Conheça os 6 melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho

9 minutos para ler

Para quem está procurando uma qualificação ou visa encontrar o primeiro emprego, os cursos técnicos podem ser um ótimo atalho. Com opções em diversas áreas, os melhores cursos técnicos do momento oportunizam conhecimento teórico e prático para aqueles que desejam alavancar a carreira.

Seja qual for o seu objetivo, preparamos este artigo com os melhores cursos técnicos para você se destacar no mercado de trabalho. Confira!

Qual a diferença de fazer um curso técnico?

Muitos jovens se desesperam ao se formar e se colocam na encruzilhada entre fazer um curso técnico ou uma faculdade. Porém, se há o desejo ou necessidade de entrar no mercado de trabalho o mais cedo possível, o curso técnico é definitivamente a melhor opção.

O motivo pelo qual o curso técnico garante um ingresso bem mais rápido ao mercado de trabalho se deve ao seu curto tempo de duração e foco realmente no mercado e na profissão que será exercida.

Já a faculdade possui um foco maior no estudo geral da área, apresentando assim longo tempo de duração e um preparo amplo para diversas profissões que podem ser exercidas com o conhecimento do curso estudado. Geralmente é seguido também de uma especialização como mestrado e doutorado, ou seja, ainda mais tempo longe do mercado de trabalho.

Em resumo, pode-se dizer que o técnico é um curto passo até o mercado de trabalho por conta do seu foco específico na profissão e no que é exigido dos profissionais. Enquanto isso, a graduação se direciona a um longuíssimo passo até o mercado, passando por diversos estudos e uma formação mais ampla, sem foco específico em uma ou poucas profissões.

Após saber essas importantíssimas diferenças, saiba também quais são as vantagens desses cursos.

Por que investir em cursos técnicos?

Os cursos técnicos podem aumentar as chances de encontrar uma vaga de emprego em 70% logo no primeiro ano depois de formado. Para isso, é importante investir em áreas que estão em crescimento no mercado e que oferecem boas oportunidades de salários e de condições de trabalho.

Uma das grandes vantagens dos cursos técnicos é que são muito mais voltados para o mercado de trabalho, formando profissionais preparados para as mais diversas funções. Por serem mais focados, os cursos costumam durar entre 1 e 2 anos, tendo um ótimo custo-benefício.

Outra grande vantagem já citada é a curta duração do curso técnico, pois possui uma extensão de 1 a 2 anos apenas. Ou seja, supondo que você comece um curso técnico mês que vem, as chances de daqui a 3 anos você estar empregada(o) são altíssimas.

Quais os cursos técnicos para quem já está trabalhando?

Caso o seu foco não seja na inserção no mercado de trabalho, mas no crescimento profissional, o curso técnico também vai contribuir bastante. Isso porque, com um diploma de técnico, o profissional certamente terá destaque se o curso tiver ligação com o trabalho já exercido. Assim, muitas vezes pode ser seguido de uma promoção para um cargo superior, visto que o preparo do profissional melhorou.

Outro benefício interessante de um curso técnico para quem já está inserido no mercado de trabalho é dar a oportunidade de um emprego melhor. Mesmo que sua formação tenha sido voltada totalmente a uma área X, sendo essa a área que você trabalha, é possível trabalhar em área Y caso seja feito um estudo e preparo para isso, e é aí que o curso técnico entra.

Para deixar mais claro, basta pensar em uma pessoa que está infeliz em seu trabalho de professor de história, mas sempre sonhou em trabalhar com meio ambiente. Porém, dificilmente esse profissional terá tempo de fazer outra graduação e recomeçar sua vida profissional. Com um curso técnico, é possível essa transição radical no emprego sem ficar fora do mercado de trabalho por muito tempo.

Desse modo, o técnico possibilita que o profissional troque de áreas sem gastar 5 ou mais anos estudando — como seria em uma graduação.

Quais os melhores cursos técnicos do momento?

Conheça a seguir quais são os melhores cursos técnicos para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

1. Técnico em Meio Ambiente

Com disciplinas nas áreas de ecologia, saneamento, geologia, gestão, educação e licenciamento ambiental, o Técnico em Meio Ambiente coloca em prática as políticas ambientais voltadas para as mais diversas áreas.

Esse profissional sabe como aplicar a legislação ambiental de forma a identificar e propor melhorias para os mais diversos processos produtivos, com o objetivo de obter um desenvolvimento sustentável. Com uma sólida base de conhecimentos teóricos e práticos, pode elaborar, analisar e executar projetos ambientais em diversos níveis.

Além disso, com o conhecimento dos mais diversos tipos de resíduos, é possível atuar em áreas que identificam processos de degradação ambiental, a fim de propor medidas técnicas acertadas, que visam a remediação de áreas contaminadas.

2. Técnico em Segurança do Trabalho

Esse é considerado um dos melhores cursos técnicos para o mercado de trabalhoonde o aluno tem disciplinas nas áreas de informática, legislação, saúde, tecnologia industrial e segurança do trabalho.

De modo geral, esse técnico é responsável por proporcionar condições seguras no ambiente de trabalho. Ao finalizar o curso, poderá implantar programas de conscientização quanto à higiene, segurança e medicina do trabalho.

Os profissionais também estarão aptos a entregar e orientar sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual, além de registrar ocorrências, analisar estatísticas, identificar e propor métodos para a adoção de sinalização nos ambientes e o que mais envolver a área de prevenção de acidentes em empresas.

3. Técnico em Logística

Curso Técnico em Logística habilita o aluno a ser o responsável por diversas funções, atuando no planejamento e na distribuição de bens de serviço, na produção e nos processos logísticos — desde a origem dos materiais até o cliente final.

O profissional também pode controlar os níveis e indicadores de estoque, implementar procedimentos para gerar controle dos custos e se responsabilizar pela segurança, higiene e qualidade do trabalho no sistema logístico.

As disciplinas se concentram nas áreas de informática, gestão, empreendedorismo, logística, estatística e direito. Devido às suas atribuições, esses profissionais são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. A área não é mais uma função interna: já se expandiu para a gestão de toda a cadeia de suprimentos.

4. Técnico em Contabilidade

Além do conhecimento em contabilidade, o aluno precisa saber mais sobre informática, direito e legislação, inglês, estatística e organização de empresas. Durante todo o curso, o estudante desenvolve uma visão contábil ampla, tornando-se apto a orientar as empresas sobre os melhores procedimentos a tomar, ou ainda indicando caminhos que aumentem a capacidade produtiva das organizações.

Ao terminar o curso, é possível exercer atividades administrativas e contabilísticas necessárias para o bom funcionamento das empresas, ajudando a elevar a lucratividade do negócio.

Além disso, o conhecimento do Técnico em Contabilidade permite que ele conheça e possa orientar sobre os impostos que devem ser pagos e sobre os formulários que precisam ser preenchidos de acordo com a legislação.

5. Técnico em Administração

O curso conta com disciplinas na área de estatística, contabilidade, empreendedorismo, marketing, gestão, legislação tributária, informática e outras. O aluno se formará um profissional muito capacitado para atuar em diversas atividades administrativas, o que possibilita trabalhar em praticamente todos os setores de uma organização.

Técnico em Administração pode conduzir as ações da empresa com relação aos seus colaboradores, fornecedores e clientes por meio do planejamento, da organização e da implementação da capacidade produtiva. Isso permite analisar e redefinir projetos, tecnologias e processos, de modo a aumentar a competitividade das organizações.

Ao concluir o curso, o aluno apresentará o perfil de gestor. Desse modo, poderá coordenar equipes produtivas em empresas públicas ou privadas, independentemente do porte e do ramo de atuação.

Seja com estratégias de marketing ou aplicando a legislação vigente, o foco é buscar a viabilidade econômica. Suas diversas possibilidades tornam esse um dos melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho.

6. Técnico em Recursos Humanos

Com disciplinas nas áreas da estatística, direito e legislação, informática, gestão de pessoas, psicologia e administração financeira, o Técnico em Recursos Humanos está apto a realizar diversas rotinas do departamento pessoal.

Agindo de maneira ética, o aluno se forma capaz de responsabilizar-se pelas diversas funções da área, buscando o aumento da competitividade da organização e o alcance das metas empresariais. Também é possível prestar serviços de comunicação interna, apoiando as lideranças e desenvolvendo ações de capacitação, aperfeiçoamento e retenção de talentos.

Além disso, o profissional pode organizar o recrutamento interno, realizando a triagem dos currículos, conduzindo o processo seletivo de forma clara e objetiva, fazendo entrevistas e assegurando o perfil adequado para as exigências dos cargos.

Agora que você já conhece os melhores cursos técnicos do momento, deve analisar qual área combina mais com o seu perfil e em qual você gostaria de atuar. Além disso, é essencial contar com uma instituição de ensino especializada para garantir um curso e um ensino de qualidade. Esse ponto é fundamental para a capacitação e formação de bons profissionais.

Mas nem só de técnico se vive um profissional e se forma um currículo. Atualmente é de extrema importância o domínio do inglês para se inserir e crescer dentro do mercado de trabalho, sendo essa uma das línguas mais faladas no mundo.

Pensando nisso, leia também o texto sobre a importância do inglês no mercado de trabalho e para a sua carreira.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 comentários em “Conheça os 6 melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho

Deixe uma resposta

-