Você sabe quais tipos de inteligência precisa desenvolver? Descubra!

4 minutos para ler

Já faz algum tempo que a crença na inteligência inata, aquela que não pode ser desenvolvida ao longo da vida, caiu por terra. Há alguns anos, estudiosos se debruçaram sobre o assunto e analisaram profundamente os tipos de inteligência, norteando um caminho eficiente e seguro para o crescimento pessoal.

Se você busca aprimorar as suas competências, não deixe de ler este conteúdo até o final. Aqui, você vai entender um pouco mais sobre o conceito de inteligência, os seus tipos e como desenvolvê-los. Gostou da ideia? Boa leitura!

A inteligência pode ser desenvolvida?

A resposta é simples, direta e retumbante: sim! Se há um tempo havia a crença de que a inteligência era estática e que, uma vez nascido, o indivíduo não teria o poder de desenvolver seu intelecto, hoje o contexto é bem diferente.

Diversos estudiosos (como o psicólogo Howard Gardner, um dos mais conhecidos na área) se dedicaram ao estudo cognitivo e fizeram uma série de descobertas surpreendentes.

É de Gardner, por exemplo, a Teoria das Inteligências Múltiplas, inicialmente divulgada em 1983. Na tese, o teórico de Harvard coloca em cheque a antiga estrutura para medir o Quociente de Inteligência (QI) e expande o conceito a 9 tipos diferentes de inteligência.

Na prática, o pioneirismo de Gardner sinalizou uma nova era na compreensão e no desenvolvimento da inteligência. A partir de seus estudos, ficou claro que o grau de conhecimento — em geografia ou matemática, por exemplo — não é imperativo para medir a inteligência. É plenamente possível (e bastante comum) falhar em algum assunto e sobressair-se em outro campo.

Quais são os principais tipos de inteligência?

Agora que você entende um pouco mais sobre a visão moderna da inteligência, é hora de conhecer um pouco mais sobre os seus principais tipos. Veja!

Inteligência emocional

Saber controlar as emoções, de modo que a raiva ou o desconforto não prejudique as decisões tomadas, é a premissa da inteligência emocional. Esse é um atributo muito valorizado no ambiente corporativo, uma vez que lidar com conflitos no dia a dia é uma realidade para funcionários e líderes empresariais.

Inteligência linguística

A capacidade linguística é bastante promissora e pode ser encontrada em indivíduos sociáveis e comunicativos. Falar bem em público, por exemplo, não é uma dificuldade para quem já tem essa competência desenvolvida.

Esse tipo de inteligência também está associado à facilidade de escrever e à capacidade de criar. São, sem dúvida, duas qualidades bastante valorizadas no mercado!

Inteligência lógica

As pessoas dotadas de inteligência lógica dominam números e equações. Elas costumam tomar decisões pautadas em justificativas objetivas e procuram comprovar os seus argumentos racionalmente, o que pode parecer “arrogante” ou “grosso” para quem não as conhece.

O perfil de alguém com essas características costuma ser mais introspectivo, com hábito de organização, profunda visão estratégica e alta capacidade de medição.

Inteligência motora

Também chamada de inteligência corporal, a capacidade motora representa um domínio considerável sobre o próprio corpo. É comum que pessoas dotadas desse tipo de inteligência tenham aptidão à prática de esportes.

É importante ressaltar que a inteligência motora também pressupõe mais produtividade, foco e concentração — atributos relacionados à excelência esportiva, mas que podem ser aplicados em outras esferas da vida.

Diante dessas informações, não seria exagerado dizer que os tipos de inteligência são complementares e que eles devem ser desenvolvidos no cotidiano. Deixando para trás a visão arcaica, é hora de entender que você tem poder sobre as suas competências e possui a responsabilidade de aprimorá-las. Por isso, vá em frente!

O conteúdo despertou seu interesse? Ótimo! Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais. Assim, você contribui para a disseminação dessas informações importantes sobre desenvolvimento pessoal. Até a próxima!

Você também pode gostar
-