uso de técnicas avançadas, é possível fazer:

  • fluxo de caixa;
  • gestão de pedidos e do estoque;
  • contabilidade completa;
  • controle financeiro;
  • folha de pagamento;
  • gerenciamento de horas extras;
  • entre outros.

Qual é a importância do programa para as empresas?

O Excel faz parte do dia a dia das empresas, seja para criar orçamentos, listagens, planejar reuniões, analisar dados, fazer cálculos simples e complexos ou gerir projetos. São tantas funções, que é difícil aprender todas elas sem um curso profissionalizante acerca do tema.

O grau de relevância da ferramenta varia de acordo com o setor e as atividades executadas. Além disso, a utilização do aplicativo não está condicionada exclusivamente à área de negócios, pois pode ser empregado no setor de vendas, marketing, engenharia, entre outros. Ele também é viável em conjunto com outros softwares para aplicações ainda mais completas, servindo como base de dados externa.

O programa vem evoluindo ao longo dos anos e está cada vez mais adaptado à forma de trabalho colaborativo. Hoje, é possível ter acesso multiplataforma ao aplicativo, o que significa o uso em quaisquer dispositivo e lugar. Uma grande facilidade é que, por meio da internet, várias equipes podem visualizar e editar o mesmo documento.

Sendo assim, o Excel é uma das ferramentas eletrônicas mais completas para as empresas, usado tanto em tarefas simples e intuitivas, quanto em relatórios complexos. Dessa forma, a rotina empresarial fica automatizada e otimizada.

Por que investir em um curso de Excel?

Diante de tantas opções e vantagens, fica claro que fazer um curso de Excel é a melhor maneira de ter domínio dos aspectos operacionais e de todas as funções avançadas do programa.

Mesmo que a interface seja intuitiva e você já tenha algum conhecimento sobre o assunto, a certificação acrescenta conhecimentos extras e traz segurança. Confira, a seguir, outros motivos para fazer o curso.

1. Fornece um diferencial no mercado

Saber inserir dados e formatar tabelas já não é o suficiente para o mercado. As empresas estão utilizando, cada vez mais, sistemas robustos e que operam grandes quantidades de informações. Por isso, dominar a ferramenta em um nível avançado é um diferencial essencial.

Para se destacar, uma dica é não apenas escrever “Excel Avançado” no seu currículo. Para deixá-lo mais atraente, use as funções do programa, como PROCV, PROCH, formatação avançada de células, função condicional, entre outras. Isso mostra sua capacidade analítica e a possibilidade de agregar conhecimento à empresa.

2. Facilita a análise de dados estratégicos e a criação de gráficos

Com o Excel, as empresas podem coletar informações, transferi-las para o programa e, em seguida, criar estudos e relatórios. Além disso, conteúdos numerosos e complexos podem ser organizados em gráficos para facilitar a visualização.

Esses recursos são poderosos para que as informações sejam bem compreendidas. Isso facilita a apresentação das conclusões para a diretoria e permite a criação de estratégias mais eficientes no aumento do lucro, por exemplo.

3. Otimiza processos manuais

Toda empresa precisa deixar o material entregue mais eficiente e rápido. Porém, essas remessas representam, muitas vezes, a organização de diversos dados, a realização de muitos cálculos e a análise de todos os resultados. Fazer isso de forma manual demanda tempo, concentração e recursos.

Na área financeira ou de gestão, por exemplo, a grande quantidade de informações inviabiliza o processamento manual de dados, que poderia levar dias ou semanas para ser concluído.

Com o Excel, entretanto, a completa execução acontece em apenas alguns minutos e é possível chegar à resposta desejada de forma rápida, fácil e com reduzida possibilidade de erros.

4. Possibilita ampliar o networking

Networking é um fator fundamental para o sucesso na carreira. E uma das melhores maneiras de ampliar a sua rede de contatos com qualidade é fazendo cursos e ajudando as pessoas.

Dessa forma, além do contato com professores e colegas de sala, você pode auxiliar os companheiros de empresa a executar tarefas com o Excel. Isso aumenta o seu reconhecimento dentro da instituição, possibilita o seu crescimento profissional e abre novas oportunidades.

5. Proporciona um conhecimento a longo prazo

O Excel é um programa único que ainda será usado por muito tempo. Além de não existir um concorrente à altura, as empresas não conseguem migrar facilmente de plataforma e aplicações já estabelecidas.

Mesmo com as atualizações, a ferramenta continua a manter a sua base. Dessa forma, todo o conhecimento que você adquire no curso poderá ser empregado em qualquer versão do programa, permitindo que esteja atualizado por muitos anos.

Agora que você entendeu a importância de fazer um curso de Excel, precisa procurar uma escola com bons conhecimentos teóricos e práticos para evoluir na carreira profissional. Desse modo, você garante um aprendizado autêntico e útil, além de ter um certificado reconhecido pelo mercado.

Está interessado em fazer um curso de Excel e aperfeiçoar os seus conhecimentos? Então entre em contato conosco e conheça a Escola São Pelegrino!

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também um dos e-books que preparamos especialmente para você:

Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder nada do nosso conteúdo!

Você também pode gostar
-