Curso de Contabilidade: vale a pena?

6 minutos para ler

Com a economia instável e o mercado de trabalho cada mais mais competitivo, é compreensível sentir insegurança antes de decidir qual a melhor formação profissional para seu perfil. E se você pretende dedicar-se a um Curso Técnico, não é diferente: provavelmente sente bastante receio, não é mesmo? 

O cenário inicialmente pode não parecer muito favorável, mas acredite: agora é o momento certo para você apostar em um curso. Esse tipo de qualificação irá destacar você dos demais candidatos em processos seletivos, garantirá a conquista de um emprego (ou promoção) com mais rapidez e poderá servir como um trampolim para a sua carreira.  

Para você compreender as vantagens dessa formação, preparamos um conteúdo especial! Confira a seguir quais os benefícios desta modalidade de ensino e o que é necessário considerar no momento da escolha por uma instituição de qualidade.

Vamos lá?

Saiba um pouco mais sobre os Cursos Técnicos

Antes de mais nada, é necessário que você compreenda o que são os cursos Técnicos. Diferentemente das graduações, eles podem ser concluídos em um curto período – uma média de 2 anos. São cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, conferem Diploma e uma profissão. Além disso, atualmente são garantia de alta empregabilidade e imediata inserção no mercado de trabalho.

Temos mais um artigo sobre as vantagens de escolher um Curso Técnico. Clica aqui para conferir! Ainda, outro artigo explicando quais os 6 melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho.

Conheça as atribuições de um Técnico em Contabilidade

O Técnico em Contabilidade é responsável por tratar de vários aspectos econômicos de uma empresa, como demonstrações financeiras, escrituração de atos e lançamentos contábeis em geral. Ele pode, também, auxiliar no controle financeiro de uma instituição, identificando e examinando documentos e projetos.

Desenvolve durante o curso uma visão contábil ampla, enxergando muito além dos números apresentados em balanços, já que as instituições esperam que o Técnico em Contabilidade seja capaz de orientá-las sobre o melhor procedimento a tomar. Ainda, que ajude a aumentar a lucratividade do negócio e que não se limite apenas na orientação quanto aos impostos que precisam ser pagos ou ao preenchimento dos formulários previstos na legislação.

Nos dias de hoje, o mercado de trabalho oferece muitas possibilidades para o Técnico em Contabilidade. É possível que ele atue como autônomo, atendendo sua própria carteira de clientes, ou trabalhe em locais como bancos, escritórios, órgãos públicos em geral etc. Seja como um profissional liberal ou vinculado a empresas de diversos ramos, os ganhos da profissão giram em torno de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00. 

Formação rápida

Como dissemos acima, o mercado de trabalho está altamente acirrado e competitivo. Para manter-se em destaque, é imprescindível que você preste constantemente atenção às mudanças do cenário profissional. Dessa forma, um curso técnico pode ser uma boa pedida, principalmente se você deseja aprender de forma bastante prática e rápida conceitos atuais e fundamentais do mundo contábil.

Ao optar por uma graduação e seguir pelo caminho tradicional de uma formação, a conquista do diploma irá demorar, no mínimo, quatro anos. É bastante tempo, não é verdade? Mas, se você escolher um curso técnico, sua formação será concluída muito mais rápida.

Investimento reduzido

Você já pesquisou os preços das mensalidades da graduação em Ciências Contábeis? Elas podem chegar a 2 mil reais mensais. No montante, não estão compreendidos os custos de transporte, alimentação, livros e outros materiais necessários. Talvez esse valor seja inviável para você hoje, principalmente se sua vida financeira estiver instável ou se você não trabalha no momento.

A formação técnica exige bem menos do seu bolso! Afinal, como já dito anteriormente, ela ocorre em um curto tempo. Ainda, a mensalidade na ESP é calculada com base no número de disciplinas que você escolhe cursar por semestre, aumentando ou diminuindo o valor a ser desembolsado mensalmente.

Qualificação focada no mercado de trabalho

Alguns modelos de ensino de escolas superiores podem não corresponder exatamente às expectativas do mercado. Na formação técnica, isso é completamente diferente. Você aprenderá de maneira prática aspectos fundamentais relacionados à gestão contábil de uma organização e as aulas trarão exemplos úteis para o seu dia a dia como técnico contábil.

A sua inserção no mercado de trabalho acontecerá em menos tempo do que você imagina, pois você dominará rapidamente conhecimentos essenciais para destacar-se na carreira de forma bastante consistente.

Saiba como escolher uma instituição de ensino de qualidade

Depois de descobrir por que a formação técnica pode ser uma alternativa viável para você, chegou a hora de saber quais critérios devem ser considerados no momento da escolha de uma instituição que lhe garanta um ensino de qualidade.

Antes de mais nada, recomendamos que você atente à infraestrutura do local, pois é sabido que o ambiente pode influenciar bastante no seu desempenho escolar. Procure, então, verificar se a escola escolhida dispõe de salas ventiladas, iluminadas e espaçosas, biblioteca e laboratório de informática. Ainda, que os professores estejam atualizados e atuantes no mercado de trabalho. Nem precisamos falar que na ESP temos tudo isso e muito mais, né?

É importante que você faça uma breve pesquisa na internet sobre a reputação da instituição de sua escolha. Procure descobrir o que os antigos alunos acham do ensino, veja quais são as opiniões deles sobre os cursos oferecidos e verifique se conseguiram uma rápida inserção no mercado de trabalho após suas formações.

Nesse post, você conheceu um pouco mais sobre o Curso Técnico em Contabilidade, conferiu como esse curso pode ser benéfico e descobriu aspectos importantes que devem ser considerados na hora de optar por uma instituição de ensino. Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor para que você possa apostar na sua formação profissional com mais segurança e tranquilidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre o investimento em uma qualificação técnica, o que acha de entrar em contato conosco? Estamos à disposição para sanar todas suas dúvidas. Acesse nosso site e conheça mais sobre a ESP!

Você também pode gostar
-