5 estratégias de marketing pessoal para alavancar a sua carreira!

4 minutos para ler

O mercado de trabalho fica mais desafiante a cada dia. E se você tem investido no aperfeiçoamento de habilidades técnicas e, mesmo assim, não consegue a vaga dos seus sonhos, é hora de apostar em estratégias de marketing pessoal.

Quando aplicada de forma correta, a ferramenta é capaz de destacar suas características e competências, potencializar sua marca pessoal e melhorar sua imagem no âmbito profissional.  

Neste artigo, vamos apresentar cinco estratégias de marketing pessoal para você aplicar agora mesmo. Acompanhe a seguir!

1. Pratique o autoconhecimento

Nunca menospreze o poder do autoconhecimento. Ele é o primeiro estágio para nortear seus passos em qualquer jornada que deseja iniciar – seja ela profissional ou pessoal. Lembre-se de que há sempre algo que você pode aprender sobre si. Descubra seus pontos fracos, identifique o que tem de melhor a oferecer e reconheça em quais aspectos pode aperfeiçoar-se.   

A partir daí é possível iniciar o planejamento de sua carreira profissional de maneira mais segura. Sendo assim, prepare-se para definir metas, objetivos e, também, as ações que necessita fazer a fim de alcançar o que deseja a curto, médio e longo prazo.  

2. Atualize-se constantemente

Atualmente, as coisas mudam de forma avassaladora e o mercado profissional espera que estejamos a par de novas tendências nacionais e internacionais a todo o momento. Em virtude da internet e novas tecnologias, existem diversas formas de adquirir conhecimentos facilmente. Invista no estudo constante e não deixe de acompanhar as notícias recentes!

3. Melhore suas habilidades interpessoais

O aperfeiçoamento de habilidades interpessoais pode contribuir muito para seu destaque no mercado de trabalho. A seguir, listamos três competências importantes na formação de qualquer profissional. Veja:

Comunicação

Uma comunicação empática e clara é essencial no desenvolvimento sadio de qualquer relacionamento. Não se esqueça de ouvir o próximo sem julgamentos, compreendendo suas necessidades e anseios. Isso ajudará você a despertar confiança e segurança nos outros.  

Powered by Rock Convert

Liderança

Além de servirem como exemplo para os demais, bons líderes estão sempre em busca de conhecimento, partilham informações e são honestos e transparentes. Além disso, valorizam seus colegas e preocupam-se em respeitar os demais.  

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é fundamental em qualquer carreira. Então, mostre proatividade, seja paciente e esteja preparado para auxiliar seus pares no dia a dia.  

4. Cuide de sua imagem

Não tem jeito: a primeira impressão é a que fica. Se você deseja transmitir uma boa imagem pessoal, precisa atentar-se à forma como se apresenta em qualquer ambiente que estiver – sobretudo o profissional. Use roupas adequadas aos locais que frequentar e não descuide de sua higiene pessoal.  

5. Faça networking

Você quer ser visto? Invista em networking e amplie sua rede de contatos profissionais! Para isso, recomendamos que mantenha seu LinkedIn atualizado e que participe de eventos que estejam relacionados à sua área de atuação – como seminários, workshops e palestras.

Mas, não basta apenas trocar cartões de visita com outras pessoas ou simplesmente adicioná-las em suas redes sociais. É preciso cultivar um excelente relacionamento, ajudar sua rede quando for possível e manter contato para que lembrem-se de você.

Pronto! Agora você já conhece cinco estratégias de marketing pessoal que serão essenciais para alavancar sua carreira profissional. Viu como é fácil investir em sua própria marca? E será mais descomplicado ainda quando você começar a colocar em prática tudo que aprendeu.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler também um dos e-books que preparamos especialmente para você:


Você também pode gostar
-